Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Steam habilita função de pre-caching para reduzir tempos de carregamento em games

Imagem

A Valve implementou um recurso de pre-caching dos shaders na Steam para acelerar os tempos de carregamento de jogos que usem as APIs Vulkan e OpenGL. Além disso, o recurso pode diminuir a quantidade de stuttering — aquelas travadinhas ocasionais — que acontecem durante o gameplay, especialmente em jogos de mundo aberto.

O usuário pode ativar ou desativar o recurso através do menu de configurações da Steam, na aba "shader pre-caching". O recurso ainda está sendo testado na versão beta da plataforma e já vem ativado por padrão.

Dentro do menu, é possível conferir a quantidade de dados que estão guardados em cache para ser usados com esse recurso. De acordo com o site Guru3D, porém, ainda não há indícios de o recurso esteja implementado em muitos jogos em Vulkan e OpenGL.

Testes feitos pelo site não apresentaram diferenças significativas em Doom e Wolfenstein, e sequer tiveram dados computados na contagem de MB em pre-cache no menu da Steam.

Este recurso já é algo que tanto a AMD quanto a Nvidia utilizam em seus próprios drivers. Os software GeForce e Radeon são programados para fazer um pré-carregamento dos shaders na primeira vez que o jogo é iniciado. Estes dados são reutilizados nas próximas vezes que o usuário rodar aquele determinado jogo.

"Quando possível, e dependendo do suporte de hardware e de driver, a Steam posso baixar shaders pré-compilados para sua placa de vídeo específica. Isso reduz os tempos de carregamento e o stuttering in-game durante as primeiras inicializações de games baseados em OpenGL e Vulkan em hardware que forem suportados. Este recurso pode usar uma pequena quantidade de largura de banda adicional, pois a Steam faz upload do uso de shaders e o analisa após cada vez que o jogo é rodado".

- Descrição de patch da Steam

Fonte: Adrenaline

Comentários

14 Dez, 2017 - 12:00

Comentários