Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Ex-FBI afirma que vídeogames não causam violência



Durante um programa de TV norte-americano sobre a correlação de vídeogames e atos de violência, a ex-FBI Mary Ellen O`Toole afirmou que apesar de serem usados como meio de identificar indivíduos potencialmente violentos, vídeogames não são considerados uma causa direta da violência.

"Pela minha experiência, vídeogames não causam violência", explicou O`Toole no programa transmitido pelo canal CBS. "Entretanto, é uma das variáveis de risco que utilizamos quando fazemos uma avaliação de ameaça para pessoas que podem agir violentamente".

Para ajudar na "boa impressão" dos vídeogames, o professor da Universidade do Texas, Christopher Ferguson, revelou que a violência entre jovens está diminuindo pelo uso de jogos como uma forma de escape, assim como músicas e filmes na infância. "Acredito que temos de colocar essa discussão em uma perspectiva histórica. Todo tipo de nova mídia passa por um período chamado de `pânico moral`, no qual elas são culpadas de todos os problemas da sociedade", informou o professor.

Fegurson cita o exemplo da década de 1950 e a culpa dos quadrinhos, na época responsáveis pela deliquência juvenil e homossexualidade. "Estamos em um modo de preocupação – ou pânico – sobre esse tipo de mídia. Podemos estar colocando o carro na frente dos bois e podemos encontrar pessoas afirmando algo para depois tentar encontrar dados para utilizar de argumento".

Os Estados Unidos voltaram à discussão sobre a relação de vídeogames e violência após mais um tiroteio em uma escola no final do ano passado. Entre opiniões divergentes sobre o assunto, que está sendo investigado pela polícia local, o presidente Barack Obama levantou o lado positivo dos jogos, que pode ser utilizado em escolas através de seu desenvolvimento.


Fonte: Pop

Comentários

03 Mar, 2013 - 10:41

Comentários

dondik 04 Mar, 2013 03:38 3

#ziulotaner00 flw e disse cara!!! sem contar q os EUA fazem de td para camuflar a lei q facilita o uso de armas, então vão jogando a culpa nos games, filmes, etc...jogos como Call of Duty não provocam massacres, armas sim!

Admiral 03 Mar, 2013 21:25 2

Tem outras coisa que deixam as pessoas violentas doque os games.
http://sphotos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/47821_538441066186962_1439379004_n.jpg

ziulotaner00 03 Mar, 2013 18:47 -1

sempre tem que ter um cupado,na época do nazismo usavam varios motivos para justificar todo aquele masacre para o povo alemão.Hoje usam os jogos para justificar os masacres dos nossos próprios filhos,é ironico.Existem relatos de crueldades na historia cometidos por crianças e jovens no mundo todo em épocas que nem TV e Rádio existiam.Agora um PS4 pra quem acerta quem eles culpavam na época,é os livros com conteudo que eles determinavam impróprios.É engraçado ver hoje os pais mandarem seus filhos lerem para não ficarem violentos jogando jogos.A verdade é que tudo pode ser sugestivamente violento,a diferença são as escolhas que fazemos.só isso.

Pallas 03 Mar, 2013 15:44 0

alexchronos

Pra resolver isso só depois da economia quebrar, aí basta dar uma de Hittler (claro, sem aquela doentia toda do nazismo) e assumir, enquanto isso sempre vamos ter presidentes que ficam pagando boquete pras nações "desenvolvidas", pros vagabundos com o bolsa família (item fundamental, pois é assim que eles permanecem no poder) e empresas dos amigos com as privatizações e tudo mais. Um dia ainda pretendo ser político e fundar um partido, mas não antes de tudo se desestruturar, querer fazer isso nos tempos de hoje é pedir pra morrer num "acidante de carro"... E também assino embaixo do que você disse.

dri87 03 Mar, 2013 13:26 4

Falar mal de games sim gera violencia ¬¬

alexchronos 03 Mar, 2013 12:40 7

E os filmes, tv, música, internet, é muito mais fácil jogar a culpa da bagunça no mundo que vem lá da época medieval, nos Games. Um demente qualquer acordo um dia e diz: " Bem hoje eu vou fazer uma matança e posso fazer isso tranquilo, pois é só jogar a culpa nos Games e pronto ta tudo certo". Ha, vão a m..., os EUA atacaram o oriente para pegar o petróleo deles e falaram que era para trazer a Paz no oriente, No Brasil um político rouba milhões e não acontece nada, mas se um pobre rouba um pacote de biscoito por estar morrendo de fome é preso, apanha e é humilhado. Você liga a tv e vê o que? só tem programas de "alto nível" para não dizer o contrário, como: Big brother, a fazenda, jornalismo manipulador da globo, bispo ganhando milhões com a Fé das pessoas e não sendo presos, crianças largadas nas ruas sem educação, sem estrutura, sem esperança e principalmente sem futuro, e várias outras coisas que contribuem para a violência e ainda querem dizer que toda essa violência é por causa dos Games, por favor né. Primeiro abram os olhos e de um boa olhada ao seu redor e verão que mundo tem um câncer chamado "Hipocrisia".

nunash 03 Mar, 2013 12:30 2

Game é entretenimento assim como filmes.
Alcool, drogas, impostos altos sao as causas para que pessoas com problemas psicologicos se tornem violentos.

Pallas 03 Mar, 2013 12:29 2

Sim, sim, os games criam monstros super-violentos à sociedade, mas os rifles de assalto de facílimo acesso não geram nada né... Vamo combina, os EUA tem a população com o maior número de doentes mentais do planeta, os ataques às escolas e coisas do tipo sempre são lá. Mas não é de surpreender ninguém, com um governo que agressivamente enfia capitalismo goela a baixo na população...

Henry Master 03 Mar, 2013 11:19 3

tantas coisas que geram violência...
Game gerando violência!? fala sério!!!!

Sossap 03 Mar, 2013 11:03 0

#angel333119

Até um novo tipo de entretenimento cair nas graças dos "papais responsáveis".

angel333119 03 Mar, 2013 10:59 2

estão discutindo isso desde o primórdio dos videogames... será até quando isso vai persistir?

Notícias