Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Journey: Uma experiência sensorial

A verdade é que já se passaram dois anos desde o lançamento (daquele que considero ser) um dos melhores conteúdos digitais jamais lançados em consolas. Realmente não penso neste título como um videojogo mas sim como uma experiência sensorial.

Não existem muitos momentos no panorama dos videojogos em que apenas podemos sentar, relaxar e sentirmos que fazemos parte de um novo mundo. Esse mundo é sereno, repleto de aventura, sem rumo, quase sem objectivos, onde apenas a descoberta e a interacção com o cenário fazem parte desta experiência única. Isto é Journey.

Imagem

Um jogo refrescante, genuíno e gratificante. Nunca um videojogo com tão poucas opções de jogabilidade me fez querer jogar vezes e vezes sem conta. Sempre que pego no comando, simplesmente navego pelos desertos áridos mas cheios de vida, sinto que posso ficar lá horas sem fazer absolutamente nada. Não tenho que derrotar inimigos – também "não" existem – para chegar ao ponto X, nem tenho que descarregar milhares de balas num monstro. Apenas me devo deixar levar pelo jogo e sons que invadem Journey.

Imagem

Estranho foi passar pelas várias emoções, todas elas vividas graças à excelente banda sonora que rodeia este jogo. Música que se adequava correctamente a qualquer situação, sons que me fizeram sentir triste, feliz, receoso, por vezes um sentimento de conquista e realização. Não é um exagero, nem quero descrever esta experiência de uma forma sumptuosa. Foram sentimentos reais e passados na companhia da misteriosa personagem.

Em Journey esta misteriosa personagem não tem sem voz. Emite sim um som que nos permite interagir com o mundo, cenário, certas criaturas e por vezes, quase por magia, com outros jogadores que partilham a nossa viagem.

Certamente muitos gamers se perguntaram quando viram, leram e perceberam um pouco mais do mundo de Journey: qual é o verdadeiro objectivo neste jogo/experiência? É muito simples na verdade, temos que chegar ao topo da montanha visivel por quase toda a nossa aventura. O que lá nos espera, isso cabe a cada um de nós lá chegar e interpretar. Esta é uma das belezas do jogo – a experiência individual de cada jogador.

Imagem

No final de contas eu poderia continuar a escrever mil e uma coisas sobre este jogo mas certamente que nunca chegaria a um consenso com os leitores. Cada um de nós irá criar a sua própria história e terminar a sua experiência com um final feliz, triste ou inesperado.

Journey é um exclusivo PlayStation 3 e produzido pelos estúdios ThatGameCompany responsáveis pelos anteriores trabalhos Flower e Flow.

Fonte: Ene3

Comentários

13 Mar, 2014 - 00:00

Comentários

chavesmania 13 Mar, 2014 17:23 -1

Besteira esse jogo !! joguei 2 vezes pra ver essa tau de experiencia sensorial Rs... Para vcs tão comendo Arroz e feijão e a ******* pensando que é agrião num é possivel .....

maffuban 13 Mar, 2014 12:59 1

Putz, tenho Ps3 a algumas meses e até agora n joguei isso!

Mesa

thiagomg95 13 Mar, 2014 08:42 0

Por que a galera está negativando a notícia?

vbmvagner 13 Mar, 2014 08:34 2

Pena que é exclusivo... No final das contas os games que se aproximam mais de serem "obras de arte", geralmente são exclusivos para consoles.

Delutto 13 Mar, 2014 00:33 3

Ainda vou ter o prazer de ser propietário de um PS3 só para poder saborear essa tal experiência sensorial, esse jogo é realmente genial.

Notícias