Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

25 anos de Prince of Persia - conheça todos os jogos já lançados

Tudo começou em 1989. E depois de 25 anos e vários jogos, muita coisa mudou…



Uma das franquias mais famosas dos videogames (apesar de ultimamente andar um pouco ausente) foi originalmente criada por Jordan Mechner e originalmente publicada pela companhia Broderbund. Depois passou para as mãos da Learning Company e, atualmente, está nas mãos da Ubisoft.

Tudo começou em 1989 quando Prince of Persia foi lançado para o Apple II. Um ano mais tarde foilançado para o PC e, a partir daí, a série começou a fazer muito sucesso, embora, uma vez ou outra, tenha errado a mão. Após vários jogos; o protagonista já ganhou diversas caras e já esteve presente em todas as plataformas jogáveis da atualidade. A franquia é tão grande que se expandiu para os quadrinhos e até um filme, o não tão bom "Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo", que embora contasse com atores como Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton ou Ben Kingsley, acabou não se saindo muito bem com a crítica e, consequentemente, nas bilheteiras.

Mas voltando ao mundo dos videogames, você conhece ou já jogou todos os títulos que foram lançados até agora? Entre remakes e versões originais, confira todos os jogos lançados até hoje e o que podemos esperar para o futuro da série:


Série principal

Prince of Persia

  1. 1989 (Apple II e MS-DOS)




Foi tido como um avanço na qualidade de animação vista nos jogos eletrônicos. Mechner estudou filmes de seu irmão mais novo, David, correndo e pulando com roupas brancas, para assegurar que todos os movimentos parecessem reais. Também era inovador o fato do protagonista e inimigos lutarem com espadas, ao contrário de armas de fogo ou raios, como outros jogos da época. Após o sucesso inicial, o jogo foi lançado em diversas outras plataformas, como Amiga, Apple Macintosh, NES, Game Boy, Game Gear, SNES, Mega Drive (Sega Genesis). O jogo, à primeira vista repetitivo, é surpreendente pelos quebra-cabeças inteligentes e armadilhas mortais.

Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame

  1. 1993 (MS-DOS, Mac e SNES)




Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame é um jogo de plataforma que foi lançado pela Brøderbund em 1993. O jogo se passa onze dias após os eventos de Prince of Persia, na Pérsia, como também em vários outros locais. Durante este período de onze dias, o Prince foi aclamado como um herói que derrotou o maléfico Jaffar. Ele então rejeita todas as riquezas e pede a mão da princesa em casamento como recompensa, com que o Sultão da Pérsia relutantemente aceita.

Prince of Persia 3D

  1. 1999 (PC e Dreamcast)




Prince of Persia 3D, desenvolvido pela Red Orb Entertainment e publicado pela The Learning Company para Microsoft Windows, é o terceiro título da série Prince of Persia. O jogo foi lançado em 1999, 10 anos após o lançamento do primeiro jogo, e incorporou gráficos 3D em sua jogabilidade, sendo o primeiro jogo da série a incorporá-los. Ele possuiu a mesma música do Oriente Médio, com a mesma animação suave (só que em 3D), um enredo romântico e a mesma ação-aventura com puzzles e armadilhas.

Em 2000, uma versão para Dreamcast intitulada Prince of Persia: Arabian Nights foi desenvolvida pela Avalanche Software e publicada pela Mattel Interactive, que já tinha adquirido ambas a Red Orb Entertainment e The Learning Company. Vários dos defeitos encontrados na versão original para PC foram corrigidos e defeitos foram consertados, melhorando a jogabilidade desta conversão, apesar de ainda sofrer de problemas com a câmera. Esta versão só foi lançada na América do Norte.


Prince of Persia: The Sands of Time

  1. 2003 (PS2, Xbox, GameCube, Game Boy Advance, PC e PS3)




Prince of Persia: The Sands of Time foi desenvolvido e publicado pela Ubisoft. Ele foi primeiramente lançado em 2003 para o PlayStation 2 e mais tarde para Nintendo GameCube, Xbox e PC, recebendo também uma conversão em 2D para o Game Boy Advance e para celular. The Sands of Time, inicialmente desenvolvido pelo Ubisoft Montreal, conseguiu transferir e expandir as mecânicas de jogabilidade do primeiro jogo para a geração de jogos em 3D sucessivamente, enquanto uma tentativa anterior, feita pela The Learning Company em 1999, com Prince of Persia 3D, falhou em atender os padrões de aceitação dos críticos.

O jogo se foca na história do Príncipe da Pérsia que, enganado pelo Vizier, liberta as Sands of Time ("Areias do Tempo") no palácio do sultão, um amigo de seu pai, o rei Shahraman. As Areias do Tempo transformam todos os habitantes do palácio em monstros de areia, colocando-os sob o controle do Vizier. Com a ajuda da princesa Farah, a filha do marajá da Índia, você controla o Prince e usa suas habilidades acrobáticas e a Dagger of Time ("Adaga do Tempo") para atravessar todas as áreas do palácio repletas de armadilhas e desfazer o seu erro. The Sands of Time foi elogiado pelo seu design visual, por suas mecânicas de jogabilidade equilibradas e pelo seu enredo intrigante.


Prince of Persia: Warrior Within

  1. 2004 (PS2, GameCube, Xbox, PC, PS3, iOS, PSP)




Prince of Persia: Warrior Within foi desenvolvido e publicado pela Ubisoft, sendo lançado em 2 de dezembro de 2004 para PlayStation 2, Xbox, GameCube e Microsoft Windows.

O jogo se ambienta logo após o fim dos eventos de The Sands of Time, adicionando novos elementos gerais à série, especificamente na jogabilidade do combate. Neste jogo, o Prince possui a habilidade de empunhar duas armas ao mesmo tempo como também a habilidade de roubar as armas de seus inimigos e lançá-las nos mesmos. Warrior Within possui um tom muito mais obscuro do que o seu antecessor, visto a habilidade dada ao Prince de eliminar os seus inimigos com movimentos bastante violentos.

Uma conversão de Warrior Within foi elaborada pela Pipeworks Software intitulada Prince of Persia: Revelations, sendo lançada em 6 de dezembro de 2005 para o console portátil PlayStation Portable (veja abaixo). A conversão possui conteúdo adicional, como três áreas extras que não são disponíveis em Warrior Within.


Prince of Persia: The Two Thrones

  1. 2005 (PS2, GameCube, Xbox, PS3, Wii, PSP, Mac e PC)




Com o sucesso contínuo da série, uma sequência foi feita no mesmo enredo de The Sands of Time e Warrior Within: intitulada Prince of Persia: The Two Thrones, que foi lançado em 2005 completando a trilogia The Sands of Time. Lançado para PlayStation 2, Xbox e GameCube, PC e celular, foi mais tarde convertido para PlayStation Portable e Wii sob o título Prince of Persia: Rival Swords,em abril de 2007.

Sendo a sequência direta de Prince of Persia: Warrior Within, The Two Thrones é o último capítulo da trilogia "The Sands of Time". O seu enredo é focado na luta entre o Prince e o Vizier, tendo este sido o antagonista do primeiro jogo da trilogia, Prince of Persia: The Sands of Time. Enquanto o seu antecessor adotou um visual sombrio e gótico, os produtores tentaram resgatar o estilo encontrado no aclamado The Sands of Time para The Two Thrones e criar um meio termo entre os dois, adotando um visual e uma personalidade menos violenta para o protagonista e compondo uma trilha sonora menos "pesada". Na jogabilidade, foi introduzida uma novidade à série: o sistema speed kill, que consiste de usar de stealth para matar inimigos sem ser notado.

Prince of Persia: The Two Thrones foi, em geral, considerado um sucesso pelos críticos, recebendo uma nota média de 85% dos sites agregadores Game Rankings e Metacritic. Também foi considerado um passo a frente para a série, tendo compensado as falhas de Warrior Within para com a trilogia.


Prince of Persia

  1. 2008 (PS3, Xbox 360, PC e Mac)




Prince of Persia foi lançado em 2 de dezembro de 2008 para os consoles Xbox 360 e PlayStation 3, no dia 9 de dezembro do mesmo ano para Microsoft Windows e em 24 de março de 2009 para Mac OS X.

O jogo se passa na antiga Pérsia, apesar do século exato não ser revelado. No jogo, o jogador assume o papel do Prince, cujo nome não é revelado no jogo. O Prince é acompanhado por uma garota chamada Elika, que ele conheceu após uma grande tempestade de areia ter desviado-o de seu destino e ele ter chegado em uma terra misteriosa. Os jogadores atravessam vários ambientes distintos usando as habilidades acrobáticas do Prince, escalando e correndo pelas paredes, por exemplo. Ao longo da jornada, o jogador enfrenta vários inimigos que tentam impedir os protagonistas de purificar a terra da corrupção maléfica. O enredo do jogo e sua época são bastante baseados no zoroastrismo.

O jogo não possui ligação alguma com a trilogia anterior, e possui um DLC, o Prince of Persia Epilogue, uma expansão que esta disponível para PlayStation 3 e Xbox 360.


Prince of Persia: The Forgotten Sands

  1. 2010 (várias versões para consolas e dispositivos móveis)




Prince of Persia: The Forgotten Sands foi lançamento em 18 de maio de 2010 na América do Norte e 20 de maio na Europa. O título é o jogo mais recente da série Prince of Persia, e marca o retorno do enredo iniciado por Prince of Persia: The Sands of Time.

The Forgotten Sands retorna para a história estabelecida por Prince of Persia: The Sands of Time e concluída por Prince of Persia: The Two Thrones. O jogo se passa entre o intervalo de sete anos entre Prince of Persia: The Sands of Time e Prince of Persia: Warrior Within, o personagem, Prince, é suposto para ser um meio-termo entre os Princes desses dois jogos.

O enredo do jogo começa com o Prince atravessando o deserto em seu cavalo, indo ver seu irmão, Malik, e aprender sobre liderança com ele. Quando o Prince chega ao reino de Malik ele o encontra em guerra contra um exército, o Prince se infiltra no reino e encontra Malik e o encontra nas câmaras do tesouro.


Spin-offs e remakes

Prince of Persia: Revelations

  1. 2005 (PSP)




Prince of Persia: Revelations é a versão portátil da aventura de Warrior Within, as únicas diferenças de Revelations em relação a versão de console é o desenho de algumas fases, que tiveram de ser modificado para a capacidade do portátil. O enredo, que não sofreu nenhuma mudança, trata dos problemas que o Príncipe enfrenta por ter brincado com o tempo no jogo anterior. O herói é perseguido por Dahaka, uma criatura gerada pela anomalia temporal que quer corrigir o problema do jeito mais simples: aniquilando-o. Como o Príncipe não está a fim de morrer assim tão facilmente, ele toma a única atitude possível, invade a Ilha do Tempo para tentar voltar ao passado e corrigir o problema. Além das fases adaptadas já citadas, o pacote de mudanças ainda incluiu enigmas inéditos, fora as obrigatórias adaptações nos controles. E é aqui que surge o principal problema da conversão: a manipulação da câmera. Sem o segundo analógico para facilitar a tarefa, é preciso segurar o botão "L" e girar o analógico para movê-la, não é um defeito grave, mas é algo que atrapalha.

Battles of Prince of Persia

  1. 2005 (Nintendo DS)




Battles of Prince of Persia é um jogo de táticas baseado em turnos que foi lançado para o portátil Nintendo DS em que o jogador assume o papel de diferentes personagens do mundo de Prince of Persia, incluindo o titular Prince. A história do jogo se passa entre Prince of Persia: The Sands of Time e Prince of Persia: Warrior Within. O jogo tem ambientação na Pérsia, Índia e na fictícia Aresura. Cada um destes locais enviam três generais para lutar nas suas guerras.

Prince of Persia Classic

  1. 2007(distribuição digital na Xbox Live e PSN)




Em 2007, Prince of Persia foi refeito e convertido pela Gameloft. O remake, intitulado Prince of Persia Classic, foi lançado no dia 13 de junho de 2007 no Xbox Live Arcade e em 23 de outubro de 2008 no PlayStation Network. Ele trouxe o mesmo design dos níveis, a mesma premissa geral e jogabilidade do original, mas possuindo gráficos tridimensionais e movimentos mais fluidos. Novos modos de jogo também foram adicionados, como o "time attack" e "survival" ("sobrevivência").

Prince of Persia: Rival Swords

  1. 2007 (PSP)




Prince of Persia: Rival Swords é uma conversão de The Two Thrones para o console Nintendo Wii e para o portátil PlayStation Portable, que foi lançado em abril de 2007. Rival Swords possui o mesmo enredo e trilha sonora de The Two Thrones, mas sofreu algumas alterações na jogabilidade para se encaixar com as plataformas e adquiriu alguns defeitos recorrentes no áudio, os quais interrompiam a reprodução da música. Além disso, foram colocadas novas sequências onde o personagem anda de biga e um modo multiplayer, onde dois jogadores competem entre si atravessando uma série de dois a cinco mapas, que contêm três rotas de dificuldade e complexidade distintas.

A sua jogabilidade conseguiu tirar proveito do sistema de controles de ambos os consoles, principalmente no modo de speed kill do jogo. No caso do Wii, por exemplo, o jogador deve imitar o gesto de Prince na apunhalada com o Wiimote, e quando jogando como Dark Prince, deve agitar o Nunchuk para decapitar o inimigo. Um dos objetivos de The Two Thrones é encontrar os "Portais de Areia" e perfurá-los com a adaga para adquirir alguma nova habilidade, por exemplo. Em Rival Swords, isto foi expandido, resultando no jogador sendo requerido que entre no Portal e percorra uma pequena fase de plataforma para adquirir o conteúdo de um portal.


Prince of Persia: The Fallen King

  1. 2008 (Nintendo DS)




Prince of Persia: The Fallen King é um jogo de ação-aventura em terceira pessoa que foi desenvolvido pela Ubisoft Casablanca. Llançado para o portátil Nintendo DS em 2 de dezembro de 2008, ele é um spin-off do jogo Prince of Persia. O enredo, cuja ambientação é a antiga Pérsia, é focada no papel do personagem do jogador em uma batalha celestial entre dois deuses: Arimã e Ormazd. O jogador assume o papel do Prince e Zal, lutando contra o exército de Arimã com uma variedade de ataques mágicos e físicos. Prince of Persia: The Fallen King foi bastante criticado pela mídia, sendo o maior problema do jogo considerado a jogabilidade.

O objetivo principal do jogo é coletar quatro peças de um selo mágico que irão banir o deus maligno Arimã da região. O stylus do Nintendo DS é usado com a tela sensível ao toque para mover o Prince e fazer com que ele faça acrobacias durante combates, como também controlar as magias de Zal. Em certos pontos do jogo, Zal fica corrompido pelo mal, obrigando o Prince a perseguir e derrotá-lo. Algumas vezes, após ser derrotado, Zal adquire novos poderes. Tais poderes tornam o Prince e ele capazes de executar movimentos cada vez mais avançados.


O futuro da série

Prince of Persia acabou quando Assassins Creed II nós deu o ar de sua graça, desde então tivemos apenas Prince of Persia: The Forgotten Sands em 2010 e pelo menos um Assassins Creed por ano, nenhuma nova aventura de Prince nesse tempo. Para aqueles que não sabem, o primeiro Assassins Creed era para ser na verdade uma sequencia de Prince of Persia, chamada Prince of Persia: Assassins (confira um vídeo AQUI), e serviria de sucessor espiritual de Sands of Time, mas num cenário aparentemente mais realista. Só que ao perceberem que poderiam criar uma nova franquia e explorá-la até o limite com lançamentos anuais, preferiam colocar Prince of Persia na geladeira, e nos apresentar a Altair, Ezio e companhia. Pelo menos Assassins Creed é um ótimo jogo.

Prince of Persia: The Forgotten Sands foi o último título da série, e foi o jogo em que a Ubisoft cometeu o erro mais amador possível. O jogo dava continuação a trilogia Sands of Time já que a nova trilogia iniciada em 2008 não foi lá essas coisas pra Ubisoft, o jogo voltou a ser dark, a violência é pequena e a trilha sonora combina perfeitamente, a Ubisoft tentou continuar um enredo já terminado e com isso The Forgotten Sands não expande o enredo da trilogia Sands of Time então se ele não tivesse sido feito não faria diferença nenhuma.

Em 2013, o CEO da Ubisoft Montreal disse que a franquia está em pausa, para evitar que se esgote rapidamente. Então ainda esperamos um retorno triunfante dessa maravilhosa franquia.

E aí, quantos jogos da série você já jogou? Qual o melhor jogo? Também espera pela volta da série? Deixe nos comentários.

Fonte: Tribogamer

Comentários

04 Out, 2014 - 18:57

Comentários

KamuiYuki 06 Out, 2014 02:43 0

Uma das melhores trilhas sonoras que ja ouvi...
erico-gamer escreveu:o q mais gostei foi o Warrior Within Magico!

vas1985 05 Out, 2014 22:58 2

A trilogia das areias do tempo pra mim foi muito boa e o q mais gostei foi o Warrior Within! O Dahaka te perseguindo e vc tendo de mudar seu destino pra mim é muito legal.

erico-gamer 05 Out, 2014 08:04 4

o q mais gostei foi o Warrior Within Magico!

falador_de_verdades 04 Out, 2014 23:29 1

Podiam lançar esse PoP Classic na Steam

Priston31 04 Out, 2014 23:18 2

The-Doors escreveu:Prince of persia poderia retornar mas sem spin-offs ou remakes, apesar de todo mundo lembrar das areias do tempo elas n sao fundamentais, gostei mto da ideia do de 2008, o q pecou q eh um jogo facil e extremamente monotono.


Uma pena que a ubisoft abandonou PoP por assassin's creed, eu também gostaria de ver um retorno da série.

alfi 04 Out, 2014 21:17 5

o melhor jogo é o Prince of Persia: Warrior Within

Grilex 04 Out, 2014 20:30 7

Para mim, o melhor jogo do POP é o Prince of Persia: Warrior Within. Ainda não joguei o Prince of Persia: The Forgotten Sands

The-Doors 04 Out, 2014 19:13 1

Prince of persia poderia retornar mas sem spin-offs ou remakes, apesar de todo mundo lembrar das areias do tempo elas n sao fundamentais, gostei mto da ideia do de 2008, o q pecou q eh um jogo facil e extremamente monotono.