Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como nosso cérebro fica "viciado" em internet?

Saiba que tipo de problemas a velocidade da internet traz para seu aprendizado.



Não é comum encontrar mães desesperadas ou minimamente indignadas com o novo vício do filho: a internet. Você pode não levar muito a sério tais reclamações, mas mesmo sem querer, sua mãe pode estar certa. Dificilmente ela estará pensando nos mesmos motivos que são mostrados no vídeo, mas no fundo a coisa é meio parecida.

Primeiramente, não é possível dizer que a internet faz mal ou bem para as pessoas. Na verdade, depende da intensidade e da forma como a pessoa usa a ferramenta. Assim, se você já ficou "viciado" nessa maravilha do mundo moderno, a razão pode ser essa: a velocidade com que novos assuntos e ideias chamam a sua atenção na tela.




Dependência

Nosso cérebro gosta bastante de conferir coisas novas. Mas, no fim das contas, ele seleciona o que é importante para depois guardar essas informações de verdade. Ou seja, ele trabalha em duas etapas. Acontece que, por conta dessa primeira etapa ser mais prazerosa e frenética, liberando compostos químicos que satisfazem o corpo, você sempre quer involuntariamente se manter conferindo novidades e acaba sem tempo para guardar o conteúdo na segunda etapa. E essa é a especialidade da internet.

Você juntou a fome com a vontade de comer e pronto. O "vício" está instalado. Como o vídeo explica, esse constante estado de atenção faz com que você não deixe o cérebro processar o que absorveu de informação e guardá-la na memória permanente. É quase como se estivéssemos falando de uma memória RAM e um SSD. Eles fazem a mesma coisa, mas um é capaz de reter o conhecimento e o outro não.

Assim, se você não tem tempo para processar e aprender sobre as informações que absorveu, em pouco tempo não poderá mais se lembrar de coisas que talvez fossem importantes. Por isso, estudar em locais calmos e com poucas distrações é mais eficiente, por exemplo.

O vídeo é baseado no conteúdo do livro "The Shallows", de Nicholas Carr, que mostra de forma detalhada como o desvio de atenção constante pode afetar nossos cérebros.


Fonte: Megacurioso

Comentários

12 Mai, 2013 - 19:01

Comentários

Erique 13 Mai, 2013 07:06 1

Eu nunca infiquei viciado na internet Em Sí eu fico enjuado rapidamente nela Mais em conpensação eu ja fico viciado em MMoRpgS Foda bagarai

Pallas 12 Mai, 2013 23:43 1

Eu já fui um tanto viciado em internet, mas hoje eu to meio que de saco cheio dela. Claro, indiretamente eu uso ela bastante, tal como para me comunicar com amigos via MSN, jogar no MP e tal, mas me recuso a ficar o dia inteiro no Facebook só pra cuidar da vida dos outros. O lado bom disso é que viciei no Discovery Channel, a qualidade dos documentários que eles exibem é algo... a única grande queixa que tenho é a ausência da opção de legendas, pois os dubladores deles são bem quebra galho.

mario81 12 Mai, 2013 21:25 2

Na internet eu escuto rádios...assisto filmes...desenhos....envio emails...assisto tevê....e a qualidade da tevê aumenta mais ainda a vontade de ficar na frente do PC.

XDathz 12 Mai, 2013 20:41 4

#Marlon018

Falou tudo cara, simples assim kkkkk
De vez em quando da uma preguiça de sair do PC.
Mais não devemos ser dominados pelas máquinas.

Marlon018 12 Mai, 2013 19:14 7

É simples se desviciar.

Clique no Menu Iniciar &rt;&rt; Desligar. Espere alguns segundos até o PC desligar e tire-o da tomada. Em seguida, vá estudar, ler um livro, ir passear, ou qualquer outra coisa que não envolva internet.

Em casos mais graves recomenda-se ligar na operadora da internet e cancelar o plano contratado.

Notícias