Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

NASA acaba de encontrar os dois planetas mais perfeitos para se existir vida



Você já sentiu como se estivesse sozinho neste grande universo? Não se sinta mais assim. A NASA acaba de descobrir dois planetas que preenchem quase todas as condições necessárias para ter vida como a conhecemos. E de acordo com William Borucki, cientista-chefe no telescópio Kepler da NASA, estas são as melhores apostas que já encontramos.

Em dezembro, astrônomos descobriram um planeta potencialmente habitável no sistema planetário Tau Ceti. No entanto, sua órbita curta ao redor da estrela poderia impedir a existência de vida por lá.

Mas os novos planetas em potencial, a cerca de 1.200 anos-luz de distância de nós, tem todos os ingredientes certos para criar a sopa primordial da vida.

Os planetas, Kepler-62-e e Kepler-62-f, giram ao redor de sua estrela (uma anã laranja) em órbitas relativamente próximas, pelo menos quando comparado à Terra e Marte. E, de acordo com Borucki, Kepler-62-f deve ser um planeta rochoso com água líquida, enquanto seu irmão mais distante seria totalmente coberto por um oceano.

Os pesquisadores estão, em geral, esperançosos. De acordo com David Charbonneau de Harvard, um dos coautores do estudo:

Este é o primeiro caso que me fez pensar: "Hum, o Kepler-62-f realmente pode ter vida." Esta é uma barreira muito importante que foi atravessada. Por que ele não teria vida?


Os planetas orbitam uma estrela que é 2,5 bilhões de anos mais velha do que nosso Sol. Por isso, Borucki acredita que, se houver vida neles, a vantagem inicial poderia significar uma civilização muito mais avançada que a nossa.

Agora é torcer que eles estejam à procura de amigos: a sonda Voyager 2, no espaço há 35 anos, só percorreu 0,002 anos-luz. Os planetas estão a 1.200 anos-luz de distância, então chegar até eles não será fácil. Talvez eles cheguem até nós? [Associated Press via NPR]

Imagem por Harvard Smithsonian Center for Astrophysics

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

19 Abr, 2013 - 21:07

Comentários

tiagobu 20 Abr, 2013 10:07 3

na vdd,só de nós existirmos ja é um milagre,a Terra dentre um zilhão de planetas acabou sendo o único lugar habitável.Enquanto eu não ver um ET com meus proprios olhos eu não tenho pq acreditar em vida fora da Terra.

cara não conheço voce, mais se voce for religioso está perdendo seu tempo, se voce acredita nas coisas que ver apenas, então voce não pode acreditar em Deus, para de ser Burro cara e tenha a mente aberta.

Sinergy 20 Abr, 2013 01:26 8

Na minha opinião jamais chegaremos a estrela alguma. Um exemplo seria a estrela Apha Centauri localizada a 4,2 anos luz de distância, é a estrela mais próxima da Terra. Se viajássemos a velocidade da luz que é a coisa mais rápida que existe, levaríamos 4 anos para chegar lá, e no caso desses planetas, levaríamos 1200 anos. Por fim, alem da velocidade da luz ser limitada, jamais poderíamos alcançar essa velocidade pois segundo a lei da relatividade, para alcança-la uma nave (matéria) teria que ser transformada também em energia o que a destruiria. O jeito é a gente aprender a cuidar de nosso planeta e muito bem cuidado, pois se depender das leis da física nós não iremos colonizar planeta algum.

Delutto 20 Abr, 2013 00:17 3

@animecave
Ou seja, não estaremos aqui para presenciar isso. Uma nave desse port não poderia ser construída aqui na Terra e lançada no espaço, teria que ser construída no espaço, mas para isso ser possível, ainda é preciso avançarmos para a colonização de uma estação/cidade espacial ou na lua. Isso já é possível e os primeiros passos já foram dados, mas não acredito que nossa geração verá esse tipo de colonização.
Eu acredito cegamente na vida extraterrestre, mas diferentemente do pensamento da maioria, não acredito que são super avançados tecnologicamente, e sim que seus planetas de origem ofereçam recursos para tal avanço, por exemplo, algum mineral anti-gravitacional ou na pior da hipóteses, um super combustível fóssil ou algum outro tipo de minério que proporcione tecnologias para alcançar-se velocidades tão grandes.

animecave 19 Abr, 2013 23:15 4

pois é salk,mas o probema q nao sao as coisas q sao muito longes de nós,nós é q somos minusculos no imenso universo,
o ideal da nasa seria investir em pesquisas sobre vehiulos que consigam viajar pelomenos na velocidade da luz,sendo q isto ainda nao existe para nós,entao doq adianta descobrir um planeta q pode sustentar a vida se fica a 1,200 anos luz de distancia? sendo q nao conseguimos percorrer nem 1 ano luz de distancia,é como uma miragem no deserto escaldante,nós vemos mas nao chegamos nela,poxa queria muito ser um explorador espacial,mas a atual tecnologia é precaria para grandes viagens,isso so sera possivel quando a nasa fizer uma nave grande o suficiente rpa se auto sustentar ,como as dos filmes d ficção cientifica

salk 19 Abr, 2013 22:58 6

Que tem mais vida no universo isso é obvio, mas poxa... bem que poderia ser um pouco mais perto... 1.200 anos-luz, isso é mais longe que a casa do *******. xD

Beavizinho 19 Abr, 2013 22:43 2

Quando isto ocorrer não estarei mais aqui... =/

Vitordb 19 Abr, 2013 21:46 4

Claro que existe vida além da terra. Só que como humano eu não ousaria brincar de procura-las, são além de nossa compreensão.

Marlon018 19 Abr, 2013 21:16 6

É muita arrogância acreditar que estamos sozinhos. Só nós humanos em TODO o universo? Só a pequena Terra no meio dessa imensidão toda? Não mesmo.

Notícias