Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Fifa 14 está mais lento, mas essa é uma boa notícia



A série Fifa já se prepara para a nova versão do jogo, o Fifa 14. A missão de manter o interesse dos jogadores para convencê-los a gastar dinheiro novamente com a nova versão é uma tarefa árdua, mas pelas primeiras impressões, parece que vai conseguir. O Fifa 14 traz melhoras interessantes em um jogo que já é muito bom. As mudanças realizadas pela EA Sports fizeram o jogo ficar mais lento em relação ao Fifa 13, mas essa é uma boa notícia. Além de diminuir a velocidade, o jogo aprimorou a finalização, diminuindo a chance de conseguir aqueles chutes espíritas que acertam inacreditavelmente o gol só porque você usou o recurso finesse shot.

Sair correndo com a bola, mesmo que seja com o Cristiano Ronaldo, não será uma boa alternativa. A correria no Fifa 14 diminuiu, e não foi pouco. A física do jogo ficou aprimorada, então esqueça aquela coisa de estar correndo para frente e virar para o lado ou para trás de maneira abrupta. Fazer isso significa um movimento sofisticado, mais lento, mas muito mais realista. Até por isso, é possível segurar e proteger melhor a bola, usando o recurso aprimorado de se escorar no adversário. Usar essa técnica parece uma opção melhor do que no Fifa 13, porque agora é possível usar em velocidade, correndo. Ficou melhor, mas continua sendo difícil fazer, ainda que segurar um botão seja mais fácil do que ter que segurar dois.

Fazer pressão no campo de ataque ficou muito, mais muito mais fácil. Se você está controlando um jogador e corre para cima do zagueiro que está com a bola, seu time percebe automaticamente e outros jogadores também diminuem o espaço nos demais adversários, reduzindo as opções de passe. Jogando, dá para perceber que isso acontece mesmo e é uma arma forte (acredite, sofri muito com isso com um jogador mais habilidoso e que soube usar bem essa novidade). Só que seu time fica cansado se você fizer isso o tempo todo.

A EA Sports anunciou outras mudanças, como o jogador correr na linha de impedimento (aquela corrida vertical, na linha do último zagueiro, para não ficar impedido e poder partir em velocidade quando lançado, o que dá uma vantagem em relação aos defensores) e uma marcação mais em cima, dando menos espaço para os jogadores receberem a bola. Não deu para sentir essas mudanças de forma significativa jogando, ao menos não em um primeiro momento.

O chute foi um recurso que melhorou substancialmente. Os chutes de longe se tornaram uma arma muito mais forte. Se antes era muito difícil conseguir fazer gols de fora da área, agora a situação mudou. O movimento parece mais natural e dá para soltar umas cacetadas na bola e fazer o goleiro ter mais trabalho para defender. Se você estiver em um time que tenha um jogador capacitado em chutes de longe, como Gareth Bale, esse é um recurso bastante que vale muito a pena usar. A previsibilidade dos chutes a média e longa distância parece ter sido refinada. Para quem gosta de chutar de longa distância, como eu, essa é uma grande notícia.

Nos vídeos abaixo, dá para ver um pouco o que mudou nos chutes do Fifa 14, em comparação ao Fifa 13:






Imagem
Os clubes que já fecharam com a EA Sports para o Fifa 14


A produtora anunciou que 19 clubes brasileiros estão licenciados para o Fifa 14: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

Sentiu falta de alguém? Pois é, o Corinthians e o Bahia são os únicos que faltam para completar a Série A do Brasileirão. Segundo Gilliard Lopes, produtor do jogo, disse que mais licenciamentos serão anunciados antes do lançamento oficial do jogo, no dia 24 de setembro, nos Estados Unidos. No Brasil, o jogo será lançado no dia 26 de setembro. A partir de sexta-feira, dia 19, algumas lojas no Brasil já começarão a fazer a pré-venda do jogo.

Algo que pode tornar o Fifa 14 muito mais interessante é a possibilidade de ter o licenciamento da Libertadores. Gilliard Lopes disse que não tem nenhum anúncio sobre isso, mas que estão trabalhando por isso e um anúncio pode ser feito antes do jogo. Há quem diga que a Libertadores pode entrar no jogo de maneira não oficial, ou seja, com um outro nome, já que a competição é licenciada pelo PES, da Konami.

A má notícia é que nenhuma liga nova apareceu na versão de testes e nenhum anúncio foi feito. Há rumores que a liga argentina seja uma novidade da série, mas Lopes disse que são apenas "rumores". Não desmentiu que haja negociação, mas disse que nesse momento, a liga não está entre as licenciadas do jogo. Essa é uma das falhas do Fifa, que só tem a liga brasileira entre as sul-americanas. Outros campeonatos de bom nível, como o Argentino, o Chileno e o Colombiano, ainda estão fora. Ao que parece, continuará assim no Fifa 14. Esse continuará sendo um defeito do jogo, especialmente para quem gosta de jogar com times brasileiros em uma temporada.

Para quem joga temporada, há outra novidade. Para contratar alguém, será preciso fazer observações mais apuradas. Os jogadores mais conhecidos terão seus atributos públicos, mas se você quer contratar um jovem promissor na Espanha, por exemplo, será preciso fazer seus olheiros trabalharem. Os atributos estarão escondidos – algo que já acontece há muito tempo no Football Manager, por exemplo. As instruções para os olheiros ficaram mais apuradas também. É possível pedir que ele procure um jogador alto, ou um batedor de falta, ou um bom finalizador, por posição e uma variedade de opções, que ainda pode ser combinada entre si.

De qualquer jeito, o jogo parece ter mudanças significativas que, em princípio, devem fazer com que mais uma legião de jogadores gaste para comprar mais essa edição. A expectativa é justa. O jogo realmente parece ter se aprimorado para se manter à frente da concorrência quando se trata de jogo de futebol. Agora é esperar para ver se o PES 2014 também traz boas novidades para que a concorrência continue fazendo com que a evolução continue acontecendo.

Fonte: Trivela/Uol

Comentários

18 Jul, 2013 - 09:58

Comentários

leandropleal 18 Jul, 2013 17:26 1

Gostei dos videos explicando a física do jogo, vale a pena ver. Sempre joguei PES, mas esse ano vou dar uma chance para o FIFA. Os goleiros do PES são ridículos, movimentos bisonhos. Espero que melhorem esse ano.