Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

17 games indie que você pode ter deixado passar em 2017

Pronto para aproveitar suas férias de fim de ano?

O ano de 2017 foi repleto de grandes lançamentos na chamada indústria AAA. Horizon Zero Dawn, Halo Wars 2, The Legend of Zelda: Breath of The Wild, Assassin’s Creed Origins, Super Mario Odyssey são apenas alguns dos nomes que você deve ter ouvido nos últimos meses. Nesta lista, entretanto, queremos chamar sua atenção para outros lançamentos: os dos estúdios independentes.

Alguns games indie se destacaram ao longo do ano, como é o caso do simbólico e tocante Hellblade Senua’s Sacrifice, do estúdio Ninja Theory, lançado em agosto para PlayStation 4 e PC, e o carismático e desafiador Cuphead, do estúdio MDHR, lançado em setembro para Xbox One e PC. Por este motivo, selecionamos 17 games independentes lançados em 2017 que você pode ter deixado passar -- ou que talvez você já conheça, mas que merecem ser relembrados. Caso tenhamos deixado algum de fora, aproveite a sessão de comentários para deixar sua recomendação.

A Hat in Time (PlayStation 4, Xbox One e PC)



Desenvolvido pelo estúdio dinamarquês Gears for Breakfast, e posteriormente distribuído pela Humble Indie Bundle, A Hat in Time bebe da mesma fonte de games de plataforma como Banjo-Kazooie e Super Mario 64. Você é uma garotinha pelo espaço à procura de ampulhetas de combustível perdidas em diferentes mundos, os quais se modificam no decorrer do jogo trazendo uma experiência divertida e única a cada partida. A Hat in Time é uma experiência cativante, com controles precisos e que garante bons momentos de diversão.

Absolver (PlayStation 4 e PC)



O jogo de luta da francesa Sloclap tem um sistema de combate mano a mano que combina posturas diferenciadas, combos personalizáveis e golpes variados. Por meio do Deck de Combate é possível criar ataques exclusivos em uma comunidade de mundo aberto onde você pode encontrar outros jogadores, ou mesmo jogar sozinho se assim preferir.

Battle Chasers: Nightwar (PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC)



Inspirado nos quadrinhos de mesmo nome criados por Joe Madureira na década de 1990, o RPG da texana Airship Syndicate começou como uma campanha de financiamento coletivo em 2015. Com um ar nostálgico e que lembra muito as jogatinas de RPG de mesa, Battle Chasers: Nightwar tem combate tradicional por turnos, mapas gerados aleatoriamente repletos de calabouços e inimigos e muitas missões que rendem boas horas de diversão.

Bendy and the Ink Machine (PlayStation 4, Xbox One e PC)



As lembranças mais graciosas dos antigos desenhos animados serão corrompidas em Bendy and the Ink Machine, game de terror da TheMeatly Games. Aqui você é Henry, um cartunista que decide visitar o estúdio de animação de um velho amigo. Ao chegar no local abandonado, Henry se depara com o que parece um ritual oculto com personagens dos cartoons ali produzidos. É o tipo de experiência que te faz repensar os critérios de "fofo" e "aterrorizante" em uma única jogatina.

Dead Cells (PC)



Dead Cells, do estúdio francês Motion Twin, mistura os gêneros roguelike e metroidvania. Pode parecer difícil à primeira vista, pelo caráter desafiador e por não apresentar checkpoints. Mas todo o dinamismo e possibilidade de evoluir fazem com que a experiência não se torne frustrante. Morra, aprenda, repita o processo.

Divinity Original Sin II (PC)



A continuação da aclamada série de RPG da desenvolvedora belga Larian Studios conseguiu se consagrar no coração dos fãs ainda mais que o primeiro game. Divinity Original Sin II ultrapassou a meta de arrecadação no Kickstarer em menos de 12 horas, chegando a quase US$ 2 milhões arrecadados. Este mundo de fantasia medieval oferece liberdade ao jogador, compromisso na criação do personagem -- e o que suas escolhas acarretam -- e combates recompensadores. Divinity Original Sin II é considerado por muitos um dos melhores RPGs já criados.

Hob (PlayStation 4 e PC)



A Runic Games, desenvolvedora por trás do RPG de ação Torchlight, anunciou o fim das operações recentemente. Antes de ser fechado, entretanto, o estúdio norte-americano apresentou Hob, game de aventura que mistura um mundo contrastante de natureza e máquinas e que foca na exploração. A interação sem diálogos acontece entre amigáveis fadas e criaturas ameaçadoras, enquanto você descobre os mistérios que cercam um planeta em perigo.

Hollow Knight (PC e Nintendo Switch)



O estúdio australiano Team Cherry criou um mundo de insetos gracioso e sombrio ao mesmo tempo em Hollow Knight. O game segue a linha metroidvania com belíssima arte 2D feita a mão, onde você explora cavernas e combate inimigos no mais puro sentimento de exploração e desafio. Vale mencionar aqui o trabalho impecável de trilha sonora e narrativa.

Last Day of June (PlayStation 4 e PC)



"O que você faria para salvar quem você ama?" é a questão que o estúdio italiano Ovosonico levanta em Last Day of June. Belíssimo, íntimo e extremamente tocante, o jogo te coloca na pele de Carl, que acaba de perder sua amada June. Enquanto revive as últimas horas de vida de June, você se encontrará imerso em uma história que fala de perda, mas acima de tudo retrata o amor. Sugiro jogar com algumas caixinhas de lenço ao lado (depois não diga que não avisei).

Night in the Woods (PlayStation 4, PC e ganhará versão mobile em 2018)



A história da gata Mae Borowski é repleta de diálogos inteligentes e mistérios envolvendo recomeços, mazelas da vida a adulta e jornadas de autoconhecimento. Night in the Woods, do estúdio Infinite Fall, apresenta uma aventura em plataforma divertida, com boa trilha sonora e personagens cativantes na cidade antropomórfica de Possum Spring. Você pode ler o review completo do game aqui.

Old Man’s Journey (PC, iOS e Android)



Old Man’s Journey é um game rápido, com pouco mais de uma hora de duração, mas tempo suficiente para emocionar mesmo os corações mais durões. Como o próprio nome sugere, o jogo do estúdio austríaco Broken Rules acompanha a jornada de um simpático senhor em busca de memórias. O gameplay acontece por meio de puzzles pelos cenários com estilo de arte desenhado à mão, que rendeu a Old Man’s Journey o prêmio de Melhor Arte do Big Festival 2017.

Pyre (PC e PlayStation 4)

Pyre é o RPG de ação da Supergiant Games, mesmo estúdio de Bastion e do belíssimo Transistor. Nele, você lidera um grupo de exilados que competem nos Rites, uma série de desafios antigos nos quais o objetivo é extinguir a chama sinalizadora de seus adversários. Nenhum progresso é perdido, uma vez que o game não apresenta "game over". A narrativa oferece diferentes bifurcações garantindo uma experiência pessoal e única para cada jogador.

Rime (PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC)



O jogo de puzzle e aventura do estúdio espanhol Tequila Works foi revelado pela primeira vez na Gamescom 2013, mas só conseguiu ver a luz do dia este ano. Em Rime, você é um garotinho que acorda em uma ilha misteriosa após uma terrível tempestade. Na companhia de uma raposa que serve como guia, você explora o local repleto de animais selvagens e ruínas esquecidas. Uma experiência simples, mas deliciosamente imersiva.

Ruiner (PlayStation 4, Xbox One e PC)



Temática cibernética e entraves com uma sociedade corrompida compõem Ruiner, game do estúdio indie Reikon Games, publicado pela Devolver Digital. O shooter com visão superior exige reflexos rápidos para os combates e conta com diversidade de armas e movimentos para ataque e defesa. Uma jornada tecnológica na busca de sobrevivência que, em muitos pontos, lembra bem o clima e jogabilidade do já citado Transistor.

SteamWorld Dig 2 (PlayStation 4, PS Vita, Nintendo Switch e PC)



SteamWorld Dig 2 tem um ritmo divertido de gameplay que mistura exploração, puzzles e combates. O game é uma continuação do original de 2013, lançado pelo estúdio sueco Image & Form Games, mantendo a mesma estrutura metroidvania com ação-aventura, mas apresentando novos lugares e estrutura não-linear. O objetivo é explorar cavernas em busca de engrenagens e outros itens raros afim de melhorar habilidades.

Tacoma (Xbox One e PC)



Mantendo a excelência de uma experiência narrativa como Gone Home, o estúdio norte-americano Fullbright apresentou em 2017 Tacoma. A aventura se passa a bordo de uma estação espacial de alta tecnologia, onde você precisa explorar cada detalhe do cenário para descobrir informações sobre a tripulação e o que aconteceu com o local abandonado. O game apresenta um sistema de memórias, no qual você pode recriar cenas do passado para tentar ligar os fatos ao presente. Neste mundo de descobertas, é você quem controla o ritmo da história.

What Remains of Edith Finch (PlayStation 4, Xbox One e PC)



Edith é a única integrante viva da família Finch. Enquanto explora a enorme residência dos Finch em uma coleção de contos que narra o último dia de vida de cada parente, ela se depara com mistérios, dúvidas e as singularidades dos antigos moradores. What Remains of Edith Finch é uma experiência de exploração que te leva a conclusões não imaginadas. Seguindo a linha de experiências narrativas, como o citado o acima Gone Home, o game da californiana Giant Sparrow tem jogabilidade simples, mas certeira em segurar a atenção do jogador até o último segundo.

Menção honrosa: Little Nightmares (PlayStation 4, Xbox One e PC)



Apesar de ser distribuído por uma grande publisher, como a Bandai Namco, Little Nightmares nasceu na produtora sueca Tarsier Studios. No game de aventura com elementos de plataforma e puzzle você controla a garotinha Six. E o que não faltam são cenários tenebrosos e situações de fazer as mãos suarem frio. Uma aventura sombria pelas entranhas de um navio repleto de mistérios, bizarrices e angústias características dos pesadelos de infância.

Fonte: Br/Ign

Comentários

04 Dez, 2017 - 10:50

Comentários