Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Por que as Pessoas Pirateiam Jogos

*Traduzido e adaptado por Matt Rick, especialmente para a Tribo Gamer.

*O artigo é um conjunto de opiniões e não foi feito para defender a pirataria, mas sim para entende-la.

Para um assunto tão importante, é terrível que nós não possamos ter uma discussão saudável. Tudo sempre termina em uma guerra entre quem é contra e quem é a favor, e no fim, a discussão não chega a lugar algum.

Neste artigo temos opiniões de diversos piratas e ex piratas ao redor do mundo sobre esse assunto.

''A razão para a pirataria ser tão popular é que para muitos, essa é a única maneira de conseguir jogos...''

As primeiras opiniões são de quem rouba jogos sem peso na consciência:

Pessoas pobres devem poder aproveitas jogos, música, filmes etc, assim como qualquer um.

Ninguém deveria ter acesso negado a algo digital que não pode comprar.


(Ênfase no ''digital'', isso não se aplica em uma Ferrari)

Concordo que eu não deveria piratear, mas minha situação é complicada e jogos são o meu principal meio de me divertir, além de perturbar minha esposa. A pirataria veio para ficar e não causa tanto impacto quanto as pessoas dizem, eu ainda vou continuar pirateando jogos.


O que as pessoas não entendem é que a pirataria não é feita por mal ou com o intuito de destruir a indústria dos jogos, ela é feita por causa da pobeza.

Pirataria é tão popular porque é a única maneira que muitos tem para conseguir um jogo. Muitos gamers por ai sabem o quão bom é sentar no sofá e relaxar após um dia estressante de trabalho mal remunerado. Por terem dinheiro somente para as necessidades essenciais acaba não sobrando nada para a diversão, por isso pirateiam filmes, músicas e jogos.


Eu tenho 17 anos e sim, pirateio jogos. Por quê ? Sinceramente, é porque não tenho dinheiro e não posso trabalhar pois gasto todos os meus dias estudando para entrar numa faculdade e me sair bem por lá. Jogo duas horas por dia no meu Xbox 360 desbloqueado.


Aqueles que usam a pirataria como desculpa para um ''Eu vou comprar se eu gostar'' deviam para de mentir para si mesmas e apenas encarar o fato que eles simplesmente querem jogar o jogo sem pagar por isso. Eu sou uma dessas pessoas que só quer jogar um The Witcher 3 sem pagar, porque eu sou um otário e tenho coisas melhores para investir meu dinheiro. Não me entenda mal, eu adoraria pagar pelos meus jogos e jogar online no BF4 ou GTA V, mas de graça é mais gostoso.


Imagem

''Tem alguns jogos que eu não posso obter legalmente''

Agora veremos os argumentos dos usuários de emuladores e de gamers de jogos clássicos:


Eu pirateava, porém não faço mais isso, ao menos não como as outras pessoas fazem. Eu uso jogos piratas para emulação, estes jogos não estão mais disponíveis para venda (que seja original e não usado) ou nunca forám lançados nas Americas.

Eu não vejo pirataria como um problema se a compra do jogo não for render dinheiro diretamente ao desenvolvedor. Compra de jogos antigos só rende dinheiro para pessoas que estão revendendo jogos usados.


Eu pirateio jogos que não estão sendo vendidos oficialmente no meu país. Sou um grande fã de RPG japoneses, e como boa parte deles só foram lançados no Japão, eu também os pirateio.

Eu quero pagar os desenvolvedores, eu quero mostrar meu amor por suas obras, mas não posso fazer isso se eles não lançam os jogos no Ocidente.

Além disso, mesmo que eu importe o jogo, ele virá em japônes, enquanto que meus jogos piratas vem com traduções não oficiais para inglês.


Tem jogos que eu não posso obter legalmente, como Suikoden 2, mas considerando que ele é velho e só tem cópias usadas por ai que ainda por cima são bem caras, eu acabo pirateando mesmo.

Eu não considero pirataria, já que mesmo que eu compre na internet, o dinheiro não vão chegar nas mãos dos desenvolvedores originais.


Tive apenas dois jogos originais, Impossible Creatures e Black & White 2, recentemente lembrei deles e resolvi comprar novamente para relembrar os velhos tempos. O problema é que a Amazon não opera na Suécia, então tive que pirateá-los para poder jogar os jogos que já comprei no passado.



Eu pirateio principalmente para emulação de velhos consoles. Todos os jogos que eu jogo nem são mais vendidos, então como isso pode ser algo ilegal? Eu não entendo porque eu deveria me contentar com relançamentos e deixar apenas na memória os jogos que não são relançados.

Se eu comprar uma cópia usada, como isso irá ajudar os desenvolvedores?


Imagem

''Jogos são muito caros no meu país''

Agora veremos opiniões daqueles que moram fora dos Estados Unidos e dizem que jogos são caros demais em seu país:


Eu moro num país de terceiro mundo (Ethiopia) e aqui não há plataformas com Steam. Então minha única opção é piratear, mas faço isso com peso na consciência.

Meu primeiro jogo fo Child of Light e me senti muito mal por não ser capaz de dar suporte aos desenvolvedores. Gostei tanto do jogo...


Pirataria fez parte da minha infância aqui no Brazil, as coisas aqui são muito caras, caras mesmo. Piratear jogos aqui é quase uma lei.


Eu moro no Kenya e a pirataria aqui é um estilo de vida. De filmes à jogos e até mesmo livros, é a única maneira de ter algo.


Nota do tradutor: O artigo original é muito longo, a partir daqui vou apenas resumir o assunto.

''Eu só não pirateio porque não sei''

Baixar, crakear, instalar e tomar muito cuidado para não baixar algo falso com vírus. Não é uma ciência, mas é difícil para alguns, e eles dizem que esse é o motivo de não piratearem nada.

''Eu pirateio porque a empresa não merece''

Sempre tem uma polêmica no mundo dos jogos, como downgrades ou micro transações, isso é usado como desculpa para piratear.

''Eu já paguei por isso um dia''

Muitos baixam jogos que já compraram no passado pois seu console ou cd não existem mais depois de tanto tempo.

''Tudo quebra com o tempo''

Nada é eterno, muitos dizem que a pirataria é um meio de salvar conteúdo digitalmente.

Nota: Eu, Matt Rick só fui capaz de rever certos desenhos da minha infância porque estavam disponível para baixar, caso contrário eles iriam ficar apenas nas minhas memórias.

''Quando baixo um jogo pirata, quero saber se vai rodar bem no meu computador''

Jogos são caros e comprar um jogo que não roda bem é terrível, mas isso não é mais desculpa para piratear já que temos sistemas de reembolso e nos consoles temos vários jogos com demos disponíveis.

''Agora que estou mais velho e trabalho, eu compro meus jogos''

Só porque você pirateava jogos, não significa que deve continuar fazendo isso. Muitas pessoas compartilham da mesma história, pirateavam jogos quando eram adolescenetes e agora que começaram a trabalhar trocaram os terrents pela Steam.

"Eu ... vou suportar essa vergonha até o meus últimos dias ..."

Para alguns, não foi suficiente simplesmente acabar com os seus hábitos de roubo. Aqui está um bom exemplo de quão complexa a discussão sobre pirataria é (ou pode ser): esse cara sabe dos efeitos da pirataria. E sente muito por todos os danos que ele causou.

Eu sei que pessoas como eu causaram o novo modelo pay-to-play. Micro transações e afins. Se o seu público não quiser comprar até ficar viciado, é uma transição muito lógica. Eu aceito isso, e suportarei essa vergonha até meus últimos dias.


Conclusão:

Precisamos entender as razões e as circunstâncias que levam as pessoas à piratear algo e ter uma abordagem mais sutil para resolver essas questões. A pirataria nunca vai acabar, porém pode ser diminuída trazendo o entretenimento tanto antigo quanto novo de um modo acessível legalmente e por um preço que esteja de acordo com a economia do país.

Fonte: Kotaku

Comentários

28 Jun, 2018 - 20:06

Comentários