Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Martelo e serrote viram ferramentas médicas no jogo "Surgeon Simulator"



Um jogo de PC com um título controverso e dono de uma das mecânicas mais frustrantes da história dos games está fazendo um tremendo sucesso no Steam: "Surgeon Simulator 2013".

No game, o jogador assume o papel de um desastrado médico canhoto deve usar meios dos mais inusitados para realizar cirurgias tão complicadas como um transplante de coração.

O problema é que para isso, o jogador deve pegar e segurar cada um dos objetos com o mouse (que movimenta o braço) e com as teclas A,W,E,R e espaço, que são usadas para abrir e fechar cada um dos dedos.

Como é de se imaginar, a mecânica é terrivelmente complicada, o que aumenta ainda mais a frustração do jogador por um bom tempo, mas também garante boas risadas a cada objeto que voa pelos ares ou que cai dentro do corpo do paciente.

"A ideia original do 'Surgeon Simulator 2013' era a criação de um novo tipo de controle, que colocasse jogadores veteranos e novatos em pé de igualdade. Partindo desse conceito inicial, o jogo evoluiu com qualquer coisa que fosse engraçada ao interagir com os controles, uma espécie de 'aprovação por gargalhadas': 'É engraçado? Então entra no jogo', era nosso mote", explica Henrique Olifiers, brasileiro e co-fundador do Bossa Studios.

"Descobrimos que poucas coisas são tão engraçadas do que tentar fazer um transplante de coração com um martelo e serrote", diz Olifiers.

Não à toa, "Surgeon Simulator" vem sendo definido como "uma piada em forma de jogo" pelos veículos especializados. "Essa foi a nossa intenção desde o início. O fato de 'Surgeon Simulator 2013' não se levar a sério é o que faz dele especial, natural, honesto. É o melhor elogio que poderíamos esperar!", brincou.

"O nome é mais um aspecto da piada por trás do jogo, ele não tem nada de simulador. É interessante ver que o público casual 'pegou' a piada do mesmo jeito que o hardcore, isso era algo que inicialmente temíamos se tornar um problema", concluiu.

Imagem

A dificuldade da mecânica de "Surgeon Simulator" é tão alta que nem mesmo os produtores dominam perfeitamente. "Comparados com os vídeos rolando no YouTube, com 'cirurgiões' executando os procedimentos em meros 17 segundos, nós somos ridiculamente ineptos. Mas esses malucos à parte, o time até que joga bem", disse Olifiers.

Diabolicamente divertido

Criada em apenas 48 horas para participar do festival Global Game Jam, a versão inicial de "Surgeon Simulator" tinha como missão usar mais de 10 teclas para ganhar pontos extras na competição.

"Inicialmente o plano era incluir ambos os braços para acomodar esse tanto de teclas, mas no meio do caminho percebeu-se que isso não ia dar certo, e assim nasceu o controle AWER com, obviamente, o braço esquerdo... Especificamente para tornar o game mais bizarro", brinca Olifiers.

A mecânica inédita causou, porém, um misto de empolgação e irritação, com um número de seguidores mais felizes do que descontentes, o que incentivou os produtores a dar ao jogo mais 48 dias de desenvolvimento.

"Nem todos entendem que os controles diabólicos são propositais, que integram a pedra fundamental do jogo... Os mesmos que não entendem a piada por trás do game. Mas eles são de longe uma minúscula minoria, sorte nossa!".

E coloca dificuldade nisso: Segundo o Bossa, uma das tarefas mais complicadas é pegar objetos menores e posicioná-las entre os dedos corretamente, como segurar o bisturi no ângulo certo para cortar as artérias do coração.

Por outro lado, os próprios desenvolvedores admitem se divertir muito com essas e outras missões pra lá de complicadas.

"Os aspectos mais divertidos são os easter eggs. Quem encontra esses segredos morre de rir com o que se segue. Particularmente, meu favorito é substituir o coração do paciente pelo rádio-relógio...Provavelmente o momento em que mais gargalhei foi quando vi uma operação na ambulância em movimento, passando por um quebra-molas e derrubando os rins a serem transplantados no meio da estrada. Só se ouviu aquele berro de 'nããããooo... '"

Imagem

Além de segredos escondidos no jogo, "Surgeon Simulator" conta também com conquistas pra lá de esquisitas. Uma delas, o jogador deve usar a combinação de teclas para deixar apenas o dedo do meio apontado contra o paciente. Já a conquista 'Surgery Horns' é obtida após fazer o famoso 'chifrinho' do heavy metal.

Sucesso além do imaginado

Até o momento, a recepção do público com "Surgeon Simulator" é, segundo a Bossa, "algo muito além" do que a produtora poderia imaginar.

"Há quase um milhão de vídeos postados e para lá de 100 milhões de visualizações no total. Não há como argumentar com esses números", explica o brasileiro, que também confirma "vendas excelentes" no Steam.

Antes conhecida como uma produtora de jogos para Facebook, como "Monstermind", a Bossa agora está focada não somente nas próximas expansões para "Surgeon Simulator", mas também em outros títulos de Tablets e PCs.

"Nós vamos continuar criando games originais, diferentes, qualquer coisa que faça uma diferença para os jogadores, que seja único", garantiu. "Estamos trabalhando em vários games no momento, mas meu favorito é Deep Dungeons of Doom em parceria com o estúdio MiniBoss no Brasil. Já lançamos no OUYA, e agora estamos prestes a lançar no iOS e Android. Fiquem ligados, esse é um jogão, não consigo largá-lo seja dia ou seja noite, para desespero da minha vida social", garantiu.

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

07 Mai, 2013 - 16:48

Comentários

SirGalaaz 07 Mai, 2013 18:44 1

Na verdade tem coisa parecida sim: procure por Life and death 1 e 2, que são jogos bem antigos mas que tinha muito mais a ver com a realidade ,usava alguns principios bem básicos de diagnóstico e de cirurgia, algo que eu esperava deste.

Unamine 07 Mai, 2013 18:08 1

Eu sinceramente acho um jogo com mecânicas complexas e bem feitas, pois o nível de detalhe é impressionante: mover cada um dos dedos para conseguir segurar uma ferramenta é muito show e difícil ao mesmo tempo (nunca consegui fazer uma cirurgia kkkkkk)! Não havia nada parecido no mercado, é uma coisa muito original, espero que os próximos jogos sejam tão exclusivos e difíceis como esse :D Sucesso para a desenvolvedora!

Notícias