Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Nvidia inventou nova técnica de anti-aliasing

A fabricante de placas gráficas Nvidia apresentou num documento de investigação uma nova técnica de anti-aliasing.

O anti-aliasing é um filtro aplicado sobretudo a videojogos que suaviza as linhas de uma imagem, eliminando o efeito "serrilhado" ou "escada" criado pelos pixels do ecrã. Actualmente já existem várias técnicas de anti-aliasing e normalmente as versões para PC dos jogos permitem aos utilizadores escolherem entre várias alternativas.

A nova técnica de anti-aliasing apresentada pela Nvidia chama-se Adaptive Temporal Anti-Aliasing (ATAA) e é uma evolução do Temporal Anti-Aliasing. A novidade do Temporal Anti-Aliasing foi a introdução de ray-tracing, no entanto, a técnica não era viável para os videojogos devido a transição rápida das cenas 3D que acontece nos videojogos.

Aqui está uma breve descrição do Adaptive Temporal Anti-Aliasing por parte da Nvidia:

"O nosso método foi desenhado para compatibilidade com motores de jogos convencionais e para aproveitar as forças do TAA, abordado ao mesmo tempo as suas falhas de forma inequívoca e simples. A ideia central é correr o TAA na maioria dos pixels e depois, em vez de tentar combater as suas falhas com heurísticas, produzir uma máscara de segmentação conservadora onde vai falhar e o porquê. Depois substituímos as complexas heurísticas do TAA nos pixels falhados com alternativas robustas, com uma adaptação ao conteúdo da imagem."

Na imagem que se segue consegues ver uma amostra do Adaptive Temporal Anti-Aliasing comparada com outras técnicas de anti-aliasing existentes.

Imagem

Apesar dos resultados favoráveis registados pela Nvidia, é dito que "não podemos recomendar uma ampla difusão no desenvolvimento de jogos com o desempenho actual, mas isso não é uma preocupação visto que as GPU de videojogos ainda não têm suporte para a API DXR."

A API DXR pertence à Microsoft e foi anunciada em Março de 2018. Embora os produtores de videojogos já possam experimentar o ray tracing, as placas gráficas disponíveis neste momento no mercado não têm suporte para esta novidade.

Fonte: Eurogamer

Comentários

02 Ago, 2018 - 14:46

Comentários