Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Melhores jogos gratuitos para PC

Fim do ano chegando, férias, recessos e afins logo ali. Mas isso não significa que o dinheiro está sobrando. Então preparei uma lista dos melhores games gratuitos que encontramos na internet.

Imagem

Spelunky [Site Oficial]

Spelunky não é apenas a melhor experiência que poderia indicar em um jogo gratuito. É, provavelmente, ou talvez, a experiência definitiva. E não apenas pela sua geração nível processual, ou a mistura de roguelike e plataformas responsável por uma formula que viria a ser copiada inúmeras vezes depois, mas por causa da atenção e designer de seus itens, armadilhas e inimigos. Spelunky é uma doce mistura de "amoeba" e precisão para criar momentos de excitação, drama e humor.

Digo excitação, ao exemplo de ficar em pé sobre um parapeito olhando para dois obstáculos sendo um o homem das cavernas e a outra uma planta carnívora. Você sabe que você deve cair calmamente e precisamente em cima de uma armadilha, saltar para o outro lado, e depois o mais e longe possível de ambas.

Drama.... Você dar esse salto e imediatamente, mas perde a precisão da superfície a seguir da primeira armadilha e, se vê agarrado a seu lado. A alguns segundos do que pode ser uma morte instantânea.

Mas Comédia... Está em você adotar a postura de "que se exploda o mundo, vou saltar essa p@#$%" mas a tempo de ver que seu impulso, lhe permite cair em pânico diretamente na boca da planta carnívora. "E faleceu".

Podendo ainda realizar esse pequeno desafio de forma simples e perfeita, mas alguns níveis mais tarde estando próximo a saída quando você subitamente é "derrotado" por uma rocha, inanimada, que cismou com sua cabeça. Ela salta para fora de um bloco de salto e bate na sua cabeça, e lá está você inconsciente. E quanto você pensa em acordar, ela bate em você novamente. De novo. E de novo. E morreu.

Essa versão de Spelunky não tem a alta definição do seu remake pago Spelunky HD, tão pouco seu modo cooperativo ou seus desafios diários. Mas ainda é primoroso pelo seu designer; um ciclo perfeito de regras e geração de situações divertidas infinitas. Gratuitamente!

Imagem

N [Site Oficial]

Os níveis em uma única tela de N são concebidos de forma a arregaçar o stick do seu controle onde você controla um pequeno ninja enviado para coletar suas quando necessário e desviar de vários obstáculos além do cenário. Um dos grandes atrativos do jogo é sua física que quando dominada é extremamente gratificante. O que só se consegue usando por pelo controle aéreo, pulos sob paredes, rampas e afins, conseguindo se catapultar a a maiores alturas, N é preciso e permeia a prática com uma repetição graciosa apenas encontrada em seu título mais recente N++ (NPLUSPLUS).

Deslizando por droids de alta tensão, lasers, mísseis guiados por calor, blocos, minas, e muito mais; há mais para aprender a dominar em N do que simplesmente evitar.

Ha a versão paga disponível chamada N++ (NPLUSPLUS), com apresentação mais agradável e música, mas N2.0 gratuito ainda tem centenas de níveis, a capacidade de assistir replays de tempos mais rápidos de outros jogadores com um clique de botão, e toda a satisfação e elementos de plataformas que uma pessoa poderia querer.

Imagem

Dwarf Fortress [Site Oficial]

Dwarf Fortress é um jogo de simulação em um reino de fantasia que se tornou famoso pelas suas intermináveis histórias, pelo confronto seus fortes, seus anões emocionalmente instáveis, em um mundo de Elfos, Duendes e Bestas Demoníacas terríveis que querem sua destruição. Um jogo famoso por sua interface obtusa, que por padrão torna os detalhes absurdo do mundo, com simples gráficos ASCII. Se você pode superar tais desafios e então o que espera por você é um jogo de gerenciamento diferente de qualquer outro, com personagens que suas unhas crescem, que choram a morte de seus animais de estimação, onde o sofrimento deles se mal administrado pode desencadear eventos que por fim destroem cidades, e que ainda sim inspiram a escrever poesia sobre a sua tristeza infinita. Mesmo que você não venha ver Dwarf Fortress como um jogo de gestão, não se anime pela sua aparência ou no seu modo roguelike de aventura, vale a pena segui-lo pelas décadas, e acredite é o projeto de um homem só mais ambicioso já feito.

Imagem

Open Transport Tycoon [Site Oficial]

Chris Sawyer foi o criador Transport Tycoon em 1994, e foi um jogo de gestão maravilhoso, com suas refinarias de petróleo, transporte de cargas e simulação de negócios. O que soava como uma piada, mas não era: é que foi um jogo incrível e jogá-lo poderia causar seu desaparecimento por horas ou dias. Se você se sentou em 1994 para ajustar algumas linhas ferroviárias e olhou para cima, momentos depois e percebeu que 21 anos se passaram, eu não me surpreenderia. Open Transport Tycoon é uma tentativa de refazer o jogo original, tanto quanto possível, mas com algumas adições que aproveitam todo o progresso tecnológico dos anos que se seguiram. Você ainda estará construindo um império de transporte, mas em vastos mapas, e em multiplayer, e com uma série de correções de bugs e enormes melhorias da AI se comparado ao original.

O melhor de tudo, OpenTTD vem com seus próprios pacotes de arte e sons feitos pela comunidade, o que significa que não requer nada do jogo original. Isso é o que faz com que de sua experiência completamente livre. Se os velhos mapas não são suficientes, você pode baixar as centenas criadas pela comunidade, muitos dos quais incluem novos elementos de arte, diretamente da própria interface do jogo. Existem mapas gigantescos que permitem lentamente colonizar a Grã-Bretanha, Europa ou a América do Norte com suas próprias redes de transporte, bem como tutoriais feitos por usuários que fazem um trabalho melhor de explicar o jogo do que o oficial.

Imagem

Samorost [Site Oficial]

Lançado em 2003, Samorost é uma aventura point-and-click que renuncia a muitas das armadilhas normais do gênero. Não há árvores de diálogo, há itens de estoque, e você não controla diretamente seu personagem. Em vez disso você resolve seus enigmas clicando e brincando na paisagem, a fim de descobrir como seguir em frente, um jogo que esbanja a alegria, beleza, e estranheza e humor que posso caracterizar como gentil desse mundo. Um universo no qual habitam personagens que vão construído seus mundos a partir de raízes de árvores, e que pode ser percorrido pilotando um foguete em forma de lata de refrigerante, e onde o progresso pode ser alcançado através de um homem que atira pedras ou por uma trompa na boca de um árvore.

A textura e o ritmo de Samorost é incomum, e que detém mais em comum com o velho, e a ficção infantil como os Moomins. Hoje há duas sequencias, mais bonitas que você pode comprar, mas o primeiro jogo Samorost ainda é maravilhoso 15 anos após seu lançamento, e você pode jogá-lo gratuitamente diretamente em seu navegador.

Imagem

Alien Swarm [Site Oficial]

Alguem aqui lembra quando Valve lançou um jogo de graça? Não estou dizendo free-to-play, apenas gratuito. Alien Swarm, originalmente era uma modificação de Unreal Tournament 2004, até que a Valve contratou a equipe por trás dessa modificação e Alien Swarm foi o primeiro jogo lançado pela Valve que não era de tiro em primeira pessoa. Alien Swarm é um jogo co-op para quatro jogadores em que você controla um personagem com visão de cima e luta contra enxames de... Aliens uai. Você tem quatro classes para escolher, sendo elas: Oficial, Médico, Armas Especiais e Tecnólogo, cada uma com características distintas, tais como hackear portas, posicionar torres, e curar companheiros, mas que se ferem em boa parte do seu tempo pelo fogo amigo...

Alien Swarm é um jogo simples e com uma campanha tendo aproximadamente três horas de duração, mas bem trabalhado como tudo Valve faz. Isso é em grande parte ao nível de design, que canaliza você e seus inimigos em pontos de estrangulamento, estandes dramáticos, e dolorosas esperas em elevadores.

Algo interessante que posso dizer é que Alien Swarm veio a se tornar um projeto de tempo livre, enquanto a equipe trabalhava em Left 4 Dead e Portal 2. Ele acabou por preparar o motor Source para outro jogo com uma perspectiva semelhante: Dota 2.


Imagem

The Dark Mod [Site Oficial]

Não se deixe enganar pelo nome. Embora originalmente tenha surgido como uma modificação total de Doom 3, The Dark Mod é um tributo independente para os jogos da série Thief. A comunidade vem criando o que hoje já é uma extensa biblioteca de níveis em uma grande variedade de missões.

Comentários

17 Dez, 2018 - 15:41

Comentários