Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Garanta sua Key: Riffstation Pro



Ótimo visual e funções muito bem organizadas. Realmente é bem superior do que uma revistinha de cifras, mas não chega a ser perfeito. Para utilizar os recursos de isolamento de áudio de um modo eficaz, é bom gastar um tempo quebrando a cabeça no aplicativo.


Se você é daqueles que adora tocar guitarra ou violão, seja profissionalmente ou por lazer mesmo, com certeza já se deparou com a seguinte pergunta: "Quais os acordes dessa música?" Essa é sempre uma dúvida constante, principalmente para os novatos de plantão. Na maioria dos casos a solução recorrida é apelar para as revistinhas de cifras, eternamente encontrada nas bancas de todo país.

Porém, o que acha em deixar de lado esse velho costume e descobrir os acordes das músicas de seus artistas favoritos através de um programa para ser instalado em seu PC? Essa é a proposta do Riffstation, fazer com que você saiba todos os acordes tocados na canção e, além disso, permite criar riffs (aquela parte da guitarra que não sai da cabeça, um bom exemplo é o começo de "Satisfaction", dos Rolling Stones) sem necessitar plugar o instrumento no computador.

Imagem

Instalação e interface

Não tem nenhum segredo para instalar, nem necessita de softwares adicionais para utilizá-lo. Em relação à interface, geralmente este tipo de programa é cheio de funções e muitas vezes confundem a cabeça do usuário. Isso não ocorre com o Riifstation, traz um visual muito bem elaborado, bonito e com funções objetivas, tudo fica bem organizado aos olhos do usuário.

Como funciona?

O aplicativo age da seguinte forma, você carrega uma música (MP3, WAV, OGG, FLAC, WMA ou M4A) de sua escolha em "File &rt; Open Audio File" e aguarda uns instantes enquanto ele decifra os acordes da canção. Assim que pronto, uma barra waveform (aqueles gráficos de frequência de áudio, quase um monitor cardíaco) surge e assim já é possível usufruir dos recursos que o programa traz.

Disposição das funções

Note que acima da tela é onde fica o som carregado, na parte de baixo aparecem os controles básicos de play, pausa, avançar, voltar e stop. Na parte do meio é onde ficam os três controles principais, sendo o da esquerda para ajuste de tempo, da direita para alterar o pitch (frequência do som, mais grave deixa com voz de ogro e mais agudo parece um esquilo) e o do centro para controlar o estéreo ou mono da música.

É nessa parte do meio que é possível isolar o lado direito ou esquerdo do som, assim como criar riffs e visualizar os acordes da canção em tempo real, não só mostra os nomes dos acordes, mas sim o desenho dele no braço do instrumento. Ou seja, mesmo se você não souber de qual acorde se trata, ainda assim pode aprender o tal acorde e sair tocando o som.

Imagem

Como ver os acordes?

Para isso é simples, carregue uma música e, na parte do meio da interface, vá em "Chord Viewer". Dê o play e observe os acordes se alternando, o quadro à esquerda mostra todos os acordes identificados na música e na direita apresenta um dicionário de acordes para você explorar seus horizontes musicais.

Outras funções

Além dessa mágica de mostrar os acordes da canção em gráfico e em tempo real a medida que o som toca, também é possível isolar qualquer parte da canção em "Jam Master", onde "Width" é a presença do mono ou estéreo, "Separation" para nitidez e "Filter" para adicionar camadas graves ou agudas no som.

Uma dica é literalmente abusar do uso destes controles para se ter idéia de como um deles age, até porque isso varia de acordo com o som previamente carregado. Uma gravação antiga, em sua maioria mono, terá um tratamento e regulagens diferentes de um som mais moderno.

Imagem

Por último, apresenta a função "Riff Builder". Trata-se de um criador de riffs a partir da escolha de acordes diferentes ou iguais em cada banco (1 ao 16). Este mesmo sistema funciona para o "Song Builder", mesmo sistema, porém você cria uma música e não um simples riff.

LINK:

https://goo.gl/bHhgrm

O passo a passo é simples no site da empresa.

Espero que gostem (ou não)! :-)

Fonte: Riffstation

Comentários

21 Mai, 2018 - 09:51

Comentários