Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Projeto brasileiro será testado na Estação Espacial Internacional

No ano passado, a NASA escolheu um projeto científico criado por estudantes brasileiros para ser experimentado na Estação Espacial Internacional (ISS). O escolhido, de autoria de estudantes de 12 a 13 anos de idade, que são alunos dos Colégio Âncora e Dante Alighieri (de São Paulo), produz "cimento espacial", que usa plástico feito de cana-de-açúcar, visando o uso do material em construções espaciais do futuro.

O material será, então, enviado à ISS em lançamento da SpaceX que ocorre na próxima sexta-feira (29), sendo trazido de volta à Terra depois de quatro a seis semanas para análise dos resultados. O grupo de alunos reuniu cerca de R$ 20 mil para garantir a viagem de uma das estudantes a Washington, nos EUA, para a apresentação do projeto (que acontecerá na quinta-feira, dia 28).

Imagem

A ideia é descobrir como a microgravidade afeta o processo de endurecimento do cimento mesclado com o plástico e água. Os estudantes acreditam que o material se comportará de maneira similar a como acontece na Terra e, caso seja isso mesmo, a NASA pode ter em mãos um novo meio de fazer construções espaciais, de olho em missões exploratórias de longo prazo — como acontecerá em Marte, por exemplo.

Na ISS, o estudo será conduzido por um astronauta da agência espacial, simultaneamente à realização dos mesmos experimentos aqui na Terra. Então, quando o material levado ao espaço retornar, será possível comparar os resultados.

Fonte: Canaltech

Comentários

27 Jun, 2018 - 16:40

Comentários