Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogo Brasileiro: Aritana e a Doença do Cacique no Greenlight

O jogo brasileiro Aritana e a Doença do Cacique do estúdio Duaik finalmente está no Greenlight. Para quem não sabe o Greenlight é um primeiro passo para o game entrar no Steam. O game é submetido a toda comunidade do Steam e pode ser votado (vocês podem ajudar votando aqui) e se for bem é avaliado pela equipe do Steam para fazer parte do site.



Aritana é um jogo de plataforma nos moldes do Super Nintendo e Mega Drive. Inicialmente é montando para PC Windows e a previsão é de que seja lançado ainda em 2013. Uma demo do jogo (uma fase) já está disponível no site do desenvolvedor. Eles avisam: feedbacks são bem vindos.

O jogo contará com labirintos, enigmas, fases bônus, coletáveis (guaranás, muiraquitãs, e penas de Uiruuetê) diversas fases únicas - todas ligadas à história - em pelo menos 3 ambientes : uma floresta tropical, cavernas subterrâneas e uma perigosa montanha.

O game conta a historia de um se passando no coração da floresta Amazônica onde vive uma tribo de valentes guerreiros. O cacique Tabata se encontra muito doente e é observado pelo Pajé Raoni. Este descobre o pior: seu cacique está possuído por um forte espírito da floresta e para curá-lo será necessário um antigo ritual.

O menino Aritana é escolhido para ajudar a encontrar um ingrediente importante para o ritual: a pena de um Uiruuête. Mas para isso deverá procurar no topo da montanha e tomar cuidado para não passar pelas terras do terrível Mapinguari, o devorador de homens.

Juntamente com a entrada do game no Greenlight foram disponibilizadas novas imagens do jogo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Quer experimentar o jogo? Tem uma demo aqui.

ATENÇÃO: No Greenlight ele está sendo anunciado com as línguas oficiais inglês e português. Até mesmo o titulo do jogo está em ambas as línguas. O vídeo postado aqui está em português apenas por que é o da pagina do greenlight (que tem que ser obrigatoriamente em inglês).

Atualização: Algumas imagens mais antigas do jogo.

Fonte: Steamcommunity

Comentários

16 Mar, 2013 - 12:13

Comentários

sophos_nsm 18 Mar, 2013 23:53 0

delluto. então foi falha minha. quando joguei me indicaram como sendo brazuca. obrigado pela correção

duaik sinta-se em casa no tribogamer. eu notei no video mais recentes que houveram mudanças significativas nos ataques (na demo realmente rolava com dk, no jogo novo há uma especie de corrida com um bastão para o ataque)

sophos_nsm 18 Mar, 2013 23:45 0

delluto. então foi falha minha. quando joguei me indicaram como sendo brazuca. obrigado pela correção

Delutto 18 Mar, 2013 14:39 3

@sophos_nsm
Aquaria não é um jogo brasileiro, se não me falha a memória, o jogo foi feito por apenas dois caras, um americano e um canadense.

@Duaik
É um prazer receber a visita de um desenvolvedor aqui na TR, sinta-se a vontade para postar qualquer novidade sobre o jogo aqui, usando o painel de Colaboração ou até mesmo contactando algum ADM do site.
Parabéns para toda equipe, como é bom ver um jogo brasileiro dessa qualidade, espero que dê tudo certo e o jogo entre para a loja Steam.
Muito sucesso para vocês!!!

Duaik 17 Mar, 2013 17:22 3

Fala galera! Queria agradecer aos comentários e críticas! Isso ajuda muito na produção do jogo! E obrigado ao site por ajudar na divulgação, que é algo que a nossa pequena grande equipe ainda está engatinhando...

Acho que as maiores críticas que recebemos mesmo é sobre a temática, mas também por culpa nossa que não soubemos (e ainda estamos aprendendo) a passar as nossas idéias. Nossa ideia sempre foi criar um universo nosso e acabamos explorando uma lenda indígena, a do Mapinguari. Mas não tem essa pretensão de "mostrar a cara do Brasil" ou "disseminar a cultura brasileira". São idéias legais mas que o projeto não tem tamanho suficiente para isso. Mas o material que mostramos as vezes parece que temos essa pretensão... Culpa nossa!

Outra que recebemos bastante é sobre os controles... Realmente a demo que vocês jogaram está muito antiga, e o vídeo que mostramos tem muito mais cenário que o jogo em si, mas é que tem muita coisa que queremos colocar mas que ainda não deu tempo.

XGarbas e Sophos, atualmente estamos com uma versão do jogo realmente bem diferente da do Demo com alguns sistemas novos. Na demo ele ainda rolava não é? Mudamos o ataque dele com um bastão do Pajé utilizado para os rituais. Esse bastão ajuda o Aritana a ver os espíritos da floresta. Você terá duas "posturas" que podem ser trocadas. Dependendo da postura sua movimentação altera para ter mais força ou mais velocidade.

Além disso não há mais o pulo na cabeça e sim um sistema de ataque no ar. Isso deixou o jogo bem mais difícil, mas também possibilita muitos combos legais. Você aprende novos ataques com o decorrer do jogo e pode até aumentar o número total de energia. Tem mais alteração só que é mais legal mostrar do que falar eu acho. Logo mais vamos fazer um vídeo bem mais interessante do que esse nosso último. Erramos bastante nesse vídeo e tivemos bastante crítica, mas é bom ver e aprender...

Po, e vocês relembraram o Vaca-H! Esse ai está pronto já faz um tempo. Eu usei o Multimedia Fusion 2 pra fazer alguém conhece? Hahaha, bons tempos... Quem sabe não **** um Remake depois que o Aritana sair pulando por ai.

Valeu galera pela ajuda, escrevi demais! Valeu se você leu até o final!

sophos_nsm 16 Mar, 2013 15:49 0

xgarbas essa demo que te passei é algo bemmmm primordial mesmo. no site principal nem tem mais link para ele. eu que consegui em sites antigos com links para ele.

nada ali reflete a qualidade final do produto. acho que justamente por isso eles não passam mais a demo.

sobre ataques acho dificil incluirem. quase tudo nesse game remete a donkey kong country que não tem esses ataques a não ser o de girar que tem nesse jogo tb.

por ultimo não quero passar a mão na cabeça deles, mas tipo é um estudio de 3 pessoas que tem nesse o segundo jogo apenas. (o primeiro foi vaca-h abaixo videos dele)


XGarbas 16 Mar, 2013 15:11 3

Acabei de testar a demo aqui. O cenário não está ruim, mas sinto que falta algo no game.
Jogabilidade, efeitos sonoros, inimigos, não sei exatamente o que.

Enquanto jogava testei com meu controle, e senti que o pulo do personagem está estranho. Talvez seja questão de costume, mas ele está tendo uma queda mais rápida do que deveria, o que acaba ocasionando mortes em beiradas de plataformas.

Senti que estava faltando algo no som em geral. Sabe, aquele tom de diversão quando você mata um monstro ou pega um item interessante. Talvez se tivesse mais tambores e alguns sons tribais. A musica não me agradou muito, pois ela fica muita calma e repetitiva (principalmente quando se morre).

Os inimigos eu achei meio fáceis e escassos. Apenas pular em cima de mosquitos e pássaros, ou rolar por cima deles, acaba perdendo um pouco a graça quando ja se está chegando ao final do nível. Isso poderia ser resolvido adicionando mais formas de ataque/armas (tacar pedra, bumerangue, lança, flecha, sei lá), e inimigos que precisam de diferentes formas de ataque para serem derrotados.

Provavelmente estou tentando achar pelo em ovo. Gosto de jogos indies e jogos desenvolvidos por brasileiros. Mas não me diverti com este.

Sei que não está na versão final, e muita coisa pode mudar.
Seria bom beberem das águas de Super Meat Boy, Rayman, Tomba, Prince of Percia, etc., pois estes usam bem o sistema de jogabilidade e som (componente vital para motivar o jogador).


#sophos_nsm
Obrigado pela lista, irie procurar saber mais sobre estes jogos.
Me desculpe, pois acabai generalizando. Estou acostumado a ver surgirem muitos jogos com temas de florestas ou tiroteios (projetos pequenos que normalmente morrem na metade).

ynned 16 Mar, 2013 14:40 2

vouo la voltar nele

sophos_nsm 16 Mar, 2013 14:40 -2

serio gente. quais são os jogos com tematica na floresta amazonica que voces conhecem? agora fiquei curioso. por que conheço muito poucos apesar de acompanhar a cena indie brasielira de perto.

zeckrangel 16 Mar, 2013 14:32 2

Pow kra sinceramente a mt mais no Brasil a ser explorado pelas tematicas em games nacionais... Acho esse jogo uma balinha na boca de uma criança... Poderíamos fazer algo como jogos de luta com estilos nacionais, esportivos e ação isso eh o q não falta no nosso País... Mas não damos crédito a desenhos animados de um pássaro azul ****** que nem consegue se acasalar e de jogos com índios correndo de um lado para o outro pra fazer num sei o q... Jogos em si não dependem de cultura para existirem e sim no mínimo imaginação, criatividade, emfim, esses jogos fim fazem sucesso...

sophos_nsm 16 Mar, 2013 14:01 -2

oi amigo XGarbas eu acho até que há poucos games na amazonia... adoro a tematica mas não vejo muitos jogos na área.

consigo me lembrar de poucos, e acompanho bastante a area de indies nacionais. mas uma listinha dos ultimos que sairam ou estão por sair nenhum é da amazonia

dungeonland, momodora 1 e 2, oniken, toren, aquaria, talbots odissey, mr bree, 1 carnaval de distorçoes, xilo, Knights of Pen&Paper, Jelly Scape, Out There Somewhere, qasir, Save my Telly, orbitron, Viktor the Nth, lets go motherfucker, freekscape, dead dog in scape, jules unbox, smelly cat, redo, monster cube, The Journey of Eko, String Along, vida, tormenta...

são somente alguns que eu me lembrei assim rapidinho e nenhum deles se passa na amazonia e acho que somente lets go motherfucker trata do tema criminalidade dos morros.

XGarbas 16 Mar, 2013 13:59 2

Revendo o vídeo, me lembrei (principalmente pelo som) do TOMBA! que saiu a muito tempo para PS1. Se eles souberem manter a criatividade e fazer uma boa jogabilidade, pode fazer um bom sucesso na Steam.

XGarbas 16 Mar, 2013 13:50 2

Legal a notícia. Só acho meio ruim que parece sempre que quando sai um jogo brasileiro ele se foca na amazônia, como se o brasil inteiro fosse uma tribo. Ou se foca demais em violencia em cidade grande.

Sei lá, ainda espero por algo diferente. Um cenário novo, que crie um mundo distinto, intrigante, baseado em mitologias e/ou tecnologias.

Pelo que sei estão anunciando o jogo brasileiro Tormenta. Para quem conhece RPG vai reconhecer o cenário. Só espero que não acabe como algo pequeno ou simples demais.

Ainda tenho fé no dia que surgir um jogo como Final Fantasy, Portal, Half Life, Zelda, etc., feito inteiramente por Brasileiros.

PS.: Tem um jogo brasileiro baseado em Diablo, feito por um só desenvolvedor. O jogo se chama VIDA, e parece ter aquele toque de que pode dar certo, o problema é que com a falta de apoio o jogo demorará muito para sair.

Notícias