Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Recarregue a munição relembre da isolada mansão cheia de zumbis do primeiro Resident Evil



No meio da década de 1990, o gênero de horror já estava um pouco estagnado e sem muitas novidades no mundo dos videogames. Há algum tempo havia uma lacuna de criatividade que só seria preenchida em 1996 com o lançamento de "Resident Evil", jogo que revigorou o gênero e popularizou por todo o mundo o estilo Survival Horror. Atualmente os jogos da franquia se desenvolvem por vários cenários, mas tudo começou em uma assustadora e isolada mansão no meio das montanhas, com zumbis que poderiam aparecer em qualquer hora e lugar, muitas armadilhas, puzzles intrigantes e poucos recursos para ajudar o jogador. E foi tudo isso que tornou essa mansão tão especial e marcante, definindo perfeitamente o que Survival Horror significa, como veremos aqui.

O hóspede maldito

Mais conhecida como o principal cenário dos eventos ocorridos no primeiro "Resident Evil", a Mansão Spencer se encontra nas montanhas Arklay, perto da nossa velha conhecida Raccoon City e abriga um dos laboratórios secretos da Umbrella. A mansão foi projetada pelo desafortunado arquiteto George Trevor para o presidente da Umbrella, Oswell E. Spencer, e os estágios finais de conclusão da obra ocorreram em novembro de 1967. Oswell queria uma boa camuflagem para um laboratório de pesquisa que serviria para experimentos secretos e ilegais. Durante esta época, George e sua família foram aprisionados dentro da mansão, por causa do vasto conhecimento que ele tinha sobre os segredos do local, sendo que com sua morte, Oswell seria o único a conhecer sobre a estrutura do local. Mesmo tentando usar seu conhecimento para se esconder dentro da casa, presume-se que George foi morto enquanto sua esposa Jessica e sua filha Lisa foram levadas ao laboratório para serem sujeitas a testes com o vírus Progenitor. Vinte e um anos depois, um acidente ocorreu no laboratório e uma amostra do T-Vírus vazou, poluindo toda a mansão e infectando todos que estavam lá, incluindo os pesquisadores da Umbrella, que se transformaram no famigerados zumbis.

"Enter the Survival Horror"

Antes do início do jogo, podíamos escolher em controlar os heróis Jill Valentine ou Chris Redfield e então "entrávamos no Survival Horror". Tudo começava com os dois protagonistas e Albert Wesker entrando na mansão, e a partir daí recebíamos a missão de verificar o local. Logo nos primeiros minutos de exploração, a cena que pode ser considerada a mais conhecida da franquia Resident Evil ocorria: ao atravessar um dos corredores, encontrávamos o primeiro zumbi que se alimentava da carne de um homem e, então, lentamente virava sua cabeça e se levantava para nos perseguir.




Umas das coisas que podemos perceber atualmente é a facilidade que alguns jogos oferecem com tutoriais e dicas sobre o que fazer no jogo inteiro, praticamente ensinando as pessoas a jogar sem que elas tenham que pensar por si próprias. Em 1996, no entanto, a história era bem diferente e se já não bastasse que essa mansão estivesse cheia de zumbis famintos, ela também estava repleta de armadilhas e puzzles a serem resolvidos, só que sem nenhuma ajuda ou indicação do que fazer, tornando o jogo mais difícil e ao mesmo tempo mais intrigante e divertido.

O fim do terror?

Na maioria das vezes, os personagens são aqueles que nos encantam, que nos marcam e que nos tornam fiéis por certas franquias. Claro que podemos dizer que Resident Evil faz isso conosco, afinal cada fã tem seu personagem favorito, sejam os mais recorrentes como Leon e Chris, ou os que aparecem mais raramente, como Jill e Claire. Mas algo muito especial de se perceber é que certos jogos não são marcados somente por seus personagens, mas também por seus cenários, que podem deixar impressões verdadeiramente únicas em nossas memórias, tornando essa mistura de personagens carismáticos com locações marcantes, perfeita. E ao falarmos de cenários assustadores, não temos como não pensar diretamente na mansão Spencer. Toda a referência que temos hoje sobre o gênero de Survival Horror foi perfeitamente definida por essa assustadora mansão, que marcou "Resident Evil" de tal forma que até hoje serve de comparação para os jogos mais atuais da franquia, que tem recebido duras críticas por fugirem tanto da proposta inicial.

Isso nos faz pensar, o que mudou tanto que quebrou quase que completamente o clima de terror atualmente? Se antes um único zumbi em um espaço meio aberto era aterrorizante, por que agora vários zumbis em um corredor estreito não causa nenhum medo ou susto? Na mansão Spencer tínhamos pouca munição, poucas oportunidades de salvar o jogo, nenhum indicador óbvio de como resolver os puzzles, controles e ângulos de câmera que não eram nada favoráveis e poucos zumbis que eram lentos demais pra nos alcançar. Mas foi tudo isso que fez Resident Evil ser tão marcante. E se hoje a Capcom tenta de tudo para agradar os fãs antigos e falha em tentar voltar às origens, talvez bastasse olhar para a coisa mais simples: a boa e velha mansão isolada cheia de perigos.

Fonte: Pop

Comentários

04 Abr, 2014 - 08:31

Comentários

Hkcezar 06 Abr, 2014 16:19 1

Melhor abertura que eu já vi até hj!

https://www.youtube.com/watch?v=TfIGfD0dy8A
Usar atores e filmagens reais é uma coisa muito rara hj!

douglas ito 05 Abr, 2014 00:54 1

esse jogo era considerado muito difícil....ainda + na época,td em inglês....fui obrigado a pedir ajuda a "ação games,a reavista do fera"...rsrsr True Story!

rock3r 04 Abr, 2014 16:22 2

Grilex escreveu:jogão, simplesmente o melhoram zerei Re1 em 1997 e neste mes de abril de 2014 zerei o Re remack com seus 7 finais diferentes simplesmente show, apesar de ter sido lançado a uns 10 anos atrás o remake ainda tá melhor que qualquer jogo da serie. Tem muita coisa a mais no remake do que no original re1 o jogo tá mais difícil tem mais cenários e uns monstros novos e o gráfico tá até razoável para um jogo antigo. Quem não zerou ainda pode através de emulador basta baixar uma iso do nintendo wii e seja feliz.

Brother este é mesmo um jogasso não me canso de joga-lo no dolphin, o mais top de todos com certeza, e muito melhor que o original, a Capcom poderia agradar seus fãs, fazendo um remake da serie principal (RE 1,2 e 3), na verdade faltaria apenas o 2 e o 3, concerteza eles iriam ganhar bastante que é o principal objetivo deles, mas mesmo assim agradaria e muito os fãs, com o melhor do Survival Horror, bom ao menos eu gostaria muito disso!!! Cuti

Dissection 04 Abr, 2014 11:31 1

RE1 pra mim é o melhor Resident de todos, eu perdi as contas de quantas vezes eu zerei esse jogo, eu pegava os tempos que o pessoal mandavam para a Supergame Power e ficava terminando tentando bater os tempo.

Grilex 04 Abr, 2014 11:21 2

jogão, simplesmente o melhoram zerei Re1 em 1997 e neste mes de abril de 2014 zerei o Re remack com seus 7 finais diferentes simplesmente show, apesar de ter sido lançado a uns 10 anos atrás o remake ainda tá melhor que qualquer jogo da serie. Tem muita coisa a mais no remake do que no original re1 o jogo tá mais difícil tem mais cenários e uns monstros novos e o gráfico tá até razoável para um jogo antigo. Quem não zerou ainda pode através de emulador basta baixar uma iso do nintendo wii e seja feliz.

fabiobracinho 04 Abr, 2014 09:55 1

melhor residente q joguei serei em 4 dias direto