Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os 10 melhores jogos da franquia Alien



A data de 13 de maio foi um dia negro para os fãs da franquia Alien com o falecimento de Hans Rudolf "Ruedi" Giger. Pintor, escultor e designer, o trabalho mais conhecido desse artista suíco foi no filme Alien: O Oitavo Passageiro (Alien, 1979), em que a pintura Necromon IV (acima) serviu de inspiração para Ridley Scott.

Essa obra-prima da Ficção Científica concedeu um Oscar para Giger e sua equipe na categoria de Melhores Efeitos Especiais. A estatueta foi apenas um dos prêmios obtidos pelo universo criado no longa dirigido por Scott. O design do Xenomorph foi utilizado em todos os títulos seguintes da franquia e seu design característico torna essa criatura em um emblema da cultura pop moderna.


Imagem

10 – Aliens: Colonial Marines

A expectativa para Colonial Marines era grande. Ainda mais depois da ação publicitária que levou jornalistas até os Estados Unidos para testarem o jogo. Os presentes se impressionaram e saíram de lá com uma boa expectativa. Infelizmente, o tiro (de bazuca) saiu pela culatra no dia de lançamento desse, que foi rotulado como um dos piores jogos de 2013 e o ponto baixo da franquia dos Xenomorphs nos video games. Que seu fracasso sirva para que os mesmos erros não sejam cometidos novamente.

Imagem

09 – Alien Ressurection (PSX)

Ressurection é o jogo para PlayStation 1 baseado no filme homônimo de 1997, o quarto da franquia. Esse título é um tiro em primeira pessoa que segue o enredo (sofrível) do longa e permite ao jogador controlar quatro personagens ao longo da história. Curiosamente, esse game foi lançado somente em 2000 e recebeu críticas negativas por usar os dois analógicos do DualShock para andar e mirar pelo cenário.

Imagem

08 – Aliens vs Predator (Jaguar)

Considerado como um dos melhores jogos do Jaguar, esse título lançado em 1994 permite ao jogador escolher entre três personagens: Alien, Predador ou um soldado humano, todos presos em uma nave espacial. Cada um desses personagens possui habilidades, armas e objetivos próprios. O Alien deve resgatar a Rainha aprisonada, enquanto que o Predador deve matá-la e clamar seu crânio. O objetivo do humano é mais humilde e consiste apenas em escapar com vida.

Imagem

07 – Aliens (MSX)

Lançado um ano após o segudo longa da franquia (Alien, O Resgate de 1986), esse jogo para o MSX foi desenvolvido e publicado pela Square e lançado apenas no Japão. Uma adaptação para o Famicom Disk System estava prevista para ser lançada para o Nintendinho até esse port ser cancelado. Curiosidade: a trilha sonora desse jogo foi feita pelo famoso compositor Nobuo Uematsu.

Imagem

06 – Alien 3

Alien 3 foi um dos jogos que chegou ao Brasil através da distribuição da Tec Toy. As primeiras versões desse título (Amiga, Commodore 64 e Master System) foram lançadas no mesmo ano de estreia do filme, em 1992 com as edições para o Nintendinho (NES) e Mega Drive chegando no ano seguinte. Assim como o longa, a história do jogo consiste na jornada de Ripley pelo planeta prisão.

Imagem

05 – Aliens vs Predator 2000 (PC)

Aliens e Predadores combinam (muito) com jogos de tiro. Este é mais um do gênero em primeira pessoa lançado para PC e Mac em 1999. Assim como o título para o Jaguar, esse jogo também era dividido em três campanhas diferentes. Cada um destes personagens possuía um estilo e um arsenal de armas diferente. A história deles também acontecia independente da outra e novamente o game apresenta a Rainha Alien como um dos mais letais inimigos.

Imagem

04 – Alien Trilogy (MS-DOS, PlayStation e SEGA Saturn)

Game de tiro em primeira pessoa baseado nos três primeiros filmes da série Alien lançado em 1996 para MS-DOS, PlayStation e SEGA Saturn. Você controla a Tenente Ellen Ripley e seguia um enredo dividido em três episódios dos filmes lançados na época. O estilo de jogo de mais 15 anos em nada se parecia com o que vemos atualmente em games deste estilo. Haviam apenas 4 eixos de movimento (frente, trás, esquerda e direita) e a ideia de suspense do filme Alien não estava em encontrar a criatura repentinamente, mas sim em conseguir atirar nela.

Imagem

03 – Aliens (arcade de 1990)

Outro clássico da era dos fliperamas foi desenvolvido pela Konami em 1984. Aliens se passava 56 anos após o filme Alien: O Oitavo Passageiro. Uma força especial militar chegava a uma região inóspita do espaço e sua missão era simples: acabar com todos os monstros. A desculpa perfeita para você usar um trabuco laser ou tacar fogo (Toninho do Diabo manda lembranças) nas criaturas. Um game de tiro em terceira pessoa, no melhor estilo Contra. Atire, atire e depois atire mais um pouco, e não se importe em fazer perguntas depois. Curiosidade: em algumas partes, os ângulos do jogo mudavam de terceira para uma quase primeira pessoa em um "precursor" dos FPS atuais.

Imagem

02 – Alien vs Predator (arcade de 1994)

O sucesso dos games de porrada beat'em up nos fliperamas era inegável e a Capcom era mestre deste estilo. No meio de jogos como Final Fight, Cadillacs and Dinosaurs, The Punisher, entre outros, havia Alien Vs. Predador, game voltado ao universo consagrado pelos clássicos filmes de ficção da década de 1990. Predadores se uniam à tenente ciborgue Linn Kurosawa e ao Major Dutch Schaefer (uma versão "capconiana" do Schwarza) para dar conta de Aliens que invadiram a Califórnia. A nostalgia dos anos 90 é tanta que dá quase para sentir o gosto de cigarro daquele flipper lotado do bairro.

Imagem

01 – Alien: Isolation

A última posição dessa lista ficou com o jogo que foi uma enorme decepção. Portanto, nada mais justo do que o primeiro lugar ser ocupado pelo título que promete muito, o de tornar a franquia protagonizada pelo Xenomorph assustadora e relevante nos games novamente. Espero, para o bem do futuro dos Facehuggers, que os produtores da Creative Assembly acertem a mão nesse jogo.

Fonte: Playtv

Comentários

01 Jun, 2014 - 20:20

Comentários

rambo2142 02 Jun, 2014 13:52 0

O alien vs Predator 2010 e bem melhor que o Colonial marines

Bruttus75 02 Jun, 2014 09:41 1

Alien vs predador (arcade), joguei tanto esse jogo que passei a finaliza-lo com uma ficha só. Alien trilogia outro jogão, um colega meu pediu meu PS1 emprestado e esse jogo a noite, na manhã seguinte fui busca-lo e perguntei jogou muito "que nada, só joguei um pouquinho" ele disse. quando fui pegar o PS1 ele ainda tava quente, e do lado um caderno cheio de passwords, a mulher dele falou " ele ficou a noite toda jogando" kkkkkkkkk o cara zerou o jogo numa noite. Ainda hoje eu zou com ele. Agora faltou Alien vs Predador 2010, que pra mim é o melhor da série. Joinha!

Riacho 02 Jun, 2014 09:23 0

A versão do "Alien 3" para Megadrive/Genesis da SEGA era muito mais consistente que a do Super NES, até a trilha sonora é melhor. E a tela do jogo é completamente diferente dessa da lista, a qual conheço na versão do console da Nintendo.

https://www.youtube.com/results?search_query=alien+3+mega+drive

xXMMMMXx 02 Jun, 2014 05:51 0

[quote=pentakiller]Bom, eu gosto muito da Saga do "Alien" Confesso que não nasci na época dos "Velhas Guardas"

Eu também sou da velha "guarda" e concordo a 100% com tua lista e com o que pensas sou fã dos Aliens (ou fui....) sou não joguei o Alien 3 (NES) o AVP 2 para mim foi que mais gostei e não o vejo na lista ou sou eu que vi mal. Provavelmente é o melhor jogo da franquia mas mesmo não sendo estaria nos primeiros lugares de certeza.

kumanosuke 02 Jun, 2014 02:47 0

Nem tava manjando desse Isolation
Dúvida, nesse jogo vai dar pra jogar como Alien também, ou só humano?

Vertigem 02 Jun, 2014 01:55 0

Alan_Riva****

Infelizmente mais um ótimo jogo que morre no limbo, mas isso é uma coisa bem comum no Nintendo DS, infelizmente!

Doug30 02 Jun, 2014 01:15 0

Faltou o AVP 2010 na minha opinião foi um dos melhores pela campanha Marines e pelo multiplayer que eu jogo até hoje kkkkkk... isso sem falar nos gráficos em DX11 foram poucos os jogos daquela época que conseguiram exibir um gráfico tão bonito

pentakiller 02 Jun, 2014 00:03 1

Bom, eu gosto muito da Saga do "Alien" Confesso que não nasci na época dos "Velhas Guardas" quando comecei a jogar era epoca do PS1 rs mas um dos primeiros jogos que joguei quando tinha 7 anos foi o AVP classic 2000 , EU CAGAVA NAS CALÇAS DE TANTO MEDO KKKKKKK
eu era so uma criança tambem, mas por causa disso eu me apaixonei pela Saga alien, por causa desse jogo comecei a gosta dos jogos de fcção cientifica (até então, Alien e Star wars são os Pais desse genero) e na questão dessa lista, eu mudaria muito ela em cara ... sem querer criticar o autor do topico, mas deixaria assim:

1° Aliens vs Predator 2000 (PC)
2° Alien 3 (NES)
3° Alien vs Predator 2010 (XBOX/PC) (Por sinal, melhor Multiplayer do ano pra mim !)
4° Alien vs Predator 2 & Alien vs Predator 2: Primal Hunter (Expansão)
5° Alien vs Predator Extinction

alanlcarlos 01 Jun, 2014 23:12 0

Acho melhor mudar o titulo pois diz os 10 melhores mas alem de iniciar com o pior ha outros jogos ruins na materia, os 10 jogos de Aliens seria mais correto

Alan_Rivarola 01 Jun, 2014 23:12 1

Vertigem escreveu:Gosto dos jogos da franquia Aliens, e se você for parar pra pensar é como Star Wars, que é bem fléxivel, tem jogos bons tanto como FPS como outros gêneros.

Os que eu mais gostei foram o Aliens 3 de SNES e os três Aliens vs Predator (O de SNES, o primeiro em FPS e o que foi lançado na ultima geração)

Também tem um Aliens de Nintendo DS que eu recomendo fortemente, acabou não ficando muito conhecido infelizmente, mas eu gostei bastante, é em 2D, e as armas ficam no inventário na tela touch screen

Eu ia citar esse do DS que senti que faltou na lista, é o Alien:Infestation(se não me engano), segue um esquema bem Metroidvania, é muito bom mesmo.

Mas esse Alien vs Predator do Arcade é excelente também.

Vertigem 01 Jun, 2014 22:54 0

Gosto dos jogos da franquia Aliens, e se você for parar pra pensar é como Star Wars, que é bem fléxivel, tem jogos bons tanto como FPS como outros gêneros.

Os que eu mais gostei foram o Aliens 3 de SNES e os três Aliens vs Predator (O de SNES, o primeiro em FPS e o que foi lançado na ultima geração)

Também tem um Aliens de Nintendo DS que eu recomendo fortemente, acabou não ficando muito conhecido infelizmente, mas eu gostei bastante, é em 2D, e as armas ficam no inventário na tela touch screen

juniorthrash 01 Jun, 2014 22:05 0

Alien: Isolation nem foi lançado ainda, não deveria esta nessa lista, só depois de lançado!