Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Google é alvo de novas ações em sete países europeus

Ações acusam empresa de "práticas enganosas" em relação ao rastreamento de localização

Organizações de defesa de consumidores em sete países europeus moveram uma série de ações contra o Google que acusam a empresa de "práticas enganosas" em relação a suas práticas de rastreamento de localização de usuários.

As ações têm como base no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, nova legislação sobre proteção de dados da União Europeia, e foram movidas na Holanda, Polônia, República Checa, Grécia, Noruega, Eslovênia e Suécia.

Segundo a Reuters, a European Consumer Organisation (BEUC), grupo de lobby pró-consumidor que atua na Europa, indica que usuários não têm uma escolha real sobre se serão ou não rastreados pela empresa e que informações sobre o que exatamente o que o rastreamento significa não são claras.

Informações divulgadas em agosto pela Associated Press apontam que o Google ainda é capaz de rastrear usuários mesmo após a opção "histórico de localização" estar desativada. É necessário que uma segunda configuração, "atividades de web e apps", seja desligada para que o rastreamento por GPS seja, de fato, anulado.

Essa segunda opção, no entanto, vem ativada de fábrica em novos dispositivos, o que, de acordo com a BEUC, indica que o consentimento de rastreamento não é dado de forma livre pelo usuário.

As ações podem resultar em multas de até 4% do faturamento global da empresa, conforme determina o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da União Europeia.

Ouvido pela Reuters, um porta-voz do Google reforçou que a opção "histórico de localização" vem desativada de fábrica e que deixa claro que isso não previne todo o rastreamento.

A empresa indicou ainda que lerá o relatório para avaliar se pode adotar novas medidas para melhorias de controles.

Fonte: Theenemy

Comentários

27 Nov, 2018 - 23:11

Comentários

Notícias