O espírito da vingança estará em Middle-Earth: Shadow of Mordor
Apesar de toda a polêmica envolvendo Assassin’s Creed, as primeiras cenas de Middle-Earth: Shadow of Mordor empolgaram tanto os fãs da série quanto quem espera um bom jogo. O universo criado por Tolkien nunca foi bem representado nos games e, ao que parece, finalmente teremos uma aventura digna de tudo aquilo que já vimos da Terra-Média em outras mídias.
E, por mais que muita gente tenha apontado semelhanças com a série dos assassinos da Ubisoft, a verdade é que a apresentação inicial conseguiu chamar a atenção necessária e deixar todo mundo curioso com o que está por vir. Afinal, a Monolith fez grandes promessas e algumas das novidades reveladas mostram que a intenção é fazer com que o game seja bem diferente daquilo que já vimos em outros títulos.
Aprendendo com o inimigo
O maior exemplo disso é o badalado Nemesis System, o recurso que fará com que Shadow of Mordor se torne um game único para cada jogador. Isso porque ele fará com que cada inimigo que cruzar o caminho do personagem seja único. Como o diretor de design Michael de Plater explica, não há dois orcs iguais na Terra-Média e dois jogadores nunca enfrentarão o mesmo inimigo em suas jornadas.
Em entrevista ao site Polygon, ele contou que a ideia de criar os oponentes de maneira procedural surgiu como uma forma de tornar o mundo muito mais próximo do real, trazendo algo orgânico típico de uma sociedade dinâmica. Desse modo, enquanto Talon estiver cruzando os campos em direção a Mordor, ele encontrará diferentes tipos e perfis de criaturas— e suas ações vão afetar essas mudanças.
Para ele, o diferencial de Shadow of Mordor está exatamente nessa "criação de seu próprio inimigo", já que os orcs não seguem uma lógica roteirizada e vão se moldar ao seu estilo, deixando a aventura muito mais épica e impressionante.
Só que essa variação não é unicamente visual. Como o site Destructoid aponta, o Nemesis System também altera as habilidades e o estilo de combate desses oponentes, assim como as informações que você pode obter de cada um deles. E isso traz consequências bem maiores dentro do contexto do game.
Em determinadas batalhas, Talion pode usar seus poderes para obter informações cruciais sobre a estratégia do exército de Sauron. Ao invadir a mente de um soldado, você pode desde saber a localização de um acampamento até as fraquezas de algum general. E o fator aleatório é tão grande que seu refém pode apenas ser um ignorante que não sabe o que está fazendo ali.
Porém, os poderes do Espectro que acompanham o herói vão além de simplesmente ler a mente de um refém. Você pode dominar a pobre criatura, transformando-a em uma serva de sua vontade. Isso significa que é possível enviá-la como uma espiã para dentro das muralhas de Mordor ou controlá-la para que ela assassine o chefe de um pelotão. As opções são várias e tudo vai depender de como você quer acabar com esta guerra.
Meu ódio será tua herança
No entanto, o jogador não é o único a se aproveitar do Nemesis System. Ao mesmo tempo em que ele usa os inimigos derrotados para obter vantagem estratégica, o exército de Mordor também vai aprender com seu progresso e oferecer cada vez mais resistência às suas técnicas.
Caso você abandone um combate pela metade ou deixe algum orc vivo, ele irá treinar e voltará atrás de vingança. Isso também traz uma variedade interessante às batalhas, fazendo com que um confronto nunca seja igual ao anterior, por mais que a tropa envolvida seja a mesma.
O mesmo acontece quando Talion é morto: quando o protagonista é derrotado, o inimigo que o venceu pode ser promovido e ganhar novos privilégios dentro das tropas de Sauron. Com isso, uma nova leva de missões é desbloqueada para que você devolva o troco à criatura miserável que ousou derrubá-lo.
Um patrulheiro ao estilo do morcego
Além das comparações com Assassin’s Creed, muita gente apontou semelhanças com a série Arkham. E não sem razão, já que a própria Monolith confirmou as influências de Batman na criação de Middle-Earth: Shadow of Mordor.
De Plater destaca a importância dos últimos jogos do Homem-Morcego no mundo das adaptações, pois foram eles que quebraram o estigma de que todo game inspirado em outras mídias são ruins. Foi exatamente por isso que a equipe de produção decidiu usar o Cavaleiro das Trevas como um modelo a ser seguido.
Isso fica bem evidente nos combates, seja em curta ou longa distância. Como o Destructoid aponta, as batalhas terão o mesmo estilo de fluxo livre que vimos na série Arkham, assim como o sistema de combos. O diferencial fica por conta das habilidades oferecidas pelo Espectro.
Tanto que Talion e seu espírito companheiro terão árvores de habilidades separadas, dando ao jogador a opção de decidir qual lado ele irá evoluir. Cada parte possui vantagens e desvantagens e cabe a você decidir como isso vai ser usado.
O espírito da adaptação
O diretor de design explica também que é preciso pensar primeiramente em fazer um bom jogo, pois somente depois que isso for alcançado é que ele se tornará uma boa adaptação. Não é à toa que o estúdio decidiu deixar de lado os personagens clássicos para criar algo único dentro do universo de Tolkien.
Para isso, a Monolith chamou ninguém menos do que Christian Cantamessa para assinar o roteiro de Shadow of Mordor. Como ele foi um dos responsáveis pela criação do enredo de Red Dead Redemption, podemos esperar coisa boa vindo aí.
Porém, é claro que algumas concessões precisam ser feitas. Exemplo disso é a própria recriação de Mordor. Nos livros e nos filmes, a região próxima à Montanha da Perdição é retratada como uma área desolada e desértica — como se nada pudesse sobreviver próximo do mal que vive ali. Contudo, isso muda um pouco no jogo.
A ideia da produtora é trazer uma região com sua própria fauna e flora, fazendo com que a exploração seja bem variada e com vários elementos interativos. É claro que a desolação próxima a Sauron estará lá, mas menos intensa do que pensávamos até então.
bruno soares 28 Jan, 2014 23:22 0
povo sem criatividade. a visao aquilina a corda duma casa pra outra, identico.
so falta o personagem si chamar ezio.
espero que valha a pena
Saisyu 28 Jan, 2014 09:41 0
yoysef 28 Jan, 2014 02:02 2
isso nao e uma opçao.
e meu objetivo de vida.
JDragum 27 Jan, 2014 23:45 0
Arthortem 27 Jan, 2014 22:42 1
RicardoMD 27 Jan, 2014 21:48 1
gregandrade7 27 Jan, 2014 21:39 1
KenshinMau 27 Jan, 2014 21:14 1
O que achei tenso, vendo fóruns/comunidades/outras eh os tolkien-xiitas, reclamando e criticando sobre a lore jogada pro lado ao fazer esse jogo e, sinceramente, achei besteira. Não esta afetando as historias/obras originais. Espero que venha e mostre que sera excelente! Aguardo desde que apareceu as primeiras imagens.
andre5236974 27 Jan, 2014 19:48 4