Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Em vez de dar descontos, a Black Friday brasileira fez preços subirem



Não chega a ser exatamente uma surpresa que os preços da Black Friday brasileira nem sempre têm os descontos divulgados. Agora temos uma pesquisa que prova isso.

A Íconna, uma empresa que capta preços de produtos idênticos na internet, a Felisoni Associados e o Programa de Administração de Varejo (Provar) registraram a inflação dos produtos nos dias anteriores ao dia 23 de novembro. E eles subiram 8,5% entre os dias 12 e 22 de novembro – no dia 23 o reajuste foi de 0,26%.

Isso significa que em vez de subirem o preço no dia da Black Friday para oferecer descontos que não existiam, as lojas brasileiras usaram o truque nos dias anteriores. Os preços ficaram mais altos.

O estudo também descobriu que 47,5% dos produtos não tiveram nenhum tipo de alteração na Black Friday em relação ao preço normal, e, nos que tiveram alguma redução, ela foi de 6%, em média. A Black Friday nos Estados Unidos costuma ter cortes entre 40% e 50% no preço dos produtos.

Os preços maquiados da Black Friday são alvo de órgãos de consumidores já tem um tempo. No dia 23 de novembro mesmo o Procon-SP notificou 7 empresas que mudaram os valores dos produtos para oferecer descontos que não existiam.

E nem precisa fazer parte de um órgão para saber disso – nossos amigos do Kotaku juntaram exemplos bizarros do dia 23 de dezembro. A Black Friday brasileira parece que veio para ficar. Mas ainda precisa evoluir muito em respeito ao consumidor para começar a ser algo realmente vantajoso para todos os lados.

Fonte: Gizmodo

Comentários

15 Dez, 2012 - 10:44

Comentários

keyjinho 15 Dez, 2012 20:44 2

Sim,agora me diga algo q não sabíamos,tanta noticia q se torna desnecessária akelas q já sabíamos a semanas......................

Tuonela 15 Dez, 2012 16:17 2

Não adianta, as lojas aqui não querem perder. Promoção aqui? Só se saiu da "moda" (no caso de roupas) ou ficou ultrapassado (qualquer item atualizado ou lançado um melhor). Ai pra não perder com aquele estoque morto, promoção pros idiotas comprar..

Etron 15 Dez, 2012 12:30 6

Favoritei um site com produto que gostei e o preço que é 100,00.. esperar o momento certo pra comprar.. mas quando chega black friday aqui no brasil, entrei de novo o site e vi o que colocarram assim: de 150,00 por R$100,00... (praticamente o mesmo preço nos dias normais) kkkk.. ridículo... Black Friday é coisa só nos EUA, só funciona por lá, brasil tem mania de copiar dos outros... então porque Brasil não copia as leis dos EUA? Cadeira Elétrica nos corruptos, por exemplo.

victorks 15 Dez, 2012 11:56 3

Black Friday no Brasil é uma festa de propaganda enganosa. NÃO CAIAM NESSA. As lojas elas simplesmente aumentam o preço uns dias antes do Black Friday e no dia eles botam o preço normal e colocam 50% de desconto e tal.

Exemplo: Um produto custa 100 reais em seu preço normal, uma semana antes do Black Friday o preço sobe pra 150 reais e no dia do Black Friday volta pra 100 reais e aparece a placa la de 25% de desconto. Infelizmente é esse o brasil q nós vivemos.