Top 10 - Press Start: A arte dos menus iniciais dos jogos
A tela inicial dos jogos funciona como guia para os jogadores saberem o que vem pela frente. Arte e música caminham junto na hora de transformar o design do menu em um meio de transporte de emoção, seja para retratar o enredo ou para brincar com elementos dos títulos.
Na era 8/16 bits, catalogada de maneira fantástica pelo Title Scream, a pixel art era o brilho da identidade visual do jogo, que ganhava mais dinamismo com os efeitos de movimento e jogos de luzes, até que a estrutura começou a mudar um pouco com a chegada dos consoles 3D, permitindo a criação telas com informações extras e exibindo os cenários modelados em polígonos.
No lugar de seguir com os gráficos fantásticos, a indústria foi dando voltas na era PlayStation 3, Xbox 360 e Wii, com a maioria das produtoras optando por telas iniciais simples, que seguem padrões minimalistas.
Normalmente, a parte mais difícil da criação das nossas usuais listas de sexta-feira é decidir o que fica de fora. Em especial, o tema desta semana foi um tanto quanto cruel neste aspecto – na hora de decidir o que é mais agradável e interessante nas telas de seleção principal, uma quantidade maior que o normal de jogos ficaram de fora – mas prometemos que o esforço para montar o Top 10 valeu a pena.
Scott Pilgrim
A arte de Paul Robertson estampa a tela inicial do beat 'em up da Ubisoft para a série de quadrinhos criada por Brian O'Malley. Robertson também trabalhou nos gráficos do jogo, feito completamente em pixel art;
L.A. Noire
Com jazz ao fundo e um ar de anos 40/50, a introdução do jogo da Rockstar dá o tom para o resto do título. A obra coloca os jogadores na pele do detetive Cole Phelps e se situa em 1947.
Catherine
O excêntrico Catherine, que coloca os jogadores na pele de Vincent, fala sobre temas como amor, traição e demônios. A introdução utiliza os elementos sobrenaturais e faz uma mistura com a temática de relacionamentos.
Kuon
Título de terror da From Software para PlayStation 2, a tela inicial de Kuon utiliza os elementos sobrenaturais do jogo em sua composição.
Brutal Legend
A introdução de Brutal Legend, apresentada em formato live-action com presença de Jack Black (ator que dublou o protagonista do jogo, inclusive), é seguida pelo menu inicial em forma de um disco interativo.
Halo Reach
A prequela de Halo: Combat Evolved conta a história de uma invasão Covenat ao planeta colônia de humanos Reach, que dá nome ao título e surge em destaque na tela inicial.
Metal Gear Solid 4
O enterro de Big Boss e a homenagem de Solid Snake, já envelhecido, serve como a introdução de MGS 4 e é a cena inicial do menu principal da obra da Konami.
Mass Effect 2
Com um dos inícios mais impactantes da franquia, Mass Effect 2 ganhou uma tela de introdução que faz jus a temática de ficção científica grandiosa da série, exemplificada com a morte e ressurreição do protagonista durante o início do jogo.
Xenoblade Chronicles
Embalado por uma música composta por Yoko Shimomura, a tela climática do RPG de Wii utiliza a mesma arte da capa oficial do título, que exibe arma sagrada Monado.
Secret of Mana
O RPG de ação de Super Nintendo, que inovou na hora de permitir que três jogadores comandassem os personagens, também exibe um dos menus iniciais mais bem trabalhados da geração 16 bits.
Futureta 21 Abr, 2013 14:39 2
ziriguidum23 21 Abr, 2013 13:38 2
drlouco 21 Abr, 2013 12:43 2
wagnerblackmetal 21 Abr, 2013 10:53 2
angel333119 21 Abr, 2013 09:43 3
tHIAGO16 21 Abr, 2013 05:31 2
spaizer 21 Abr, 2013 01:45 2
rafaelmessias 20 Abr, 2013 23:09 3
kamuiwilliam 20 Abr, 2013 22:22 2
superjiraya 20 Abr, 2013 22:16 2
Pallas 20 Abr, 2013 21:10 3
Tem esse efeito no Portal 2 também, realmente muito ****.
tiagohs 20 Abr, 2013 21:07 3