Empresa de games do interior do Rio aposta no mercado asiático para seu primeiro lançamento
Como toda empresa desenvolvedora de jogos eletrônicos no Brasil, a Catavento Game Studio se vê ludibriada pela quantidade de impostos e disfunção burocrática que assola o setor. A carga tributária brasileira tem apresentado trajetória ascendente desde 1947, quando teve início o registro sistemático das contas nacionais do país. Para contornar tais dificuldades muitos desenvolvedores oferecem jogos em formato publicitário, também conhecidos como advergames.Com isto o foco no conteúdo próprio que pode ser gerado, o que proporcionaria chances de crescimento real para os desenvolvedores brasileiros, fica limitado, por dispor de grande parte, quando não, toda, sua equipe para a elaboração destes advergames. Desta forma as empresas pagam suas contas, mas tem dificuldades de estruturar um crescimento a longo prazo.
Para sair desta "cilada" a Catavento Game Studio, que começou recentemente a desenvolver jogos para dispositivos mobile, optou por usar uma estratégia diferente. Ao invés de lançar o jogo no Brasil por conhecer a cultura regional e no EUA por ser um mercado consolidado mas que começa a mostrar sinais de saturação, a empresa resolveu fazer sua primeira adaptação para o chinês simplificado, tal versão deverá sair até o mês de julho. Com isto a empresa fica habilitada a competir no maior mercado de jogos mobile, que, de acordo com a pesquisa realizada pela Newzoo, alcançou um faturamento de U$5,9B em 2013 e esperasse um crescimento anual na faixa dos 25%.
Com o lançamento de seu primeiro jogo intitulado de "Lilguy" e previsto para o dia 11 de maio a Catavento espera alcançar seus primeiros 50.000 usuários até a segunda semana de junho. Para isto, além da divulgação convencional os desenvolvedores pretendem trabalhar o jogo de forma regionalizada. A ideia é fazer menções a cada país que a empresa enxerga como público-alvo. Por exemplo, para a china a tela inicial terá referências às muralhas famosas mundialmente.
No jogo o personagem principal está apaixonado por uma linda menina de sua sala conhecida como Marrie. Ele quer se comunicar com ela e escreve uma carta, mas como ele é muito tímido para entregar a carta ele resolve entregar à distância. Para isto ele dobra a carta em formato de avião de papel e lança. O objetivo do jogador é controlar o avião e fazer com que ele chegue até Marrie.