Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

"Pai da Internet" alerta para uma futura Idade das Trevas digital

Vint Cerf, considerado um dos pais da Internet, teme que todos os documentos e imagens que possuimos hoje sejam perdidos em algum momento no futuro. Sua previsão é que um dia nosso hardware e software estarão tão obsoletos que os arquivos se tornarão "invisíveis" para a tecnologia vindoura.

O executivo hoje é vice-presidente da Google. Ele disse à BBC que as gerações futuras correm o risco de não terem nenhum acesso às informações que são difundidas hoje, e batizou essa possível realidade distópica de "Idade das Trevas Digital".

Isso porque, teoricamente, a compatibilidade entre os formatos de arquivos atuais e a tecnologia das próximas gerações não é garantida. Para evitar que isso aconteça, Cerf afirma que irá concentrar esforços desenvolvendo soluções.

"Formatos antigos de documentos que criamos ou apresentações podem não ser compatíveis com a última versão de um software porque a compatibilidade retroativa não é sempre confiável."


Para ele, a nuvem é uma opção para resguardar nossa história. Usando um conceito que chama de "pergaminho digital", ele propõe que sejam feitas "chapas em Raios-X" de conteúdos, sistemas operacionais e aplicações, juntamente com a descrição da máquina, e guardar essa imagem em uma hospadagem na nuvem. Cada hardware, software e arquivos já produzidos devem ser preservados online.

Isso funcionaria como um museu, onde futuramente as pessoas poderiam acessar e visualizar como a tecnologia funciona nos dias de hoje, bem como, por exemplo, ver fotos de famílias.

Esse conceito que Cerf aponta como uma possível solução já foi desenvolvido por Mahadev Satyanarayanan da universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. Embora diga que ainda deve ser aprimorado, o "pai da Internet" diz que o sistema já está funcionando.

Fonte: Tudocelular

Comentários

13 Fev, 2015 - 14:20

Comentários

jackbike 14 Fev, 2015 20:45 1

chucky515 escreveu:velhos falando velhices

Algumas coisas se perdem. Por exemplo, hoje não conseguiriam construir piramides iguais aos egípcios, ou se voçe que um exemplo mais atual a ponte de Florianopolis que ninguem consegue restaurar porque os projetistas já morreram. Conseguiu captar a idéia do apenas "pai" da internet ou quer que faça um desenho pra voçe ?

Tony20 14 Fev, 2015 12:41 0

Magico! Até lá eles descobriram a máquina do tempo.
ximbokinha escreveu:Tiver BR on vc esta nas trevas^^

ximbokinha 14 Fev, 2015 04:59 0

Tiver BR on vc esta nas trevas^^

DanielEvil 14 Fev, 2015 01:13 0

Só besteira , se estiver tão evoluído assim claro que saberemos , recriar um software ou até mesmo um Sistema Operacional para tal fins .
Quem cria sabe recriar e aprimorar oque já esta obsoleto ,
Que museu de arquivos digital tenho um aqui uns 2TB de tudo tipo de programas e sistema.

chucky515 14 Fev, 2015 00:33 1

velhos falando velhices

mestredemarionetes 14 Fev, 2015 00:10 0

ESSE KARA É O ARQUITETO QUE APARECE EM MATRIX 2?
IGUALZINHO

gustavomoraes 13 Fev, 2015 16:59 8

Então quer dizer que o meu pc, que hoje é um lixo, daqui uns anos pode ser uma relíquia? Mudei de ideia, não quero mais jogar ele pela janela Bwahaha!

NoobGod 13 Fev, 2015 16:05 1

Storm2011 escreveu:Principalmente se você pagar para para armazenar na nuvem,
há pouco de exagero!

Você pelo jeito não leu a matéria, o que ele diz é que no futuro, com a rápida evolução das tecnologias, nossos meios atuais de guardar informações em arquivos digitais com por exemplo extensões do tipo .docx, .pdf, .txt, .rtf e os software para le-los poderiam se perder em futuro distante pois não haveria mais programas para compreender esse mesmos arquivos ou hardware compatível para suportar esses softwares atuais ou mesmo o Sistemas Operacionais de hoje. Não adiantaria nada salvar em nuvem porque não é garantia nenhuma que um hardware de uma máquina do futuro talvez não venha aceitá-los esses softwares de hoje (um exemplo seria um computador quântico rodando um software da nossa era de computadores atuais), e é esse o ponto que ele enfatiza.

Storm2011 13 Fev, 2015 15:21 -3

Principalmente se você pagar para para armazenar na nuvem,
há pouco de exagero!