Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Especulações indicam que Nintendo continua no caminho errado com o Virtual Console



A sempre confiável Emily Rogers fez um artigo esclarecendo melhor as informações que ela postou no Twitter a respeito dos possíveis planos da Nintendo para o Virtual Console.

Primeiro ela resume o processo para lançar um jogo no VC do Wii U e porquê as pessoas que já o possuem no Wii são cobradas de novo (mesmo sendo uma taxa menor). Para a Nintendo – ou qualquer outra empresa – colocar um jogo clássico no VC do Wii U é necessário:

Programar e testar o jogo para que ele rode na TV e no GamePad sem nenhum problema – mesmo emuladores de PC não são 100% em alguns casos.

Implementar funcionalidades do Miiverse em cada jogo.

Criar uma comunidade pra cada jogo.

Isso já tinha sido dito pela Nintendo e pode servir de justificativa para cobrarem uma pequena taxa de ‘atualização’ daqueles que já têm os games. Entretanto seria uma atitude inteligente da Big N simplesmente dar a nova versão sem custo, atraindo as pessoas para sua loja online.

Mais ainda, esses requisitos provavelmente irão desencorajar outras empresas e não teremos no Wii U a mesma quantidade de jogos clássicos vista no Wii – a não ser que a Nintendo se proponha a ajudá-las de alguma forma.

Vamos agora ao tópico mais importante: interação entre jogos do Virtual Console do Wii U e 3DS.

Jogos de VC do Wii U não serão gratuitos no 3DS; você precisará pagar mais uma taxa para usá-los no portátil.

Apenas jogos que estejam disponíveis nos dois VC terão essa funcionalidade.

Mais novidades devem ser anunciadas ao longo do ano.

Se esse for mesmo o plano da Nintendo, mais um ponto negativo pra empresa que afetará justamente os consumidores fiéis. Quem comprou muito jogo de VC no Wii, adotou o Wii U no início e tem um 3DS terá que pagar TRÊS vezes pelo mesmo jogo?

Mesmo que a taxa seja pequena, a atitude é mercenária e injustificável. Apple, Netflix, bandas independentes, etc, já mostraram como se faz sucesso no mundo digital: torne a experiência tão simples, tão acessível para que as pessoas não vejam barreiras ou motivos para pensar duas vezes antes de gastar um trocado.

E pra terminar minha indignação, onde está o sistema de contas? A ideia de passar um jogo do Wii U para o 3DS remete à transferência de Miis entre os aparelhos – ou seja, suas compras continuam sem proteção alguma. Aparelho quebrou, já era – especialmente para quem não mora nos EUA e não pode enviar seu console/portátil para a Nintendo.

Lembrem-se que as informações apresentadas sobre o VC do Wii U e 3DS ainda são especulação, mas como a fonte é boa (e o histórico da Nintendo na área, não), achei válido fazer essa reflexão.

Dê sua opinião nos comentários.

Fonte: Wiiclube/Uol

Comentários

06 Mai, 2013 - 19:19

Comentários

Notícias