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Google anuncia Stadia, sua ambiciosa plataforma de jogos

O Google anunciou, nesta terça-feira (19), durante conferência na GDC 2019, sua prometida visão para os games: Stadia, plataforma de streaming de jogos que busca ser "acessível para todos".

Trata-se de um "datacenter", e não um console, ressaltou o Google mais de uma vez na apresentação. A ideia é, basicamente, realizar streamings de jogos com qualidade máxima, começando em 1080p/60fps e podendo alcançar sonhados 4K e 120fps. Isso "a partir de agora", assegura a empresa. Para o futuro, o datacenter já está preparado a atingir a resolução de 8K.

"Temos datacenters espalhados pelo mundo e 2 bilhões de jogadores. Será a experiência mais conectada possível, tanto para a comunidade de jogadores quanto para desenvolvedores e criadores", ressaltou a gigante durante a ocasião, no que diz respeito à infraestrutura que a plataforma terá.

Controle

O Stadia terá um controle próprio com direito a botão Share e um comando chamado Google Assistant, por meio do qual o microfone pode ser acessado para funções de suporte junto aos desenvolvedores – é como se fosse uma central de dúvidas para o usuário, acessível por meio de um botão.

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Poder impressionante

O Google promete que o poder vindo do datacenter do Stadium é equivalente a uma GPU de 10.7 teraflops, em contraste aos 6 teraflops do Xbox One X ou dos 4.2 teraflops do PS4 Pro. O Stadium tem "mais que o dobro" dos dois.

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Parcerias

De início, o Stadium já tem bons parceiros, como Ubisoft e id Software. Assassin's Creed Odyssey e Doom Eternal apareceram na conferência – no caso de Doom, o desempenho terá a equação 4K + HDR + 60fps no sistema do Google.

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Inúmeros outros parceiros compõem a plataforma para diferentes finalidades: engine de jogo, motor de física, arquitetura etc. Nomes como Unreal Engine, Unity e Havok fazem parte da iniciativa.

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Para tornar a sua plataforma apelativa para os produtores de videojogos, a Stadia terá suporte no lançamento para as ferramentas mais populares de desenvolvimento de videojogos.

Na lista de ferramentas suportadas estão nomes como o Unreal Engine, CryEngine, Vulkan, Unity, AMD, Havok, entre outros, facilitando a visão criativa dos produtores e o apelo da plataforma.

Stadia, uma plataforma com várias novidades

O Stream Connect é uma das novidades da Stadia, permitindo criar novas experiências multijogador em que na mesma instância tens quatro perspectivas diferentes conforme o jogador. A mesma tecnologia vai permitir multijogador local sem prejudicar o desempenho do jogo.

A Stadia também terá suporte para cross-platform, o que significa que o teu progresso será preservado e que poderás continuar a jogar exatamente onde parou da última vez independentemente da plataforma, seja no smartphone, tablet ou computador.

Outra funcionalidade inovadora é o Game State. A Stadia vai permitir que os produtores partilhem, através de simples link, um momento jogável. Pensa nisto como uma forma de deixar alguém experimentar facilmente um curto momento de um jogo.

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A assistente da Google também está incorporada na Stadia. Se estiver preso num nível e não souber o que tem de fazer para progredir, através do comando oficial da Stadia poderá simplesmente carregar num botão e a assistente da Google vai apresentar-te os melhores resultados de guias.

Jogos exclusivos para a Stadia

A Google ainda não revelou a lista completa de jogos que a Stadia vai oferecer no lançamento, mas Jade Raymond, uma veterana dos videojogos contratada recentemente pela companhia, assegurou na apresentação que haverá jogos first-party (ou seja exclusivos) e que estão colaborarando com vários parceiros para garantir os melhores jogos.

Stadia - Qual é a data de lançamento?

Ainda sem revelar o preço do serviço, a Google confirmou que a plataforma Stadia estará disponível em 2019 nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e maioria dos países da Europa (ainda não sabemos se Portugal será um deles).

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Fontes: Voxel e Eurogamer

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19 Mar, 2019 - 14:36

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