Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

25 filmes sobre solidão que você precisa assistir antes de morrer

Certa vez, o escritor do consagrado livro "Os Miseráveis" – Victor Hugo – disse: "Todo o inferno está contido nesta única palavra: solidão.". Pois é, para muitos, essa tal "solidão" é sinônimo de tristeza, melancolia e até desespero. Ninguém quer viver só.

Separamos, então, 25 filmes sobre solidão que retratam essa palavra pequena, mas com enorme profundidade. São filmes excepcionais e, todos dessa lista, merecem a sua atenção. Cada qual com uma característica distinta traz uma mensagem simbólica e emocionante.

Morangos Silvestres (1957) | Ingmar Bergman

Imagem

O velho professor Isak Borg viaja de carro para uma universidade para receber uma homenagem. No caminho, depara-se com estranhos e parentes, o que faz ele reviver velhos momentos de sua vida e tentar descobrir o significado de estranhos sonhos que vinha tendo.

Deserto Rosso – O Dilema de uma Vida (1964) | Michelangelo Antonioni

Imagem

Chuva, neblina, frio e poluição assolam a cidade industrial de Ravenna, na Itália. Ugo, o gerente de uma usina local, é casado com Giuliana, uma dona de casa que sofre de problemas psicológicos. Numa viagem à Patagônia, ela conhece o engenheiro Zeller, o que pode mudar sua vida. Em O Deserto Vermelho, Antonioni, no auge de sua forma, aborda os temas centrais de sua filmografia: a incomunicabilidade e a solidão do homem contemporâneo.

Repulsa ao Sexo (1965) | Roman Polanski

Imagem

Carol Ledoux é uma mulher tímida e sexualmente reprimida, que trabalha como manicure em um salão de beleza londrino. Constantemente, é assediada por um homem extremamente apaixonado, que deseja lhe tirar a virgindade a qualquer custo. Quando sua irmã, com a qual mantém uma relação de dependência muito forte, vai viajar com o namorado, acaba por ficar sozinha no apartamento que dividem, solitária e gradativamente alucinada. Perturbada e cada vez mais ilúcida, acaba por revelar um lado obscuro de seu comportamento, movida pelo sofrimento e por sua repulsão à sexualidade.

O Samurai (1967) | Jean-Pierre Melville

Imagem

O matador Jeff Costello é um perfeccionista: ele sempre planeja com extremo cuidado todos os seus assassinatos para nunca ser pego. Uma noite, porém, ele finalmente é surpreendido por uma testemunha, e aos poucos, a partir daí, ele vai sendo cada vez mais pressionado.

Corrida Silenciosa (1972) | Douglas Trumbull

Imagem

O tripulante de uma nave espacial que abriga as últimas reservas botânicas da Terra se rebela quando ele é instruído a abandonar seu projeto e voltar para casa, mergulhando na escuridão espacial após sequestrar a nave.

Solaris (1972) | Andrei Tarkovsky

Imagem

Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin – conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes – é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.

A Conversação (1974) | Francis Ford Coppola

Imagem

Harry Caul (Gene Hackman), um competente e sofisticado profissional da espionagem, entra em crise quando descobre que um de seus recentes trabalhos ajudou a levar ao assassinato de três pessoas. Agora ele teme que a situação possa se repetir.

Taxi Driver (1976) | Martin Scorsese

Imagem

Travis Bickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi. Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy (Cybill Sheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter. Ele planeja um atentado contra um senador e, sozinho, ainda bate de frente com os cafetões de sua mais nova jovem amiga.

Paris, Texas (1984) | Wim Wenders

Imagem

Travis vaga sem destino pelo deserto sem saber quem é ou onde está. Quando seu irmão Walt o encontra, resolve levá-lo para viver com ele e sua família, na esperança de ajudá-lo a recuperar sua memória. Aos poucos, as lembranças retornam e o homem recorda ter abandonado sua esposa Jane, e seu filho quatro anos atrás. Isso motiva Travis a fazer contato com várias pessoas de seu passado para entender melhor o presente.

Asas do Desejo (1987) | Wim Wenders

Imagem

Dois anjos, invisíveis aos olhos humanos, ajudam a proporcionar conforto para as almas sozinhas e deprimidas após estas passarem para o Outro Lado. Certo dia um deles passa a querer experimentar as sensações que somente os vivos possuem, e resolve abrir mão de sua imortalidade em troca de poder ser um deles. Ele logo descobrirá o amor em uma trapezista de circo.

Nu (1993) | Mike Leigh

Imagem

Johnny reúne todas as características de um anti-herói dos anos 90: é frio, cínico e imoral. Mas pode também ser delicado e apaixonado. Nos cenários de Londres, em lugares que muitos preferem não enxergar, violência e gentileza, comédia e tragédia caminham lado a lado.

A Liberdade é Azul (1993) | Krzysztof Kieslowski

Imagem

Julie Vignon (Juliette Binoche) é uma famosa modelo que decide renunciar à vida após a morte do marido e da filha em um acidente de carro. Porém, depois de uma tentativa frustrada de suicídio, Julie encontra uma obra inacabada do marido, um grande músico, e se interessa por ela.

Amores Expressos (1994) | Kar-Wai Wong

Imagem

Dois policiais, duas mulheres solitárias, duas estórias sobre amor, nas suas mais estranhas e variadas manifestações. A primeira estória é do policial 223, que se encontra com uma viciada traficante de heroína, por quem se apaixona e guarda na memória. A segunda, do policial 633, que acaba de ser rejeitado de um romance de cinco anos e começa a ver em uma atendente de fast food uma nova possibilidade de relacionamento.

Despedida em Las Vegas (1995) | Mike Figgis

Imagem

Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que acaba de ser demitido da produção de um filme. Deprimido, Ben dirige até Los Angeles decidido a beber até morrer. Lá ele conhece uma prostituta ao qual se apaixona (Elisabeth Shue), desenvolvendo uma relação de respeito em relação a vida que levam: ele bebendo cada dia mais e ela se prostituindo.

Sozinho Contra Todos (1998) | Gaspar Noé

Imagem

A figura central da trama é o Açougueiro, saído do curta-metragem "Carne", também do diretor Gaspar Noé. Essa criatura violenta, petrificada, fica vagando por labirintos obsessivos repletos de recalques, ódio contra estrangeiros e homossexuais, com a sempre onipresente figura da filha que ele deseja de maneira doentia.

Náufrago (2000) | Robert Zemeckis

Imagem

Um acidente deixa Chuck Noland, inspetor da transportadora Federal Express (FedEx), preso em uma ilha tropical. Porém, sua noiva e amigos pensam que ele morreu no acidente. Mas Chuck luta para satisfazer suas necessidades básicas como água, comida e abrigo e para um dia poder regressar à civilização.

Retratos de uma Obsessão (2002) | Mark Romanek

Imagem

Seymour Parrish (Robin Williams) é um solitário funcionário de uma loja de revelação de fotos em 1 hora. É no local em que trabalha que a família Yorkin sempre revela suas fotos, sendo que com o passar dos meses Seymour desenvolve uma estranha obsessão com essa família e suas fotos.

Encontros e Desencontros (2003) | Sofia Coppola

Imagem

Bob Harris é um ator de sucesso, e bem que podia estar representando Shakespeare em algum teatro pelo mundo e sendo feliz. Em vez disso, ele está em Tóquio para gravar um comercial de uísque que vai colaborar bastante com sua conta bancária. A diferença de fuso horário deixa Bob totalmente confuso, e ele não consegue pegar no sono quando devia, passando as noites no bar do luxuoso hotel onde se hospeda. Pelo menos ele tem companhia: a jovem Charlotte, que veio ao Japão com seu marido, um fotógrafo workaholic que a deixa sozinha o tempo todo e parece estar mais à vontade com celebridades que com a própria mulher.

Primavera, Verão, Outono, Inverno… E Primavera (2003) | Ki-duk Kim

Imagem

Um jovem vive em um templo flutuante no meio de um lago junto com um monge que o educou de forma rigorosa, quando ele maltrata pequenos animais, o mestre castiga-o de forma paralela. Cada estação que passa traz uma fase da vida do pupilo. Agora adulto, experimenta o despertar sexual com uma jovem que veio ao templo para ser curada pelo mestre. Porém, isso faz com que o rapaz conheça o ciúme, a obsessão, o preço do perdão, e vá se esquecendo dos valiosos ensinamentos de seu mestre.

O Operário (2004) | Brad Anderson

Imagem

Trevor é um esquelético operário que não dorme há 1 ano e, fora isso, ele leva uma vida aparentemente normal. Até que conhece Ivan, um sujeito que está substituindo temporariamente um colega de Trevor na fábrica.

A Vida dos Outros (2006) | Florian Henckel von Donnersmarck

Imagem

Em novembro de 1984, o governo da Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos. O capitão Anton Grubitz busca ser promovido em sua carreira, com o apoio dos mais influentes círculos políticos da época, e para isso dá a um fiel agente do sistema, Gerd Wiesler, o encargo de coletar evidências contra o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland.

Na Natureza Selvagem (2007) | Sean Penn

Imagem

Após concluir seu curso na Emory University, o brilhante aluno e atleta Christopher McCandless abre mão de tudo o que tem e de sua carreira promissora. O jovem doa todas as suas economias – cerca de US$ 24 mil – para caridade, coloca uma mochila nas costas e parte para o Alasca a fim de viver uma verdadeira aventura. Ao longo do caminho, Christopher se depara com uma série de personagens que irão moldar sua vida para sempre.

Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009) | Adam Elliot

Imagem

Uma história de amizade epistolar entre dois correspondentes muito improváveis: Mary, uma solitária menina de oito anos que vive no subúrbios de Melbourne, e Max, um homem obeso e obsessivo de 44 anos que vive em Nova York.

Lunar (2009) | Duncan Jones

Imagem

Astronauta tem experiência transcendental ao fim de um período de três anos de pesquisas na Lua, quando descobriu maneiras de resolver o problema de energia da Terra.

Ela (2013) | Spike Jonze

Imagem

Em um futuro não muito distante, o escritor solitário Theodore compra um novo sistema operacional projetado para atender todas as suas necessidades. Para surpresa de Theodore, começa a se desenvolver uma relação romântica entre ele e o sistema operacional.

Fonte: Cantodosclassicos

Comentários

19 Mai, 2016 - 16:39

Comentários