AMD critica NVIDIA pelo cabelo de Geralt em The Witcher 3: Wild Hunt
Toda vez que um grande lançamento para PC com alguma tecnologia nova ocorre, é certo que vamos acompanhar um novo capítulo da batalha entre NVIDIA e AMD. Infelizmente, a situação não foi diferente com o lançamento de The Witcher 3: Wild Hunt, que acompanha tecnologia Hairworks — responsável por tornar os cabelos do protagonista Geralt dignos de uma propaganda de xampu.A AMD afirma que a NVIDIA está agindo de forma a prejudicar seus negócios e os consumidores com o sistema GameWorks (acusação que não é exatamente nova). Segundo a companhia, a plataforma possui uma série de códigos de acesso restrito cujo único objetivo é diminuir o desempenho em GPUs que não são fabricadas pela própria NVIDIA.
Além do sistema Hairworks, a plataforma também tem grande influência em opções como o sistema HBAO+, que está se tornando popular entre desenvolvedores. Como o GameWorks é uma plataforma proprietária, a AMD se vê impossibilitada a criar drivers que realmente aproveitam esses recursos.
A resposta da NVIDIA
Em resposta, a NVIDIA afirmou que a tecnologia não fere nenhuma das convenções do mercado. "A GameWorks melhora a qualidade visual de jogos para consumidores da GeForce. Ela não prejudica o desempenho em hardwares concorrentes", afirmou a empresa em um comunicado enviado ao site PC Perspective.
"Exigir o acesso ao código-fonte de nossa tecnologia legal é uma tentativa de desviar o foco de seus problemas de performance. Dar sua propriedade intelectual, seu código-fonte, é incomum para todos na indústria, incluindo desenvolvedores de middleware e criadores de jogos. A maior parte do tempo otimizamos jogos baseado em builds binários, não em códigos-fonte", complementou o representante.
Na prática, há tanta diferença?
Durante nossos testes de The Witcher 3: Wild Hunt, pudemos experimentar o jogo em uma GPU da NVIDIA (a poderosa Titan X) quanto em um hardware da AMD (a R9 290X da XFX, que também não faz feio em matéria de desempenho) e não sentimos diferenças substanciais de desempenho. Embora a tecnologia hairworks impacte menos no desempenho da placa de vídeo da NVIDIA, na prática o jogo se mostrou igualmente otimizado em ambos os casos.
No entanto, o game parece ser uma exceção quando se trata de um título baseados no sistema GameWorks. Os jogos que mais exemplificam os problemas causados pelo sistema em hardware da AMD são aqueles produzidos pela Ubisoft, que costumam ter um desempenho visivelmente melhor em GPUs da NVIDIA.
Francisco vr 25 Mai, 2015 12:33 0
A Nvidia já monopolizou a muito tempo. Intel, Windows, e Nvidia são três coisas que mais vende aqui na minha cidade(todas as lojas opta esses 3 e todos que conheço usa eles). O pior é que no Shopping de informática do Rio também vende esses 3.
EStá difícil achar AMD.
sentinella 23 Mai, 2015 13:04 0
Francisco vr 23 Mai, 2015 12:25 2
Gostei do "cinco parte do exodia" kkk...
Amd afirmou que estava perdendo dinheiro com o desenvolvimento do Mantle e como a Microsoft tem alguns direitos da AMD e tem objetivo de otimizar o seu windows e os seus Xboxs(todos usam AMD), AMD cedeu o software para ela...
AMD também cedeu a API para os desenvolvedores do OpenGL e do Linux criarem o Vulkan e deixa-lo Open Source.
Infelizmente a AMD tem problemas de continuar os seus softwares e tem problema de otimiza-los. Exemplo:
AMD:
-MLAA 2.0(AMD abandonou)
-Radeon Pro 1.01(AMD abandonou)
-Mantle(AMD abandonou)
-Atualização mensal do Catalyst(AMD não atualiza desde 6 meses)
-Rapt(Não funciona bem)
-Arquitetura GCN
-HDAO(AMD abandonou)
NVIDIA:
-FXAA
-Cuda Core(melhor do que a aruitetura GCN)
-Physx
-TXAA
-Atualiza Mensalmente os drivers
-HBAO
sentinella 23 Mai, 2015 11:40 1
No caso da GPU ela tinha as 5 partes do Exodia, que era o mantle que poderia unicar muitas coisas como Sistemas operacionais, compatibilidade de jogos e etc. mas ai ela pega isso tudo não termina o mantle direito e abre as pernas para microsoft e libera o codigo que vai beneficar a concorrente que por fim vai criar tecnologias em cima de algo que no fundo era dela.
Ai depois um monopolio da Po*** vai ta ai e quem quiser comprar uma plca de video para jogar vai ta ******.
Quando saiu o mantle eu realmente pensei agora vai posso ir pro lado da AMD ai ela caga tudo e agora fica reclamando dos monstros que ela ajuda a engordar.
xSMOK3x 22 Mai, 2015 18:42 -1
HIDE224 22 Mai, 2015 18:25 -1
downloadkct 22 Mai, 2015 15:44 -2
clecio128bits 22 Mai, 2015 15:36 0
mais quando o capitalismo está em expansão a tendência é que a livre concorrência acabe para dar lugar ao monopólio de megaempresas.
marcosfrock 22 Mai, 2015 15:26 0
Péssimo para o mercado, e o que a AMD faz...ela não se inova, não faz parceria e isso ....e dese sempre, em 1998 eu tinha uma placa de vídeo (RIVA TNT 128 mg, não era nem AGP, era PSI), ship set nvida.
Nesse tempo a NVIDIA, já corria atras de inovação.
shyko 22 Mai, 2015 15:21 1
gustavomoraes 22 Mai, 2015 14:51 0
Na verdade isso se chama prática monopolista, e é péssimo para o capitalismo.
juntal 22 Mai, 2015 14:24 -1