Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

AMD não vai lançar GPUs mais “modernas” este ano



AMD e Nvidia mal terminaram de lançar suas placas de vídeo da geração atual e todos já falam sobre o que vem depois com as placas Radeon R 300 "Pirate Islands" e as GTX 800 Maxwell, alguns rumores já circulam por ai mas ainda que sejam realmente interessantes todos são algo que provavelmente só veremos daqui a uma ou duas gerações, não estão de acordo com a realidade das fabricantes que parecem ter dado uma desacelerada, as novas arquiteturas e tecnologias estão ficando um pouco para "depois" e apesar de haver alguma inovação com as placas R9 290, R 290X, R9 295X2, GTX 750, GTX 750 Ti e GTX Titan Z nós provavelmente não veremos grandes saltos na próxima geração.

Colocando fim aos rumores de que as GPUs Pirate Islands seriam fabricadas em uma litografia 20nm a própria AMD confirmou que elas na verdade ainda utilizarão a litografia 28nm das séries atuais. De acordo com Lisa Su, SVP e Gerente Geral da Unidade de Negócios Globais da AMD os planos são manter 28 nanômetro este ano, temos 20 nanômetros em design, e depois FinFET. A declaração praticamente coloca fim a qualquer possibilidade de uma Radeon em 20nm este ano, algo que deve acontecer apenas na próxima geração, a não ser que a AMD opte por lançar apenas GPUs de entrada em 28nm e deixe as top de linha para 2015 com nova litografia.

Isso também indica que a AMD deve seguir um planejamento parecido com o da Nvidia aprimorando as novas arquiteturas apresentadas este ano presente nas "Hawaii" e "Maxwell", então não seriam tecnicamente novas tecnologias com GPUs mais "modernas", apenas um avanço no desenvolvimento da arquitetura atual.

Apesar de não haver nenhuma posição do tipo por parte da Nvidia é mais provável que ela também siga o mesmo caminho, algo que seria muito mais interessante uma vez que a disponibilidade de GPUs com uma litografia nova poderia ser baixa resultando na falta de placas no mercado. A boa notícia é que os estoques de GPUs 28nm da AMD devem alcançar níveis mais altos impedindo a escassez que resultou no sumiço das Radeon R9 290 e R9 290X graças a procura dos mineradores de bitcoin, aumentando o preço nas prateleiras.

Será que vai valer a pena sair das Radeon R9 200 e GTX 700 para a Radeon R9 300 e GTX 800?

Fonte: Lockgamer

Comentários

24 Abr, 2014 - 18:17

Comentários

jocaamoury 06 Jul, 2014 22:39 0

ºBrunoº escreveu:Podem lançar a vontade, não tenho a intenção, muito menos verba para trocar! Minha HD 6870 vai me fazer companhia por muitos anos ainda!

ºBrunoº escreveu:Podem lançar a vontade, não tenho a intenção, muito menos verba para trocar! Minha HD 6870 vai me fazer companhia por muitos anos ainda!

aminha e essa tbm mt boa roda td sem lag

ºBrunoº 25 Abr, 2014 13:45 2

Podem lançar a vontade, não tenho a intenção, muito menos verba para trocar! Minha HD 6870 vai me fazer companhia por muitos anos ainda!

Leonardwo 25 Abr, 2014 09:10 1

kamuidc escreveu:Gosto da empresa AMD para computadores domésticos e com placas de vídeo de entrada. Tem um preço muito bom. O problema são os jogos os que tem o physx da Nvidia, AMDs pode até ser emular mas perdem muito desempenho para isso. Uma pena, já que eles tem um preço tão melhor.

Não é a placa que emula o physx e sim o processador quando não se tem placa nvidia!

kamuidc 24 Abr, 2014 23:21 2

Gosto da empresa AMD para computadores domésticos e com placas de vídeo de entrada. Tem um preço muito bom. O problema são os jogos os que tem o physx da Nvidia, AMDs pode até ser emular mas perdem muito desempenho para isso. Uma pena, já que eles tem um preço tão melhor.