Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

DRM - Certo ou Errado ?

Quando pesquisamos sobre DRM's, os primeiros trend-topics encontrados são Assasin's Creed e Diablo III. Por quê e o que é DRM ?

A matéria de hoje é nada referente ao FireFall, pois o jogo desenvolvido pela Red5 trata-se de um MMORPG/Shooter grupal, necessita-se de internet constante para jogar.

. Mas afinal, o que é esse tal de DRM ?

DRM (Digital Rights Management/Gestão de Direitos Digitais? ou melhor: Gestão de Restrições Digitais) nomeia qualquer tecnologia que impeça o consumidor de desfrutar de suas músicas, filmes e software, adquiridos legalmente, de uma forma que o produtor do conteúdo não queira.

Dizer que é contra DRM qualquer um diz, até Steve Jobs disse! Se você não quer apoiar o crescimento do controle, escolha não comprar produtos com DRM. Atualmente é possível personalizar o varejo da difusão de um determinado arquivo comercializado, como por exemplo o número de vezes em que esse arquivo pode ser aberto ou a duração da validade desse arquivo.

. DRM Diablo III da Blizzard

Imagem

Após anos sem lançar a continuação da grande trama Diablo, Blizzard finalmente lançou o game mais esperado de todos os tempos DIABLO III. Logo muitas pessoas foram correndo adquirir keys, encomendaram o BOX enquanto outros correram para o The Pirate Bay baixar a versão pirata. A surpresa veio quando a confirmada DRM se tornou algo concreto para os fãs que não tem aquele poder aquisitivo de outros. Aliás, falando assim, até parece que o problema é daqueles que não tem poder bom poder aquisitivo. (para bom entendedor meias palavras bastam).

A DRM de Diablo III funciona da seguinte maneira:

O consumidor compra o jogo, mas o acesso á este jogo depende da desenvolvedora. Isso é, necessita internet constante e qualquer queda no servidor, ou de sua internet você perde toda sua evolução no jogo (á não ser que salve antes).Pois o salvamento, que normalmente ocorre com arquivos sendo salvos em seu próprio computador já não é mais deste jeito. Todo seu progresso é salvo no servidor, o servidor controla seu jogo.

Á quem a DRM favorece, Player ou Desenvolvedora ?

A DRM favorece SEMPRE á desenvolvedora. A DRM de Diablo III foi bastante negada pela massa player por todo o mundo, simplesmente pelo motivo de seu bloqueio á estar sempre conectado ao servidor da desenvolvedora. Pois o mesmo quebra os direitos de aquisição completa do o mesmo, isso é, em alguns países como o Brasil em que somente 20% da população (área nobre de alguns estados) possui internet de alta velocidade de qualidade tem o prazer de desfrutar deste produto. Enquanto 80% da população que paga absurdos de contas de telefone e internet e a qualidade da internet é pífe, não têm quaisquer condições de usufruir de um jogo desse porte.

Imagem

"Os dados foram obtidos a partir de um sistema de métrica oferecido pelo Simet (Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha) e contou com a colaboração de mais de 600 mil usuários. Após receber o CEP do usuários, o sistema mede a velocidade de sua banda. Em seguida, as informações são relacionadas no infográfico. Os pontos vermelhos indicam conexões com velocidade de tráfego menores, entre 100 Kbps e 500 Kbps. Já os pontos verdes indicam velocidade acima de 2200 Kbps. O teste pode ser feito no endereço http://simet.nic.br/mapas/.???

Ontem fui nas ruas, daqui do Rio de Janeiro fazer uma enquete com players sobre a tal DRM usada no Diablo III. A seguinte pergunta foi feita para 20 gamer's: O que acham da DRM de Diablo III, ela beneficia o Player ou a Desenvolvedora ? Explique sua resposta.

Eis o resultado dessa enquete:

100% acham quem é benéfico para a empresa desenvolvedora de games. Motivo: Medo da Pirataria, e acabam esquecendo de fazer um produto divertido e portátil para todas as diversidades, como a baixa velocidade da internet brasileira.

Outros responderam que durante qualquer adversidade (falta de luz, corte da internet e etc) não poderão usufruir com total liberdade do produto, já que o mesmo, depende da internet.

*Pesquisa feita por mim mesmo no Centro da Cidade ? Rio de Janeiro

Minha opinião:

Creio que a DRM deveria existir para melhorar a qualidade da segurança do game, pois games do tipo Assassin's Creed e Diablo contém história, e que pode ser SIM jogado Off-line num modo Single-Player ? Campaign. Empresas tem exigido conexão constante com servidor para combater a pirataria, mas ao meu ver, combate a esperança do player poder jogar mesmo em situações adversas.

Como, quem mora no Norte do Espírito Santo onde o preço da internet é EXPLORATIVO e a qualidade VERGONHOSA.

Pois aqui, quem não já foi banido em servidor de gringos quando íamos bater aquele fight no Call Of Duty, Battlefield ou até no Counter-Strike devido ao ping alto ?Pois pertinente a pirataria, deveria ser levada como piada. Pois nem todos tem condições de adquirir jogos aqui no Brasil devido ao alto índices de taxas inclusas sobre os produtos importados. Os mesmos que baixam pirata, futuramente acabam comprando o jogo original para usufruir dos benefícios como ranking, medalhas, acesso á partidas multi-player. Por isso entre os jogos que mais gostei, que continham DRM de proteção foram: Alan Wake (Tapa olho de pirata) e o famoso Escorpião Imortal e Super Rápido do game Serious Sam 3.

Serious Sam 3:

Imagem

Alan Wake:

Imagem

Pois tentei entrar em contato com Mark Kern (Fundador e Criador de Firefall ? Ex-membro da Blizzard e criador de World Of Warcraft, Diablo e StarCraft), para saber o que ele acha desse tipo de proteção em jogos. Mas o mesmo não quis se manifestar sobre a proteção, escrevendo que: "FireFall é um jogo MMO e é necessário estar logado para jogar, enquanto isso, não temos quaisquer intenção de falar sobre Diablo III da Blizzard.

* Devemos lembrar que o FireFall BR não defende a pirataria, mas sim, como também é meu objetivo defender o entretenimento que os jogos proporcionam, sem quaisquer tipo de hipocrisia.

Fonte: Firefallbr/Wordpress

Comentários

24 Mai, 2012 - 07:53

Comentários

tr_enganações 24 Mai, 2012 16:16 0

Só uma dia: Diablo III não tem na Steam... falou ? (Y)

CraShXTR 24 Mai, 2012 16:12 0

#oseiascs
colega, a Steam te uma opção que você pode utilizar ela offline.

Ótima news, mas eu concordo em parte, na news fala que DRM é um problema pra quem não tem o poder aquisitivo de outros e uma internet de qualidade, mas como toda e qualquer empresa a Blizzard preza os lucros e da lucro quem compra o produto.

O problema de internet é a má infraestrutura dos países de terceiro mundo, mas a grande massa que adquire o game são de países desenvolvido, onde tem pouco esse tipo de problema, então acho que ela está vendo pelo lado da maioria.

Pra mim se o sistema de DRM realmente funcionasse seria ótimo, mas como dificilmente funciona, acho que as empresas deveriam achar outros meios pra combater a pirataria, talvez baixar o preço dos produtos.

oseiascs 24 Mai, 2012 15:45 0

O maior defeito da Steam é este: Forçar o gamer a jogar apenas quando tem internet! Isso elimina muitos gamers que gostariam de ter original, mas não tem internet. Um amigo meu mesmo, tem Steam e alguns jogos lá, mas não consegue jogar nada porque está sem internet.

robertomiranda 24 Mai, 2012 14:05 0

Eu lembro que quando lanço o HAWX 2 uma *****da de gente falo que tinha comprado o jogo e mesmo assim não conseguia jogar.

Superleosam 24 Mai, 2012 12:31 0

Encontrei os dois jogos Alan Wake no GOG. Bons preços lá e SEM DRM. Sim meus caros, são jogos originais, mas sem o DRM. Pena que não tem o Diablo 3 lá.

Notícias