Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

[COLUNA] Perdas De Exclusivos Ou Tendência?

Salve, gamers! Beleza? Gostaria de colocar aqui uma reflexão sobre um assunto que está mexendo com a comunidade gamer nos últimos dias, principalmente com o ânimo de alguns causando as famosas "tretas" entre os fanboys das plataformas "hardcore"da atualidade, que foi a perda de alguns exclusivos do PS4 para o Xbox One.

Afinal de contas, foi perda mesmo? Ou será que estamos vendo uma tendência do mercado que é reflexo de custos e necessidade de lucro por parte das desenvolvedoras?

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que todas as referências aqui em relação à vendas, na sua maior parte são relatórios liberados pela NPD Group com análise de mercado dos EUA, que é o maior mercado consumidor de games e que sempre foi usado por praticamente todos que fazem parte da indústria em suas diferentes facetas. Convido a você para enxergar aqui não como verdade absoluta, mas sim como uma "direção" para a nossa discussão, até porque com relação à vendas, a Microsoft de forma generalizada não divulga números oficiais (em se tratando de hardware).

Também quero dizer que como jogador, as vendas em si não me importam, mas para uma pequena análise de tendência de mercado e seus reflexos é um fator importante que influencia muitas vezes diretamente o que iremos jogar ou não e é exatamente esse o ponto da discussão que proponho nesse artigo.


Falando um pouco do pequeno notável, Nintendo Switch

Acredito que muitos jogadores atuais, em algum momento, tiveram sua história gamer com a Nintendo e é fato que comercialmente falando, em se tratando de consoles, a "Big N" já não chamava mais a atenção do público "console hardcore". O Nintendo Wii U, apesar de grandes jogos exclusivos da Nintendo principalmente, não foram suficientes para despertar e/ou manter o interesse dos gamers pela plataforma, visto que o apoio dos desenvolvedores terceiros foi bem pequeno e assim causando uma quantidade de jogos bem menor do que os outros consoles.

Em março de 2017 foi lançado o Nintendo Switch que apesar da sua inferioridade de hardware e preço de U$ 299.99, sendo mais caro em média 50 doláres em relação aos concorrentes numa geração que se iniciou lá em novembro de 2013, o seu conceito híbrido somado a jogos anunciados e/ou lançados no seu lançamento ou próximo, impulsionaram para uma grande popularidade e atualmente um verdadeiro sucesso de vendas.


Imagem

Entendo um pouco desse sucesso de vendas que muitos parecem ignorar, estamos falando aqui, com base no que a própria Nintendo declarou no seu relatório financeiro final de janeiro de 2018:

O Nintendo Switch somou 14,86 milhões de unidades vendidas pelo mundo até dezembro de 2017. O aparelho teve seu lançamento em março de 2017.


Bastaram nove meses para o Nintendo Switch superar as vendas totais do Wii U, seu antecessor. O Wii U vendeu apenas 13,56 milhões de aparelhos. Ele chegou às lojas em novembro de 2012.

Vários jogos anunciados e/ou lançados tem ganhado espaço na plataforma: Doom, Skyrim, Wolfenstein II, LA Noire, Outlast, Darksouls Remastered, Fe, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, para citar alguns. E tudo isso com praticamente um ano de vida.

Falando um pouco do monstro, Xbox One X

O mais recente console da Microsoft lançado oficialmente em novembro de 2017 com preço de U$ 500,00 e conhecido anteriormente como "Project Scorpio" é dito pela própria MS como um produto premium, sendo o console mais poderoso disponível e de acordo com a crítica internacional/mídia especializada:

O Xbox One X roda as melhores versões dos games multiplataforma e exclusivos de Xbox One. As imagens têm maior resolução, mais detalhes e cores mais naturais. E os tempos de carregamento são menores. E tudo isso num console menor que o Xbox One S.


Imagem

Recentemente tivemos um vídeo comparativo divulgado pela Digital Foundry que Far Cry 5 , um dos maiores lançamentos desse ano de 2018 com seu mundo aberto, rodando em resolução 4k nativa, algo que muitos diziam antes do console ser lançado que não seria possível: "Não vai rodar em 4k nativo". Temos outros jogos que rodam também, mas Far Cry 5 tem se mostrado para muitos impressionante.



No aspecto de vendas, a Microsoft não divulga há algum tempo o número de unidades vendidas mas temos algumas pistas/informações através da mídia especializada internacional com relatórios do NPD Group que nos dá uma direção que a marca Xbox e o console Xbox One X estão indo muito bem nesse momento no mercado.

Em novembro do ano passado, com o tradicional feriado de Ação de Graças e Black Friday no mercado americano, apesar da plataforma PS4 (standard e modelo Pro) ter vendido mais em número de unidades, a plataforma Xbox One (modelos S e X) teve maior valor em doláres, além de ter sido descrito tanto para PS4 como Xbox One como o melhor mês de vendas das plataformas desde seu início em 2013.

Em dezembro de 2017 assim como em novembro, tivemos a liderança em vendas do Nintendo Switch, porém em unidades vendidas houve uma inversão com Xbox One em segundo e PS4 em terceiro.

Foi divulgado também em janeiro de 2018 que as três plataformas venderam mais uma vez muito bem, a diferença entre Nintendo Switch (primeiro lugar) e Xbox One (terceiro lugar) foi de apenas 3%!

No final de janeiro de 2018 tivemos alguns dados divulgados pela própria Microsoft no seu último balanço financeiro que destacou o período fiscal de 01/10/2017 até 31/12/2017:

A divisão de games no geral da Microsoft cresceu 8% , com aumento em 14% das vendas de hardware impulsionadas pelo lançamento do Xbox One X, falando especificamente de software e serviços crescimento de 4% e uma base de assinaturas ativas mensais na Xbox Live de 59 milhões. Segue abaixo em imagem trecho da apresentação com as informações da própria Microsoft.

Imagem

Falar tanto de vendas, qual é o ponto?

O ponto é que temos um mercado hoje competitivo com uma base grande de jogadores independente da plataforma disponível para as desenvolvedoras poderem colocar seus jogos e serviços para uma clientela cada vez maior.

Por isso não é nada surpreendente vermos jogos como Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, Hellblade e No Man’s Sky (e o recente Spyro Reignited Trilogy e Fear Effect) com seus anúncios recentes com versões para a plataforma Xbox One.

Imagem

Acredito que uma parte considerável do barulho e incômodo que tem acontecido com os "fanboys" se insultando é também pelo fato de que as versões posteriores que chegarão ao Xbox One X rodarão a melhor versão disponível, no caso de Hellblade, temos inclusive nesse momento uma diferença de preço considerável, sem assinaturas (Live Gold ou PSN Plus), no Xbox o jogo sai por R$ 59,00 em sua pré-venda e no Playstation 4 por R$ 91,00.

Apesar das diferenças técnicas e/ou preço, acho que devemos começar a perceber o movimento do mercado das desenvolvedoras. Mesmo com as particularidades e capacidades de cada plataforma, as desenvolvedoras possuem um mundo de possibilidades e consumidores que não podem ser ignorados, pois assim elas aumentam suas chances de vendas. Com esse movimento de mercado, teremos uma indústria cada vez mais saudável e com liberdade criativa para seus desenvolvedores, resultando em mais jogos para nós.

E quem ganha no final de tudo isso, somos nós gamers.


Não se surpreenda se tivermos vindo por aí Nier Automata ou Nioh, os dois jogos também não estão no site oficial da Sony com a tarja oficial "Only On Playstation". Vamos aguardar e ver os movimentos desse mercado que promete diversão para muita gente.

Imagem

Vou ficando por aqui, obrigado por participar comigo nessa reflexão dos últimos dias com esses jogos que estão chegando ao Xbox One e talvez demonstrando cada vez mais novas possibilidades. Me siga no Twitter, mande sua mensagem.

Grande abraço gente! Até a próxima!

Gamertag: felicitybrazil

Fonte: Xpgg

Comentários

05 Abr, 2018 - 15:54

Comentários