Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A Era de Jogos Exclusivos no PC

Está a gerar um conflito entre Steam e Epic Store, que pode mudar o panorama dos videojogos no PC para sempre.

Durante muitos anos o Steam imperou incontestado no reino do PC, uma plataforma digital de venda de videojogos para todos reunir e governar, até agora. Sejamos bem claros - o Steam não vai a lado nenhum, e tem tudo para continuar a dominar a venda digital de videojogos no PC, mas nunca foi contestado como o está a ser agora, de tal forma que a Valve pode ter de repensar algumas medidas e práticas.

Estamos naturalmente a falar da Epic Store, a loja digital da Epic Games. Existem outras plataformas digitais no mercado, como as gerais GoG, Discord, e Green Man Gaming, além das lojas individuais da Ubisoft (Uplay), Electronic Arts (Origin), Blizzard (Blizzard.net), e Microsoft (Microsoft Store), mas nenhuma fez frente à Valve, não verdadeiramente. A Epic Store é um caso diferente.

Com o apoio do dinheiro que entra por parte de Fornite, a Epic tem condições para realmente investir na Epic Store, e está a fazê-lo de forma muito agressiva. Se, numa primeira fase, garantiu a exclusividade de alguns títulos menores e indie, o fato de ter agarrado The Division 2, e Metro Exodus, veio elevar a Epic Store para um patamar diferente. Não estamos a falar de jogos que serão lançados no Steam e na Epic Store, mas exclusivos que, a nível do PC, só serão vendidos na Epic Store.

Mas o que está a atrair estas editoras e produtoras para a Epic Store? Dois fatores: uma divisão menos exigente das receitas, e no caso dos grandes exclusivos, um apoio ao nível do marketing no PC. No caso da taxa sobre as receitas, o Steam exige 30% por venda, enquanto que a Epic Store só pede 12%. É uma diferença considerável, que está a ser muito elogiada por vários estúdios e editoras, o que é também uma forma destes mesmos estúdios e editoras pressionarem a Valve para baixar a sua taxa.

Se esta situação está a ter um impacto positivo ao nível de produtoras e editoras, a situação se torna menos amigável para os jogadores, sobretudo os que apenas dependem do Steam. Existem vários jogadores que querem ter todos os seus jogos reunidos na biblioteca do Steam, mas o fato da Epic Store estar a garantir exclusivos, pode obrigar esses jogadores a uma adaptação. Como é natural, está a existir uma resistência forte a isso mesmo.

Olhemos para o caso de Metro Exodus, por exemplo. Os dois Metros anteriores, mais as respetivas versões Redux, estão à venda no Steam, e muitos jogadores terão lá comprado ambos. Agora, contudo, com a exclusividade de Metro Exodus na Epic Store, esses jogadores já não vão conseguir ter a coleção completa no Steam, ou pelo menos, não durante um ano. O acordo de exclusividade de Metro Exodus com a Epic Store é de apenas um ano, mas não existe garantia de que o jogo seja lançado no Steam depois disso.

A situação é mais problemática porque Metro Exodus esteve em pré-reserva no Steam, e só agora, a duas semanas do lançamento, foi retirado da loja. A Valve respondeu à situação, assegurando que quem fez as reservas vai receber o jogo à mesma, mas apelidou a decisão da 4A Games (o estúdio de Metro) como "injusta para os jogadores". Bem, parece que esse jogadores concordaram, porque nos dias seguintes bombardearam as páginas de Metro 2033 e Last Light com inúmeras análises negativas, baixando a média de ambos. Uma resposta clara à decisão da 4A Games.

Já existiam exclusividades de loja ao nível de PC. Os jogos da Microsoft, por exemplo, só estão à venda para Windows 10 e na Microsoft Store, enquanto que os FIFA e Battlefields, são exclusivos do Origin. Já a Blizzard, sempre lançou os seus jogos na sua própria plataforma, a Blizzard.net, que recentemente abriu as portas a outros títulos da Activision - Destiny 2 e Call of Duty: Black Ops 4 só estão disponíveis na Blizzard.net. A Ubisoft, apesar do Uplay, sempre lançou os seus jogos no Steam, mas com o anúncio de que The Division 2 será lançado em exclusivo para a Epic Store, está claramente a pensar numa alternativa. Se outros jogos se seguirão, vai depender do sucesso de The Division 2 e Metro Exodus.

Imagem

ImagemO sucesso ou insucesso de Metro Exodus e The Division 2 pode ser determinante para a Epic Store.


Uma taxa de menos 18% é uma grande diferença, mas a Epic Store não tem a mesma força - nem nada que se pareça - em termos de número de utilizadores e de capacidade de promoção. Ter um jogo em destaque na página inicial do Steam é muito diferente de estar em destaque na Epic Store, e existe por isso grande antecipação para se perceber como irão correr as vendas de The Division 2 e Metro Exodus em relação aos antecessores. Caso sejam um fracasso, podem implicar um revés para a Epic Store, mas se forem um sucesso, podem obrigar o Steam a contra-atacar.

E como pode o Steam contra-atacar? Bem, pode tentar garantir os seus próprios exclusivos, criar promoções mais agressivas, e baixar a taxa que exige aos produtores e às editoras. Os mais otimistas até apontam para a possibilidade da Valve apostar ainda mais nos seus próprios jogos, como Half Life e Portal, de forma a garantir verdadeiros exclusivos, mas não nos parece que a estratégia da Valve passe por aí.

Olhando de fora, parece-nos que esta situação tem benefícios e desvantagens. Monopólios nunca são bons, e de grande forma, é isso que tem acontecido com o Steam. A perspetiva de um concorrente real poderia motivar a Valve a deixar de estar à sombra dos louros, o que poderia ser benéfico para os jogadores de PC. Como principal desvantagem, surge a fragmentação dos jogos por várias plataformas, obrigando os jogadores a terem contas em várias plataformas e bibliotecas.

Acima de tudo, a Epic Store pode vir abanar o mercado de jogos de PC como raramente vimos nos últimos anos. Falta muito para a Epic Store chegar ao nível do Steam, de tal forma que é pouco provável que isso alguma vez aconteça, mas o dinheiro de Fornite e a exclusividade de títulos de renome podem ser munições de peso para a 'guerra' que se avizinha. Não sabemos como irá evoluir o panorama dos videojogos no PC com tudo isto, mas estamos muito curiosos para acompanhar esta situação ao longo dos próximos meses.

Imagem

Fonte: Gamereactor

Comentários

03 Fev, 2019 - 18:50

Comentários