Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O trânsito de Mercúrio - Dicas para observar o céu e todos os detalhes

Isso só acontece cerca de 13 vezes por século e não acontecerá novamente até 2032, por isso não perca o trânsito de Mercúrio na segunda-feira, 11 de novembro! Um trânsito acontece quando um planeta cruza na frente de uma estrela. De nossa perspectiva na Terra, apenas vemos dois planetas transitando pelo Sol: Mercúrio e Vênus . Isso ocorre porque esses são os únicos planetas entre nós e o Sol. (O trânsito de Vênus é especialmente raro. O próximo não acontecerá até 2117.) Durante o próximo trânsito de Mercúrio, os espectadores ao redor da Terra (usando o equipamento de segurança adequado ) poderão ver uma pequena mancha escura se movendo lentamente pelo disco do sol.

Imagem

Durante o trânsito de Mercúrio, o planeta aparecerá como um pequeno ponto na superfície do Sol. Para vê-lo, você precisará de um telescópio ou binóculo equipado com um filtro solar especial.

AVISO! Olhar diretamente para o Sol ou através de um telescópio sem proteção adequada pode causar sérios e permanentes danos à visão. Não olhe diretamente para o Sol sem um filtro solar certificado .

O trânsito de Mercúrio será parcial ou totalmente visível em grande parte do globo. No entanto, não será visível na Austrália ou na maior parte da Ásia e no Alasca.

Imagem

O trânsito de Mercúrio em 11 de novembro de 2019 começa às 04h35 (horário de Brasília), mas não será visível para os telespectadores da Costa Oeste até depois do nascer do sol. Felizmente, os telespectadores terão várias horas a mais para assistir ao show estelar, que dura até 10h04 (horário de Brasília).

A jornada de Mercúrio pelo Sol começa às 04h35 (horário de Brasília) (7h35 EST), o que significa que os espectadores na costa leste dos EUA podem experimentar todo o evento, pois o Sol já terá nascido antes do início do trânsito. No momento em que o Sol nasce na Costa Oeste, Mercúrio estará em trânsito pelo Sol por quase duas horas. Felizmente, o planeta levará quase 5,5 horas para atravessar completamente a face do Sol, para que haja tempo de sobra para os espectadores da Costa Oeste testemunharem esse evento. Veja o mapa de transporte público abaixo para saber quando e onde o transporte público estará visível.



Durante o trânsito, a NASA compartilhará imagens do Sol quase em tempo real diretamente do Solar Dynamics Observatory . A partir das 4h41 PST (7h41 EST), você pode ver imagens de Mercúrio passando na frente do Sol na página Mercury Transit de 2019 da NASA, com atualizações até o final do trânsito, às 10h04 PST (1: 16:00 EST).

Não perca o programa, pois é a última vez que um trânsito será visível até 2049!

Fonte: Scitechdaily

Comentários

10 Nov, 2019 - 13:07

Comentários