Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

História para Viciados #1: Counter-Strike (1996-2004)

Counter-Strike (1996-2004) |∞



O império de balas |∞

1996, Minh Le Cong (1977-?), desenvolvedor de jogos vietnamita naturalizado canadense, genuinamente criativo começou a desenvolver modificações (ou mods) para Quake e Quake 2, que continham um competente kit (SDK) de ferramentas para modificações anexado em ambos jogos.

Em 1999 por pura semelhança entre as ferramentas de produção de seus mods para o recém lançado Half-life, o desenvolvedor da início a um novo mod para Half-life, com um empurrãozinho da Valve, é aberto em abril de 1999, Counter-Strike 0.6 Beta, e só em novembro de 2000 a versão 1.0 pode se proliferar pelo mundo pela distribuidora Sierra.

Minh Le Cong (1977-?)

Imagem

Navy SEALs (Quake) [video]



Action Quake 2 (Quake 2) [video]



Jogar em casa? Com qual internet? |∞

Banda larga á 13 anos atrás? Só pra quem podia. Jogar como, onde? Foi exatamente essa questão que popularizou um local no qual se podia se divertir com seus amigos em rede e principalmente com pouca grana varando dia e noite, Lan House, a origem de profissionais do CS e seus clãs, muitas vezes patrocinados por grandes empresas como Intel e NVIDEA. E oque não faltava nesta época era campeonatos com prémios diversos (bufunfa na maioria das vezes claro) para os melhores, inclusive no ano passado o clã brasileiro GamerHouse ganhou de virada da fnatic (Considerada os melhores do mundo), deram um pau nos gringos.



Más, nem tudo é perfeito, talvez o maior dos problemas que os jogadores enfrentaram, foi nada menos do que os malditos hackers! O uso de programas malíciosos por jogadores que não conseguem obter vantagens com suas próprias habilidades é a marca negra do CS, desde aimbots (mira automática) até shutdown em servidores (Provocar desconexão). Assim, desesperadamente a Valve inaugura o V.A.C (Valve Anti-Cheat), que bane permanentemente o jogador de TODOS seus jogos que contém o modo multiplayer. Eficaz? Não, pois ele também baniu jogadores honestos por usar alguns programas para tirar fotos ou filmar suas jogatinas.

GamerHouse x fnatic (video)



Maldição!

Imagem

Uma ligeira análise |∞

Com gráficos e sons de qualidade já garantidos (Half-life) e uma jogabilidade excelente, Counter-Strike (FPS-Ação), revolucionou por apresentar uma mecânica competitiva e justa entre dois times, ganhando aquele que fosse mais rápido no gatilho. Sem dramas e histórias, com três cliques o jogador já estava se divertindo salvando reféns, escoltando outros jogadores ou armando e desarmando bombas.



Arsenal de primeira, desde facas a metralhadores, e silenciadores e armas exclusivas para o time, que abria um leque de possibilidades estratégicas em partidas mais sérias, cada equipamento com seu custo, e quando faltava o necessário para obter sua arma favorita, fazia-se uma rodada "Eco", que consiste em se sacrificar-se com uma pistolinha meia-boca contra jogadores armados até o dente em mapas espetaculares, aliás, quem nunca ouviu falar em DE_Dust 2.



Hoje o jogo custa 16,99R$ na Steam, um valor sinceramente abusivo para um jogo lançado á 13 anos atrás, más mesmo assim vale a pena, com milhares de pessoas ainda jogando e um suporte excelente da valve que ainda promove atualizações, o CS mantém um metascore de 88.

DE_Dust 2

Imagem

Brinquedos descartáveis!

Imagem

Muita cultura, muita mesmo! |∞

"Bora X1 então seu noob", quem nunca escreveu ou recebeu uma mensagem desta, ou já conseguiu um HS (Head Shot) em seu amigo e não digitou no chat "kkkkk" até o limite, ou mesmo não gostava de dar um TK (Team Kill) só para ver os membros do time explodindo de raiva. Jogadores medrosos, lagados, espertinhos, renderam o surgimento de várias classificações como "camper", "Freekill", "noob", e muitas outros, talvez o vídeo que melhor ilustra essas características é a animação feita pela Flashdeck, simplesmente brilhante!



O radio não podia ficar de fora, a voz de Jess Cliffe permanece latente na cabeça dos jogadores, de origem muitas vezes interessante, a expressão "Fire in the hole" exemplo, vem dos mineradores que ao detonarem explosivos para abrir caminho na escavação, eles gritavam para seus companheiros essa frase com o objetivo de avisa-los do perigo, falando em gritar, oque não faltava era eliminar o oponente com a faca e fazer uma bagunça no headset, deixando sua marca na parede com sprays.



Sem contar na facilidade de edição de mapas, equipamentos e personagens, que deixavam tudo mais divertido e cativante.

Flashdeck animação (37.285.892 O.O) [video]



Marca registrada

Imagem

Vale quanto?

Imagem

Ahh off-line, e agora? |∞

2002, era anunciado um modo campanha para o clássico, chamado Condition Zero com gráficos e A.I. melhorados, e seria desenvolvido pela Rogue Entertenaiment, que atrasou o projeto passando para a Gearbox software e tendo problemas também, só foi concluído com a Turtle Rock Studios em 2004, não obtendo um resultado agradável (Metascore 66), a Valve decide anexar ao jogo uma "sequência" gratuita, o trabalho que a Rogue Entertenaiment já havia feito antes do abandono, mesmo contendo algumas falhas era algumas horas de jogo a mais para quem havia comprado CZ, intitulado Deleted Scenes.



Em 2003, Counter-Strike 2D entra em cena já com os modos Singleplayer e Multiplayer, muito semelhante ao clássico, ele chamou atenção pelos modos zoombie e CTF (Captura de Bandeira).



Condition Zero

Imagem

Run!

Imagem

Meu deus, isso é C.S? |∞

Aproveitando a avalanche invejada de Half-life 2 no final de 2004, a Valve lança Counter-Strike Source usando as mais novas tecnologias físicas que havia, e remodelando o CS de maneira geral, chega há uma conclusão, os fãs divididos em dois grupos: uma parte revoltada com significativa mudança na jogabilidade e outra maravilhada com o visual. Com o tempo os jogadores deixaram de lado a diferença de jogabilidades entre os títulos, e logo Source foi aceitado em campeonatos. Com respeitável Metascore (88) e jogo atualmente se encontra por 34,99R$ na Steam.



Para quem gostaria de apreciar oque Source tem de melhor, a série de vídeos editados por clayman90 explora bem oque é visual com um rock picante, e jogadores míticos.

Source, pra quem entende

CS Source Incorporated 3 [video]



E o Brasil, fica onde? |∞

Bom, um jogador brasileiro criou o mapa CS_Rio em 2008, totalmente tematizado nas favelas do Rio de Janeiro, no qual os CTs (Contra-terroristas) deviam subir o morro para resgatar os reféns dos terroristas, acredito que qualquer brasileiro saiba o resultado desta história, polêmica, impróprio, manifestação, mais polêmica, juiz federal e proibição.

CS_Rio

Imagem

Por |∞

Gostaria de uma breve opinião de quem leu, e ficaria agradecido caso haja criticas construtivas á respeito, meu objetivo trazer informação da minha maneira para o público que curti adquirir um conhecimento extra, e caso algo tenha lhe trazido um momento agradável, um "gostei" já é mais do que suficiente.

R. Soprani S. ou K4T4CL1SM4_BR, Barco Abduzido.

Fonte: Barcoabduzido

Comentários

14 Abr, 2013 - 23:33

Comentários

3via 18 Abr, 2013 01:31 2

pow ainda jogo o 1.6 nostalgia não morre aqui em casa!

insanekiller 17 Abr, 2013 04:25 2

Bons tempos.. passando as madru em Lan....

Boom3 15 Abr, 2013 21:02 2

Nossa q nostalgia ^^ apesar q so agora fui levar isso mais a serio.

Acho q antes pelo q me lembro eu era nivel noob no 1.5, ainda bem nao era o stupid se bem me lembro ^^

macckart2 15 Abr, 2013 11:42 3

Bora 1x noob/ só fundo dust_2/ só porta na aztec/ só fora na nuke so corredor na inferno/ so meio na cbble/ só meio na Clp_mil/ só b1 na clan1fire/

AK_colt, começo de CT/ AWP te scauto.....

Só os fortes entenderão.....

kkkkkkkkkkkk

josivan88 15 Abr, 2013 10:57 2

Bons tempos: chamar a galera para jogar CS na LAN.

gustavo231 15 Abr, 2013 09:28 3

Fase Cs_Rio criada em 2008? eu ja jogava ela em 2004!!!

3m4nu3l 15 Abr, 2013 05:16 3

Multiplayer do CS é o melhor hoje em dia, joguei por bastante tempo o 1.5, depois passei para o 1.6 NomSteam por um longo tempo, logo quando a steam liberou a comprar em jogos por reais, estou no Global Offensive que ainda continua com um MP competitivo e sem as frescura de level...

Parabéns Valve

andecp 15 Abr, 2013 03:04 5

Melhor MP já criado até hj.. Quem nunca jogou o 1.5 em um lan principalmente corujão comendo um hamburgão com uma coca n sabe o que é diversão hahehahe..

Bom, cs pra mim é histórico, divisor de águas, foi ele que popularizou o gênero, gosto tbm de cod e bf.. Mais infelizmente nenhum jogo é tão competitivo quanto o CS.. É tudo no braço, nao tem essa de upar para liberar arma, ou amiguinho dando suporte, vida e o *******, n tem essa de esconder para recuperar vida.. É na raça, se não mata nao tem grana para comprar arma melhor, todos estão no mesmo barco, não tem apelação, se vc morreu para o adversário é apenas pq foi pior que ele e não pq ele é 50 lvls acima de vc e tem 200 coisas a mais..
A maioria da nova geração não vai entender isso, mais quem jogou um pouco de cs na época de ouro sabe do que estou falando, mesmo hj em dia jogando outros fps. Comprar colete, defuse, fazer tatica, nao e so sair correndo e matando igual no bf.. Se vc jogar rushando so vai tomar HS.. Fora que morre e espera, nao tem essa de morrer, dar respawn e ir atrás do inimigo aonde morreu.. Aqui o buraco é mais embaixo.. Infelizmente o numero de jogadores hj em dia é pouco se comparado com tempos atrás, e eu particularmente nao gostei do cs go..

ROOOD 15 Abr, 2013 01:50 2

Essa é a ideia ^^.

ivangr 15 Abr, 2013 01:32 2

Mto boa sua explanação sobre cs, mtas informações que até então eu desconhecia...