Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Clássicos dos games ajudam Franca a diminuir casos de dengue em 2013

O famoso encanador italiano Mário Bros está de volta às telas dos games, desta vez para uma missão bastante conhecida pelos brasileiros: combater a dengue. Percorrendo cinco fases que incluem destruir os criadoros do mosquito Aedes Aegypit, identificar os sintomas da doença e evitar a dengue hemorrágica, Mário enfrentará muitos recipientes com água parada para exterminar a epidemia.

Esse também é o objetivo da Prefeitura de Franca (SP), que desenvolveu o software e está utilizando nas aulas de informática das escolas públicas da cidade. Somada a outras medidas de prevenção, a iniciativa já apresenta resultados positivos: até esta sexta-feira (12), o município registrou 52 casos confirmados de dengue, número considerado pequeno, levando em consideração que cidades vizinhas, como Ribeirão Preto (SP) e Barretos (SP), têm 3,4 mil e 2,9 mil pessoas infectadas, respectivamente.



Batizado de "Agente Bros", o jogo não é o único criado para conscientizar as crianças sobre os perigos da dengue. O diretor da Vigilância Epidemiológica, José Conrado Neto, diz que outros dois aplicativos são ainda mais disputados pelos estudantes. Em "Street Dengue" - que relembra a versão de "Street Fighter" da década de 1990 -, o avatar do jogador luta contra o Aedes aegypit, já no "Pac Dengue" é preciso percorrer o labirinto "comendo" as larvas e fugindo do mosquito.

"Crianças e adolescentes sempre vão gostar de games. Por isso, pensamos em criar algo atrativo para despertar o interesse dos jovens para o tema. O objetivo é fazer com que os alunos sejam agentes multiplicadores da informação", explica Conrado Neto.

Durante as aulas, os estudantes também recebem orientações dos agentes sobre como evitar os criadouros do mosquito e como proceder ao identificar os primeiros sintomas da doença. "Precisamos inovar para que os menores tenham interesse em ajudar e a aceitação nas escolas está sendo muito grande", afirma o diretor da Vigilância.

Imagem

"O controle da doença só acontece quando há um trabalho ininterrupto do governo. Dengue passa por educação e a população precisa colaborar sempre. Medidas que estimulem atitudes corretas, como premiar bons resultados e orientar de forma lúdica, sempre são positivas."

Imagem

Fonte: G1/Globo

Comentários

12 Abr, 2013 - 09:49

Comentários

c650c650 12 Abr, 2013 16:07 2

Também sou da cidade de Franca, parabéns para prefeitura pela iniciativa e incentivo de combater essa praga e pelo otimo meio de mostrar para nossas criançada o bom e velho tempo dos games de 8 e 16 bits. Ainda mais que video game é arte e cultura em nossa época. ( Apesar que o jogo ter ficado meio Pilantra ) Vergonha alheia !!!! : )

torucracker 12 Abr, 2013 13:43 2

Eu sou de Franca, muito boa essa matéria!, Parabens Tribo1

chucky515 12 Abr, 2013 11:51 2

kkkk verdade ziriguidum23

ziriguidum23 12 Abr, 2013 11:09 2

A Marta deveria ler esta matéria.