Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Desenvolvedor de FEZ critica pesadamente o Nintendo 3DS em seu Twitter



FEZ é um dos grandes títulos de puzzle e plataforma do Xbox 360 que foi muito elogiado pela crítica e público ano passado. Recentemente, noticiamos que Phil Fish, desenvolvedor do título, não tinha interesse em trazer o título para o Nintendo 3DS e nem em trabalhar com a plataforma. E Fish não se contentou e através de seu Twitter pessoal criticou pesadamente o portátil da Big N. Confira as declarações de Fish a seguir:

"Comecei a jogar o meu primeiro jogo Monster Hunter ontem a noite no 3DS. E não é exatamente jogável sem aquela atrocidade do Circle Pad Pro... Eu não entendo. Por que lançariam um jogo para uma plataforma como essa? Por que não lançaram, digamos, para o Vita? Você sabe, uma plataforma em que você possa controlar a câmera. É muito ruim porque Monster Hunter parece que é basicamente um Phantasy Star Online, mas não no espaço. E eu amo PSO. Tudo parece que foi um erro, se você me perguntar."

"Além disso, estou cansado desta besteira de duas telas. A segunda tela não acrescenta NADA. É um truque, o 3D é um truque. É triste o Vita não ser um grande acerto porque seu hardware é perfeito. Ele tem UMA TELA INCRÍVEL e DOIS JOYSTICKS. Não há um único DS ou 3DS que não me faz pensar "gostaria que isso tivesse uma tela". E eu nunca joguei um jogo em qualquer lugar onde eu pensasse "preciso de uma segunda tela". E NINGUÉM nunca disse "Eu queria que essa segunda tela fosse menor com um aspecto diferente e sensível ao toque, mas não em 3D". O Game Boy Micro é o melhor portátil de todos os tempos. Eu queria que a Nintendo fizesse um portátil apenas um pouco maior e mais poderoso que o Game Boy Micro."


Entendemos que foi uma opinião pessoal de Fish, mas é preciso lembrar que ele é um profissional e trabalha na indústria de games. Todo mundo sabe que um segundo Circle Pad realmente faz falta em alguns gêneros no portátil da Nintendo, porém, cada hardware possui suas características e particularidades que os diferenciam uns dos outros. Monster Hunter 3: Ultimate certamente possui uma jogabilidade mais complicada sem o uso do Circle Pad Pro, mas é jogável. Julgar o portátil por causa de um título que não adequou uma jogabilidade perfeita é um equívoco.

Mesmo que o 3DS não seja um hardware perfeito, como Fish afirmou, há inúmeros jogos que superaram essa "imperfeição" e ofereceram experiências intuitivas e criativas. Todos os recursos estão lá: giroscópio, acelerômetro, efeito 3D, tela touchscreen, recursos online e locais e duas telas para que as produtoras possam aproveitá-los. As vendas do 3DS também provam que o portátil não foi um erro. E após essa declaração infeliz, definitivamente o "peixe" morreu pela boca...

Fonte: Nintendoblast

Comentários

24 Mar, 2013 - 09:03

Comentários

lord_jedi 24 Mar, 2013 21:19 2

aff, o cara simplesmente defeca pelos dedos!, isso não é atitude um profossonal competente, é de um moleque mesmo!

Delutto 24 Mar, 2013 20:29 2

Na minha opinião, esse cara esgotou todo seu talento e criatividade ao criar Fez, um jogo incrível, e agora ele não capacidade nem para lançar a droga do port para PC que prometeu faz tempo e nem raciocínio para ver as bobagens que ele mesmo fala...

xGreedBr 24 Mar, 2013 18:14 2

Ele não pode acabar com o console só por causa do CirclePad e de 1 jogo! Quanto ao Vita é realmente um ótimo console pena que não tem jogo nenhum! E a prova de que o 3DS é melhor está nas vendas do console, se fosse ruim não venderia nada, mas pelo contrário o 3DS é um sucesso! Já o Vita...

superjiraya 24 Mar, 2013 14:23 2

já tinha gostado desse cara no indie game the movie, agora ganhou meu respeito.

sophos_nsm 24 Mar, 2013 13:58 -2

MJarcos me tira uma duvida. pq um remake e não um jogo original?

não é uma critica mas sim tirando uma duvida. a minha duvida é pq penso que se for original vcs podem vender e ganhar dinheiro. um remake não autorizado voces não podem fazzer quase nada a não ser doar e ter dor de cabeça com a empresa no pé de vcs tentando proibir a distribuição (mesmo gratuita).

sophos_nsm 24 Mar, 2013 12:59 -2

MJarcos opa que bom. Adoro jogos indies e adoro jogos indies nacionais (repare que posto ao menos uma noticia deles por dia aqui).

Sobre ser arrogante eu vi esse cara falar em um artigo da eurogamer inglesa, so que ele defendia o mainstream então pode só ter sido pago para falar aquilo... ou então teve contato somente com pessoas como esse "pc siqueira".

MJarcos 24 Mar, 2013 12:56 1

@sophos_nsm

De fato, o cara falar que JRPG's são ruins é papo pra Boi dormir, quem nunca jogou Chrono Trigger,é meio velho mas a experiência é única.

Sobre os desenvolvedores Indies serem 'arrogantes', depende de quem estamos falando... Já viu ma pessoa que não era nada e derrepente virou 'mainstream'? É por aí mesmo.

Ultimamente, estou fazendo um remake de um jogo que gosto muito na CryENGINE 3, tomara que saiba fazer as coisas, não quero se um Desenvolvedor arrogante (:

Marlon018 24 Mar, 2013 12:48 3

O PC Siqueira tá noiado, só pode.

sophos_nsm 24 Mar, 2013 12:22 -2

chinobistar é por ai.
em minha opinião so tem problema as empresas japonesas que tentam se ocidentalizar ou viraram empresas emo (sim square estou olhando para você) para não serem canibalizadas pelos ocidentais. o problema da industria japonesa é so um... eles não vendem no ocidente.

mas boa parte do que é é bom atualmente vem dos orientais. de mario galaxy a shadow of colossus de muramasa demon blade a metal gear, de xenoblade a darksouls.

ai um cara que fez um joguinho. ok é legal. mas é legal tb pq é indie pq se fosse mainstream (produzido por uma capcom da vida ou ea ou activision) todos torceriam o nariz... mas o cara faz esse jogo e ja se acha o pica das galaxias...

inclusive li esses dias que os desenvolvedores indies de modo geral são pessoas insuportaveis (adoro os games indies, mas não conheço pessoas (só alguns brasileiros e poucos gringos), que se acham que acham que qualquer coisa mainstream é lixo, que acham que seu jogo indie é o unico que presta que o que os colegas fazem é lixo, etc

chinobistar 24 Mar, 2013 11:41 2

# Alan_Rivarola

Onde eu disse que a culpa é do colaborador? Só disse que a news é parcial, não disse que a culpa é dele.

# sophos_nsm

Existem muitos jogos japoneses excelentes. Mas a meu ver, a indústria de jogos japonesa não está nos seus melhores dias. Já destruiram algumas das melhores franquias da história dos games, como FF, Resident Evil, Dragon Ball Z Budokai, entre muitas outras. Antigamente JRPGs sempre eram os melhores, nesta geração temos RPGs ocidentais como TES, The Witcher, Fallout, que estão no nível, senão acima, dos melhores JRPGs da geração. Mas dizer que os jogos japoneses são ruins é pura infantilidade. Dark Souls é um claro exemplo.

sophos_nsm 24 Mar, 2013 10:24 0

pois é alan. eu trouxe o que estava escrito.

minha unica opinião foi colocada nos comentarios

sophos_nsm | 24/03/2013 (09:07)
pcsiqueira agora desenvolve jogos e fala besteira?

pensei em incluir (nos comentários e não na news) uma noticia onde ele diz que jogos japoneses são uma droga. mas acabei ficando com preguiça na hora.

escreveu:Nessa GDC de 2012, Phil Fish, desenvolvedor de Fez, acabou fazendo um comentário infeliz, ao menos ao meu ver, a respeito da indústria de jogos japonesa, dizendo que os jogos deles eram uma droga, ou no original "Your games suck!".


http://whosnerd.com/4069/gdc-desenvolvedor-de-fez-diz-que-jogos-japoneses-sao-uma-droga/


tenho a impressão que o fato de ter se tornado uma celebridade (lembremos que a palavra celebridade não tem conotação positiva) subiu a cabeça dele e se acha a ultima coca cola do refrigerador

Alan_Rivarola 24 Mar, 2013 09:29 2

escreveu:chinobistar
Muito parcial essa news, hein. O cara fez as declarações, beleza. Mas por que no final tem 2 parágrafos de fan******gem pra defender o 3DS? Eu também não concordo com a opinião dele, mas news têm que ser imparciais.
Não culpe o sophos_nsm, se for ver na na fonte tá essa defesa ao 3DS inclusa.