Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como escolher um bom headset

Os headsets são itens essenciais em um bom setup gamer, mas você sabe como escolher um bom modelo? Quais pontos deve avaliar para saber se aquela opção desejada é realmente boa? A Tribo Gamer preparou um guia completo para te dar algumas dicas de como escolher o melhor modelo de headset gamer!

Os melhores headsets gamer do mercado possuem alguns pontos em comum que os colocam em alto patamar. Todos eles apresentam boa construção, conforto e ótima qualidade de áudio. Esses são os tópicos que vamos abordar hoje para que você saiba como escolher a melhor opção na hora de comprar um headset novo.

Construção e conforto

ImagemFones da Logitech possuem estruturas em alumínio e aço. (Foto: Divulgação/Logitech)


A qualidade de construção e conforto do headset é muito importante, afinal você quer um fone que dure muito e não cause dores ou incômodos após algumas horas de uso, certo? Recomendamos fones que tenham estruturas feitas em algum metal maleável para que possa se ajustar bem a sua cabeça. Por falar em ajustar, não se esqueça de conferir se o modelo em questão oferece diferentes regulagens de tamanho.

O acabamento externo dos fones geralmente será em plástico para que ele não fique pesado. Aliás, o peso é um ponto importante, já que fones leves são mais confortáveis para se usar no dia a dia.

ImagemConchas em memory foam se moldam facilmente a orelha do usuário. (Foto: Divulgação/Shopee Brasil)


A maioria dos headsets do mercado oferecem conchas em couro sintético ou tecido, sendo que alguns modelos até mandam pares dos dois tipos. Esses materiais são confortáveis, resistentes e não esquentam muito. Lembre-se que as conchas ficarão em contato o tempo inteiro com a sua orelha, por isso devem ser bem confortáveis.

Opte por headsets cujas conchas sejam feitas de materiais que se "moldam" a orelha do usuário de forma rápida e fácil. A nossa dica é que você pesquise por análises ou opiniões de quem já comprou o headset desejado, assim você terá comentários reais sobre o conforto do produto.

Qualidade do som

ImagemA HyperX trabalha com drivers de câmara dupla, para processarem as frequências separadamente. (Foto: Divulgação/HyperX)


Não adianta o headset ser confortável, mas não ter um bom áudio. É necessário escolher modelos que tenham um bom equilíbrio das frequências, cujo som não se distorce mesmo em volumes altos. Muitas pessoas gostam de headsets que tenham graves fortes, por exemplo, mas tome cuidado para não levar isso como único fator de avaliação, pois em alguns fones essas frequências acabam "engolindo" as outras.

Um headset com bom palco sonoro e frequências equilibradas faz com que o usuário fique imerso na sua jogatina, filme ou música que está escutando. O palco sonoro é o que faz com que seja possível perceber a "direção" dos sons, então em um jogo de FPS, por exemplo, você consegue identificar a posição do inimigo apenas escutando seus passos e de onde estão vindo.

ImagemO Surround 7.1 simula um ambiente com 7 caixas de som espalhadas. (Foto: Divulgação/cinema Sound)


Para melhorar essa experiência temos o recurso Surround 7.1. Ele simula um ambiente com 7 caixas de sons posicionadas em diferentes locais a sua volta, por isso é possível ter uma sensação de som tridimensional. Esses modelos também oferecem softwares para que o efeito e até mesmo equalização do headset possam ser configuradas de acordo com preferências do usuário.

Isso não significa que headsets estéreos são ruins. Existem vários modelos excelentes no mercado, e mesmo com apenas dois canais de áudio, muitos deles oferecem bom palco sonoro, por isso o usuário consegue ter um pouco da percepção de som direcional, ainda que sem o som Surround 7.1.

Headset com fio ou sem fio

ImagemFones sem fio já contam com tecnologias que proporciona latências super baixas. (Foto: Divulgação/HyperX)


Hoje os headsets sem fio já possuem uma latência tão baixa que praticamente não existe diferenças para modelos com fio, por isso muitas pessoas estão adquirindo esses periféricos para terem mais "liberdade" no uso cotidiano. Esses modelos trazem uma ótima qualidade de áudio e bateria que pode durar até 30 horas em alguns casos.

No entanto, eles são mais caros que os modelos com fio, então muitas vezes pelo mesmo valor do headset X sem fio, você compra um headset Y com fio cuja qualidade de áudio é melhor. Eles também estão suscetíveis a interferência de sinal, seja por conexão bluetooth ou Wireless 2,4 GHz. Não é algo muito comum, mas pode acontecer!

Outro ponto negativo é que se você não gerenciar sua bateria, pode acabar ficando sem no meio da jogatina. Para resolver esse problema várias fabricantes já produzem seus headsets com a possibilidade de uso com fio.

A escolha aqui depende das necessidades e vontades do usuário. Um headset sem fio é mais prático e até deixa o setup melhor organizado, mas fique atento em pontos como a duração de bateria, se tem ou não conectividade com fio e qual o tipo de conexão que ele usa.

Microfone

ImagemA Logitech possui headsets com tecnologia de filtros em tempo real para os microfones. (Foto: Divulgação/Logitech)


A tendência é que grande parte dos microfones de headsets de hoje sejam destacáveis ou retráteis, o que torna os periféricos ainda mais práticos. Você pode tirar o microfone e usar o headset em uma viagem, por exemplo, como se fosse um headphone convencional.

É difícil avaliar a qualidade do microfone apenas olhando sua ficha ténica, por isso novamente recomendamos que você pesquise por análises ou feedbacks de quem já comprou o modelo em questão. Dê preferência para modelos com cancelamento de ruído, pois são excelentes em ambientes que possuem muitos barulhos de fundo.

Em grande parte dos headsets a qualidade do microfone é boa o suficiente para uma comunicação clara e de qualidade com os amigos, mas eles não foram feitos para o uso profissional. Até quebram um galho em gravações de vídeos e streams, mas se você busca a melhor qualidade, terá que investir em microfones externos.

Conclusão

Sabemos que não é tão simples escolher um headset de qualidade, mas agora com as nossas dicas você já sabe quais quesitos deve avaliar na compra do periférico. É melhor gastar alguns dias fazendo um bom trabalho de busca e pesquisa e comprar um bom headset, do que comprar alguma opção por "impulso" ou marketing e se arrepender após algumas semanas de uso.

Fonte: Manualdacompra

Comentários

22 Nov, 2020 - 23:09

Comentários