Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogadores Estão Preferindo Jogar Jogos Mais Antigos, Aponta Relatório

Jogos Mais Antigos Continuam Dominando o Tempo de Jogo dos Consumidores em 2023, Revela Relatório da Newzoo

Predominância de Títulos Estabelecidos

Um relatório recente da indústria destacou a influência crescente de um grupo menor de videojogos mais antigos sobre o tempo anual de jogo dos consumidores. Segundo a Newzoo, 60% do tempo de jogo foi dedicado a jogos com seis anos ou mais de idade em 2023. Apesar do lançamento de grandes títulos como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Baldur's Gate 3, eles não se tornaram os favoritos do público.

Consolidação dos Jogos como Serviço

A análise revelou que os jogadores estão cada vez mais focados em experiências já estabelecidas e jogos de serviço ao vivo, tornando mais difícil para novos jogos encontrar sua audiência. Essa tendência também se reflete na consolidação do mercado, com 66 jogos sendo responsáveis por 80% de toda a audiência em 2023. Entre esses, Fortnite, GTA V, League of Legends, Minecraft e Roblox conquistaram uma fatia de 27% do tempo dos jogadores.

Imagem


Desafios para Novos Títulos

A Newzoo aponta que será cada vez mais desafiador crescer a base de jogadores de um jogo, especialmente em um cenário onde títulos perenes e pipelines de conteúdo robustos predominam. Apenas 8% do tempo de jogo foi dedicado a novos lançamentos não anuais, como Diablo IV ou Baldur’s Gate III, indicando que desenvolvedores podem enfrentar dificuldades para estabelecer novas franquias em um mercado já saturado de opções.

Popularidade Sustentada de Franquias Estabelecidas

No ranking dos dez jogos mais jogados (classificados por usuários ativos mensais), Fortnite ocupou o topo em todas as plataformas, incluindo Switch e PC. O restante da lista inclui jogos familiares como GTA, Counter-Strike e Apex Legends, enquanto apenas um jogo dedicado para um jogador, Starfield, fez a lista no Xbox e PlayStation.

Implicações para o Futuro

Este cenário destaca a dificuldade de inovar e introduzir elementos novos em um mercado dominado por títulos mais antigos e jogos como serviço. Apesar do crescimento do mercado de jogos eletrônicos em 2023, a maior parte das receitas de US$ 93,5 bilhões geradas pela indústria ficou nas mãos de um grupo restrito de estúdios e publicadoras, reforçando a necessidade de estratégias inovadoras para novos desenvolvedores que buscam espaço neste segmento competitivo.



Comentários

04 Abr, 2024 - 10:42

Comentários