Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O novo formato de internet pelo celular pode chegar à banda larga fixa



Um tópico tem gerado bastante polêmica quando o assunto são as operadoras de telefonia móvel em nosso país: o novo formato de cobrança de internet pelo celular, medida que prevê a extinção da chamada "velocidade reduzida" para todos os consumidores. Essa alteração já entrou em vigor em algumas localidades e deve se espalhar para outras muito em breve.

Esse movimento das operadoras, obviamente, não agradou a todos e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Proteste (associação de consumidores que luta por seus direitos frente às corporações) já manifestaram suas opiniões sobre o assunto. Porém, pode ser que elas venham a público novamente falar sobre outra medida que poderá entrar em vigor e gerar muita polêmica: a extensão desse formato de cobrança para a rede de banda larga fixa de internet.

Imagem

Esse novo formato de cobrança de internet móvel pelo celular que, em vez de limitar o acesso, bloqueia a conexão quando o limite da franquia é atingido, já está em funcionamento para alguns clientes pré-pago da Vivo e da Oi. A Anatel enxerga essa medida como positiva para os serviços prestados e certamente apoia a propagação do formato para as outras operadoras. A Claro deve fazer o mesmo em breve.

Segundo a agência, basear os planos de dados em ofertas "ilimitadas" foi um erro das empresas e deixou uma má impressão dos consumidores em relação à qualidade de toda a infraestrutura oferecida pela Anatel. "Além do financiamento do setor, tem outro ponto que é o consumidor ter consciência de que há limites no serviço", pondera a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Peixoto.

Imagem

A discussão sobre a possibilidade de esse novo formato de cobrança chegar às conexões fixas de internet foi pauta de uma reunião do Conselho Consultivo da agência reguladora na última sexta-feira (28). "A Anatel não colocará nenhum entrave à cobrança no caso de excedente da franquia. O futuro da receita do setor é o tráfego de dados e é um movimento natural que a gente passe a ver cobrança desse serviço, sob pena de não haver recursos para investimento na rede", conclui a superintendente.

"Toda a vez que o consumidor tinha a redução de velocidade no fim da franquia passava por uma falsa percepção de que o problema era na qualidade da rede". Elisa Peixoto alerta, porém, que qualquer mudança por parte das operadoras deverá ser comunicado com uma antecedência mínima de 30 dias para não pegar os clientes de surpresa.

A superintendente também reforça a preocupação em relação ao acompanhamento dessa situação por parte dos consumidores. Saber quando estamosprestes a atingir o limite da franquia pode ajudar no planejamento do uso do restante do serviço contratado.

"Estamos preocupados em como as operadoras oferecem ferramentas para acompanhamento do consumo da franquia. Todas as empresas garantiram que haverá algum instrumento de apresentação gradual desse consumo. Isso deve ser gratuito, de forma que não haja uso da franquia para conferir o consumo", afirma Peixoto.

Imagem

Como deve passar a ser?

Aqueles que ainda não entenderam como tudo esse esquema pode começar a funcionar, vale a pena uma breve explicação de como a medida está vigorando para a telefonia móvel. Sempre que um consumidor ultrapassa o limite de sua franquia contratada, em vez de ter sua velocidade de conexão reduzida, ela é totalmente cortada até que o consumidor pague por um novo acesso.

A medida atual prevê que as operadoras avisem os consumidores em dois momentos: quando a cota de 80% da franquia for atingida e quando o limite total for alcançado. A mensagem final também acompanha uma oferta para a contratação de um novo pacote de dados para continuar na utilização da rede móvel. Portanto, vale a pena ficar atento já que um formato parecido por começar a vigorar para a banda larga fixa de internet que temos em nossas casas.

Fonte: Tecmundo

Comentários

01 Dez, 2014 - 11:02

Comentários

silviola 08 Dez, 2014 18:22 0

É sempre uma piada ler os comentários aqui quando o assunto é internet. Claro, o público aqui é o considerado "Heavy User", aqueles que assistem, baixam videos, jogos etc... Então será este publico justamente o mais afetado, logo entende-se toda a revolta. Só que assim com luz e água, internet também tem seus custos de produção e transporte. Você reclama da sua concessionária de energia e de água que estão te cobrando pelo consumo ??? Não né... internet é a mesma coisa... o que vai acontecer agora é que seus pais também devem adotar a frase: "Fecha esse torrent menino, que a gente não é sócio da operadora" .

zeu87 02 Dez, 2014 15:47 0

Quem tem Steam, Netflix, Dropbox, Spotify, Google Drive, faz o que agora? Isso é um absurdo, a internet evolui e essas operadoras voltam no tempo... Mesa

Curanda 02 Dez, 2014 14:01 0

Não vejo como isso pode ser instaurado na banda larga fixa ...

Na "banda larga" móvel há essa diminuição da velocidade após ser ultrapassado aquele limite escroto. Na banda larga fixa não há limite de uso, é uma velocidade contratada e seja feliz, né?!?!?! Ou será que eu to há tanto tempo sem internet que nem sei comé que tão rolando as coisas u.u

rodrigoliver 01 Dez, 2014 22:33 0

As empresas querendo mais lucro e o brasileiro pagando um dos maiores preços do mundo em telecomunicação... Pra mim parece que as empresas pensam assim ''É Brasil? Lá é zuera presidente pode colocar o preço 10x maior que os otários pagam!!!''

E esse tem sido o Brasil, as grandes empresas e o governo enchendo a burra e o povo lascado, da educação ao acesso a internet.

israelssilva1989 01 Dez, 2014 19:12 3

daqui a poco vai ser assim. pague 100 reais por 10 megas Limitados ou 100 reais por 1 mega iLimitado. se essa bosta entrar em vigor, eh so fazer um manifesto nas redes sociais de cancelar a bosta do serviço que logo eles desistem da ideia. nao tem nada no mundo da internet que se compare a uniao de nerds tetudos, NADA Haha!

Storm2011 01 Dez, 2014 19:09 0

E quem tem conta premium vai se ferrar!!

brpaivaa 01 Dez, 2014 16:24 1

Se tiver essa limitação, eu cancelo todos os meus planos de telefonia.

blayderjp 01 Dez, 2014 15:26 4

Ja pago uma nota preta nessa merd4 de conexão banda larga que é um lixo e ainda vem dizer que ainda pode ter esse limite na banda larga fixa? Nossa para em vez de melhorar o serviço só querem arrumar meios de ganhar mais dinheiro com um serviço podre. Tomara que isso não venha ter se tiver, pode ter certeza que chegarão a ter bastante prejuízo.

locoporweb 01 Dez, 2014 15:20 3

Isso é um absurdo! Nos tempos de jogos digitais com 60 GB eles tem é que facilitar o o download rápido e sem limites, e investir em tecnologia pra garantir isso!
Não vai vingar e se tentarem o povo vai reclamar muito!

haziel666 01 Dez, 2014 11:30 1

espero que não mude com as internet fixa sem planos se não vai ***** tudo ¬¬

djoul_25 01 Dez, 2014 11:22 0

Fudeu.
Nessas coisas niguém se manifesta. Toda manisfestação e patrocinada politicamente seja poir situação ou oposição.
Brasil, um país de tolos.

Rael_MK 01 Dez, 2014 11:07 6

Sério?!

Ainda bem que o plano da minha internet a cabo que contratei aqui não tem franquia, o negócio esta ficando difícil mesmo, em vez de melhorarem suas redes preferem capar o serviço, mas dimunuir o valor que é bom, nada.