Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Crise na Nintendo, será o fim? Lógico que não!



A Nintendo é sem dúvidas a maior empresa de games do mundo, isso é um fato! Seja pelos grandes títulos, recordes de venda e os consoles que sempre entraram nas casas de todos nós.

Neste momento a nossa gigante dos games está vivendo um momento bastante delicado, o seu principal console não está batendo as metas de vendas e a empresa vem sofrendo com a grande perda de milhões de dólares em seu faturamento.

Muitos analistas vem defendendo a tese de que a Big N deveria abandonar o ramo dos consoles e dedicar-se apenas aos grandes jogos que ela sempre desenvolveu. Seria essa a escolha certa? Na minha opinião é lógico que não!

Quem viveu na época do N64 e Game Cube sabe que esses dois consoles não foram um sucesso de vendas, mas o Wii levou a Big N aos tempos do SNES, recorde de vendas e um faturamento recorde com mais de 100 milhões de consoles vendidos. Neste momento não vamos falar do sucesso dos portáteis, pois este é um universo para uma outra análise.

As críticas ao Wii U vem de todos os lados, mas é uma verdade absoluta que o console da Nintendo ainda tem muita lenha pra queimar. Um dos problema do Wii U é o mesmo do Dreamcast, as Thirdies não produzem os jogos para o console e isso diminui muito a aceitação. Vivemos uma mudança de comportamento, novos gamers querem jogar Mario, Zelda, Metroid e todos os grandes títulos da Nintendo, mas também querem GTA, Battlefield, FIFA, NHL, NBA 2K, Tomb Raider, Metal Gear, Bioshock e outros jogos multiplataforma que excluem o Wii U.

E quem é inteligente sabe que hardware não tem nada haver com esse boicote. Todos os jogos da Nintendo rodam a 1080p e a 60FPS, os conhecedores sabem exatamente o que isso significa. As Thirdies usam o argumento do hardware como desculpa para não se queimar com os fãs.

Todo esse boicote existe simplesmente por não vender consoles e tão pouco jogos. Prova disso foi a EA, que lançou FIFA 13, a 2K lançou NBA 2K13, a NetherRealm Studios fez Injustice e nenhum deles lançaram a continuação dos seus jogos para o Wii U, pois as vendas foram horríveis. E existe um detalhe grande, diferente da Microsoft e a Sony, a Nintendo não paga para as thirdies para que elas possam produzir os jogos multiplataforma, tão pouco os conteúdos exclusivos. Ou vocês acham que a Ubisoft faz 60 minutos a mais de Assassins Creed 4 para a Sony de graça?

Mas se o Wii U fosse um sucesso de vendas, as thirdies sem dúvidas se esforçariam em criar experiências completas para o console da Nintendo, então entra o outro ponto falho do lançamento do Wii U.

A estratégia de marketing da Nintendo para lançar o Wii U foi um fracasso, desde a escolha do nome, design no console e títulos de lançamento. Muita gente achou e acha até hoje que o Wii U é o Wii em HD e com um novo controle, sem contar a falta de imponência do console, que não demonstra evolução, força, poder e robustez.

Outro grande erro foi o título de lançamento, New Super Mario Bros. U, o game é bonito, evoluiu, mas não era o que os gamers queriam ver de um console de Nova Geração. Sem falar que alguns meses antes, praticamente o mesmo jogo havia sido lançado para o 3DS. E outra falha é que a Nintendo apresentou o Wii U na E3 com um demo de Zelda incrivelmente lindo, e todos esperavam esse jogo no lançamento do console. Se este lançamento tivesse acontecido, sem dúvidas teria elevado a aceitação do Wii U ao extremo e o recorde de vendas no lançamento do console, e as thirdies entrariam na briga para desenvolver jogos multiplataforma.

E para piorar a vida da Nintendo, a Sony e a Microsoft lançaram seus novos consoles com os famosos "super hardwares" e prometeram muitos jogos no seu lançamento, o que não aconteceu. Estamos com dois meses de lançamento e nem previsão de novos jogos exclusivos. Mas eles fizeram o marketing mais efetivo que a Nintendo, com todas as suas promessas e com aparelhos que prometem mais do que rodar jogos, mas essa não é a questão. O grande trunfo das concorrentes é ver que com dois meses eles já venderam quase o que o Wii U vendeu em 1 ano e meio, e como todo mundo sabe, se tem consoles vendidos, tem gamers interessados em jogos, com isso as thirdies estão a todo vapor produzindo jogos para o PS4 e o Xbox One. E todas às vezes que um jogo é anunciado o título diz que este jogo não será produzido para o Wii U e isso frustra todos aqueles que desejariam ter o console da Nintendo.

Agora se olharmos o primeiro ano de vida do Wii U podemos observar que existem muitos lançamentos exclusivos como: Pikmin 3, Zelda Wind Waker HD, Mario 3D Wolrd e outros. Neste próximo trimestre a Nintendo promete um início de 2014 com força total, lançando seus grandes títulos como: Donkey Kong, Mario Kart e Super Smash Bros.

Sabemos a força que a Big N tem e vimos a poucos anos ela transformar o fracasso de lançamento do 3DS no sucesso que ele é hoje. Será que a Nintendo conseguirá fazer o mesmo com o Wii U? Será que a Nintendo conseguirá criar um console de sucesso apenas com jogos exclusivos? Essas perguntas só saberemos a resposta ao longo do tempo. Mas uma coisa é certa, se a Nintendo lançar seus grandes títulos e as thirdies voltarem a apoiar o console da Nintendo teremos recordes nas vendas.

E vocês o que pensam de tudo isso? Deixem sua opinião e participem!!!

Lembrando que esse texto foi uma colaboração de Anderson Maia lá da Saga Games.

Fonte: Acasadocogumelo

Comentários

26 Mar, 2014 - 13:50

Comentários

Fabricio Santos 26 Mar, 2014 22:14 3


Esse "sophos_nsm" ta igual vídeo do Pyro viajando com as fan boiolisses dele, por dentro ta tudo tranquilo, mas por fora ta a maior guerra contra os outros fanboys vixii até da medo.

CadastrodeSite 26 Mar, 2014 18:31 3

Grande sophos_nsm, adoro quando você inunda a Tribo com tópicos sobre jogos produzidos por brasileiros (você é minha única fonte deles), mas quando você inventa de criar tópico "fanboy nintendista" eu sinto muita vergonha alheia.
-
Por favor, para com isso cara, até eu que sou "troll fulero" e tem a nintendo como preferida no mercado tenho vergonha de "fan******r"

SrCoringa 26 Mar, 2014 18:09 -1

e dai que o potencial é fraco, é claro que é menor que os da concorrentes, e isso pode até disperçar os thirds, o que torna o console uma bomba ambulante que pode explodir a qualquer momento, não estou protejendo o WiiU nem a nintendo, mas seus jogos, as suas franquias, elas não precisam de potencia grafica, o estilo artistico não precisa ser em 4k de resolução pra ficar bonito, por que é um estilo fechado que não tenta imitar e passar realidade, ele passa a fantasia e com isso ele consegue ter brilho e cores proprias que tornam tudo mais bonitos.

agora sobre a falta de suporte third, esse é o grande problema do console, em sua parte pela potencia fraca e em outra pela dificuldade de produção e pelo Game Pad.

Marton_TR 26 Mar, 2014 17:32 2

natanaelnes escreveu:parei de ler em hardware não é desculpa kkkk acham q 1080p significam q vão rodar jogos iguais ao ps4 e xone e esquecem das texturas,poligonos e uma karalhada de coisas,se não é problema lancem jogos com qualidade graficas iguais ao ryse e ao the order,quem fez essa news só pode ser uma criança mega fanboy da nintendo!!


Gosto muito da Nintendo, até porque sou jogador das antigas.
Mas o nível de fanboyolisse as vezes é demais.
É óbvio que o poder do Wii U não é grandes coisas.

Basta ver a fonte. É um site de fanboys da Nintendo. Não têm credibilidade alguma.

Fam30 26 Mar, 2014 16:44 1

Tenho um WiiU e minha única queixa é que eu ainda não posso usar a e-shop. Até pensei em comprar um 3dsXL, mas n sei se terei o mesmo problema.

Sobre essa questão de potência de hardware, por favor, quem realmente quiser jogar um jogo a 60fps em 1080p ou mais, monte um pc e seja feliz. Tenho uma gtx 570 de 2011 q ainda me permite jogar bugfield4 no ultra e com AA desativado sem problemas.

natanaelnes 26 Mar, 2014 15:52 1

parei de ler em hardware não é desculpa kkkk acham q 1080p significam q vão rodar jogos iguais ao ps4 e xone e esquecem das texturas,poligonos e uma karalhada de coisas,se não é problema lancem jogos com qualidade graficas iguais ao ryse e ao the order,quem fez essa news só pode ser uma criança mega fanboy da nintendo!!

Notícias