Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Fortnite: o Minecraft cartunesco da Epic Games

Fortnite, o jogo mais recente da Epic Games, é um shooter em que você pode esperar até o anoitecer para defender sua fortaleza de ataques, ou pode se aventurar para fora da proteção de suas paredes para enfrentar hordas de criaturas assustadoras.

Fortnite é um jogo de defesa em que você precisa reforçar sua base contra as hordas de inimigos que se aproximam, planejando estratégias durante o dia e testando-as depois do anoitecer.

Fortnite é um jogo de construção em que você vagueia por um mundo gerado aleatoriamente, recolhendo materiais que podem ser usados para criar qualquer coisa que imaginar.

"Fortnite é um jogo que estamos fazendo para os jogadores", disse Cliff Bleszinski, da Epic, quando o jogo estreou na Comic-Con de San Diego nesta semana. A frase é um lugar comum nessa indústria, mas é a primeira vez que a frase "para os jogadores" engloba todos os jogadores, de uma vez só.

A produtora do jogo, Tanya Jessen, define Fortnite como um sandbox de sobrevivência cooperativo, um rótulo bastante simples para o mais ambicioso projeto já criado pela Epic. É um jogo em que jogadores se encontram dentro de um mundo gerado aleatoriamente e cheio de criaturas bestiais que, como Cliff definiu durante o painel, "são famintos por vida". Você seus amigos precisam explorar o mundo em busca de materiais, criar fortalezas elaboradas e rezar para que elas sejam boas o bastante para manter os monstros para fora quando a noite cai.

Para a nova geração de fãs, é algo completamente diferente de tudo que já viram ser feito pela empresa de Gears of War e Unreal.

Mas as bases dos shooters da Epic estão presentes em Fortnite. Durante o painel, o estúdio exibiu uma série de vídeos mostrando a evolução da besta, uma das muitas armas disponíveis no jogo. Utilizando materiais encontrados por aí, você será capaz de atualizar a arma para que ela dispare três tiros de cada vez, ou com munições eletrificadas. Ou, o mais impressionante, uma munição que atira uma corda, para que os jogadores possam chegar a terrenos mais elevados.

Imagem

Então existe alguma coisa de shooter por aqui. Quando a noite chega ou durante as excursões pelas as florestas para reabastecer os estoques da fortaleza, esse tipo de jogador vai ser importante para manter o inimigo à distância. Eles vão ser úteis na hora de lutar contra criaturas como o troll, um bicho pequeno e horrível que Cliff descreveu como sendo "uma manifestação de tudo o que eu odeio na internet."

Essas criaturas minúsculas podem andanr em qualquer superfície, abrindo portais para os inimigos mais poderosos onde quer que estejam. Não adianta construir fortes verticais, pois eles podem andar pelas paredes. E em qualquer lugar que eles podem andar, eles podem criar portais. Em grandes grupos, eles podem inclusive fundir seus portais em um portal maior. Como Cliff sugeriu durante o painel, é uma espécie de goatse (não vou explicar o que é goatse, e não recomendo que vocês busquem uma explicação no Google).

Esses trolls também podem tentar roubar qualquer coisa que não esteja pregada no chão, inclusive as recompensas que outros jogadores conquistarem. Quando eles estão carregando objetos grandes, porém, eles não podem abrir portais. Por isso cabe aos jogadores decidir o quão importante esses itens e equipamentos realmente são para suas estratégias.

Os fãs de shooters podem proteger o forte, que serão construídos por jogadores mais aptos a criar do que destruir. Vimos um vídeo de um personagem feminino indo para as ruas e derrubando árvores para colher madeira. Quando colheu material o suficiente, ela abriu um projeto de construção na sua frente e começou a materializar estruturas do absoluto nada. Paredes, pisos, portas e janelas. Primeiro, nós vimos fortificações decrépitas que os monstros podem destruir facilmente. Depois, estruturas mais resistentes e complicadas: escadas, arcos, etc. As criaturas destruiram isso também. Finalmente, ela vai para a cidade, coleta concreto de um prédio desabado e cria uma enorme fortaleza de pedra que sobe até os céus.

Isso tudo acontece em um mundo colorido com estilo de desenho animado, que Jessen descreveu em uma entrevista após o painel como uma mistura de Tim Burton e Dreamworks.

"Quando começamos a trabalhar no jogo, estávamos indo para algo no estilo de The Road ou The Walking Dead", disse Cliff à plateia. "Isso começou a nos deprimir. Você não quer colocar uma arma na sua boca depois de jogar um jogo como esse."

Em vez de se matar, a equipe decidiu partir para estilos mais coloridos e cartunescos.

Imagem

E esses artistas não estão fazendo só a arte do jogo, graças a um recurso da Unreal Engine 4 chamado Blueprint, que monta os elementos do jogo e o design de fases como se fossem blocos de construção bastante intuitivos. Durante a entrevista, Cliff me disse que seus artistas estão criando novos minijogos todos os dias. Um deles até conseguiu fazer o relógio no prédio da praça da cidade, um dos muitos cenários gerados aleatoriamente, mostrar as horas corretamente.

Se um artista pode criar facilmente, imagine o que os modders poderão fazer? Eu tenho até medo. Fortnite é um jogo que foi criado exclusivamente para o PC (embora outras plataformas não estejam fora de questão no futuro). "A próxima geração está aqui" disse Cliff. "Esse é um PC de alto nível."

Mas um PC de alto nível não será exigência para jogar Fortnite. A Unreal Engine 4 é a tecnologia mais escalável da Epic até hoje, permitindo que os desenvolvedores adaptem suas experiências para uma ampla variedade de hardware sem nenhum problema. Se você tem um PC que roda jogos, há uma boa chance de que você seja capaz de rodar Fortnite.

O que nos deixa desesperado para saber: quando? Quando é que essa evolução natural das crianças construindo casas nas árvores vai estar disponível para nós?

Fortnite não terá um grande lançamento em uma data especial, disse Cliff. Eles vão começar com alguns amigos e familiares e lentamente expandir o público até que o jogo seja lançado. E depois disso? Mais conteúdo. O jogo é construído de modo que os desenvolvedores possam mexer nele facilmente. Eles poderão enfiar novos conteúdos sem dificuldades, ou seja, coisas como eventos especiais em datas especiais não estão fora de cogitação.

Fortnite é, sem dúvida, a coisa mais excitante que já vi a Epic fazer desde Jazz Jackrabbit. É original. É lindo. É engenhoso. E é um jogo para todos os jogadores.

Fonte: Kotaku

Comentários

14 Jul, 2012 - 16:29

Comentários

arthurdenner 14 Jul, 2012 20:34 1

"Fortnite é um jogo.." pensei que teria isso em todos os parágrafos kk brincadeiras bobinhas a parte, esse jogo parece ser bem interessante. É inovador e deixa que o jogador use bastante sua criatividade. Estou no aguardo e tenho certeza que seja um jogo do carai! Parabéns pela matéria.