Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Gabe Newell quer ver o fim da plataforma de votação Greenlight da Steam

A Valve está na boca do povo durante esta semana, primeiro o acréscimo de 10 milhões de usuários ativos na plataforma em apenas 3 meses, depois o anúncio do novo design do recém anunciado Steam Controller, e por fim esta asneira de acabar com o Greenlight.

Ta certo que não sou nenhum magnata da indústria de games, e se Gabe Newell acha que o Steam Greenlight tem que ir, quem sou eu para critica-lo. Mas não podemos negar o que a plataforma representa não só para a Steam, mas para todos os pequenos desenvolvedores independentes com suas enormes idéias.

Não que isso seja o fim da linha para estes pequenos desenvolvedores, segundo Gabe Newell, o objetivo é se desfazer do Greenlight para algo novo, pois para ele a Steam está passando por uma evolução. Não sei dizer se esta evolução está relacionada ao SteamOS e Steam Machine ou algo dentro da própria plataforma Steam, mas impedir que os desenvolvedores menos afortunados tenha uma chance, por menor que seja, de terem seus jogos disponibilizados através da Steam é um passo para trás e não uma evolução.

Fonte: Dork

Comentários

16 Jan, 2014 - 15:31

Comentários

Ioryogi 18 Jan, 2014 21:29 0

Se ele quer desfazer pra algo novo, é bem vindo, não acho que ele queira abandonar essa ajuda os pequenos desenvolvedores, sempre achei a Steam orgulhosa de ajudar a fatia indie do mercado, não acredito que ela vá jogar td isso pro algo assim, do nada.
Até pq com o Steam Machine trabalhando em cima de Linux, o mercado indie vai ser um **** carta na manga pra ela. Tem coisa grande por vir ai, vai vendo.

MrDarkness 16 Jan, 2014 22:26 0

Acho que o maior problema do Greenlight é que ele basicamente uma guerra de popularidade :/
Jogos populares, mesmo que ruins são aprovados e jogos que mereciam muito mais, por num conseguirem ser tão populares podem nunca ser aprovados :(

sophos_nsm 16 Jan, 2014 20:08 0

faça um teste. vá no greenlight procure 100 games aprovados e pergunte se eles não preferiam ter pagado para o game ser avaliado mais rapidamente. uns 99 ou talvez todos vão dizer que preferiam pagar para ter agilidade. e passar logo a vender o game no steam! da maneira que funciona atualmente é de 6 meses a dois anos para ser aprovado, talvez mais, ou talvez nunca seja aprovado independente da qualidade.

eles estão perdendo muito dinheiro nessa história, prejudicando a grande maioria só para beneficiar o no heroes e mais uns dois ou tres games.

sophos_nsm 16 Jan, 2014 20:01 0

exatamente! se os users acharem ruim eles que paguem pela avaliação do game. é um preço pequeno a ser pago pela manutenção da qualidade da loja!

e tem mais! vc sugeriu ao luchta que enviem demos a valve, isso é irreal! seria uma barreira ainda maior por que sem cobrar a valve nunca vai ter uma equipe grande o suficiente para aprovar os games dentro da demanda. ou seja apenas alguns poucos games seriam avaliados prejudicando o desenvolvedor indie que quer que seu game seja avaliado apenas para favorecer uma meia duzia de games que não cobram nada. ora os que não cobram nada peçam vaquinhas aos que baixam igual a muitos fazem no kickstarter e se os usuários forem tão fdp que não doem nada então que passem a cobrar ou apenas disponibilizem seu game via mediafire ou outro lugar.

joao2345 16 Jan, 2014 19:52 1

Luchta escreveu:Espero que a Valve saiba o que está fazendo o Greenlight é um sistema muito falho, tem péssimos jogos lá, e o pior é que muitos são aprovados. Tem muito jogo ruim entrando no sistema, muito F2P genérico (que eu odeio, em todo caso o foco são os pequenos desenvolvedores) e muitos fakes também.

Gabe Newell a tempos quer sunstituir esse sistema por um que de maior chance de colocar seus jogos no sistema, isso é bom por um lado, assim quem tiver menos marketing tem chance de entrar também. Por outro lado isso pode virar uma App Store da vida, com jogos ruins, ou nem acabados, programas e até jogos criados com o intuito de roubar dados das pessoas, e por ai vai...

se o problema são os jogos fakes é muito simples de resolver
todo desenvolvedor tem que provar que seu jogo é real enviando uma demo do jogo para a valve depois disso ele pode ser inscrito no greenlight e quanto a jogos f2p genéricos qual o problema?ninguém é obrigado a jogar
não é flood

joao2345 16 Jan, 2014 19:47 0

sophos_nsm escreveu:joao2345 que o users façam uma vaquinha num kickstareter da vida ou simplesmente que o jogo seja distribuido fora do steam.

o cara ta gastando o tempo dele fazendo um jogo sem cobrar nada e não pode colocar o jogo dele onde mais pessoas teriam acesso?

sophos_nsm 16 Jan, 2014 19:43 0

tudo que sei é que o modelo do greenlight é ruim para os pequenos devs.
é um desperdicio de tempo, energia e recursos.
inclusive já vi gente queimando a melhor ficha de todas (um gameplay pewdiepew) para entrar pelo greenlight. Se o game já estivesse no steam o gameplay do pewdiepew (e outros youtubers) gerariam milhares de vendas.

com o modelo atual ao inves das campanhas (gameplays, entrevistas, nociticas, etc) gerararem vendas geram a porcaria de alguns votos.

juniorthrash 16 Jan, 2014 19:41 1

Acho que será um erro tirar os jogos indie, sempre aparecem coisas legais e deve ser mantido!

sophos_nsm 16 Jan, 2014 19:36 0

joao2345 que o users façam uma vaquinha num kickstareter da vida ou simplesmente que o jogo seja distribuido fora do steam.

israelg1 16 Jan, 2014 18:59 0

sei la acho que deveria fazer na steam tipo algo novo onde vc vai procurar ve só os indies , e tipo qualquer indie ser possivel vender na steam , é tipo um site de venda virtual só pra jogos indies separada da steam normal mas ainda sim sendo a mesma conta steam, sendo só algo pra qualquer desenvolvedor que quiser

Luchta 16 Jan, 2014 18:32 0

Espero que a Valve saiba o que está fazendo o Greenlight é um sistema muito falho, tem péssimos jogos lá, e o pior é que muitos são aprovados. Tem muito jogo ruim entrando no sistema, muito F2P genérico (que eu odeio, em todo caso o foco são os pequenos desenvolvedores) e muitos fakes também.

Gabe Newell a tempos quer sunstituir esse sistema por um que de maior chance de colocar seus jogos no sistema, isso é bom por um lado, assim quem tiver menos marketing tem chance de entrar também. Por outro lado isso pode virar uma App Store da vida, com jogos ruins, ou nem acabados, programas e até jogos criados com o intuito de roubar dados das pessoas, e por ai vai...

joao2345 16 Jan, 2014 18:31 -1

sophos_nsm escreveu:tenho uma solução melhor que o greenlight.
todo pequeno desenvolvedor paga uma pequena taxa ao steam para ser avaliado (digamos mil a cinco mil dolares).
Esse dinheiro seria usados pelo steam para pagar uma equipe de avaliação no exato tamanho da demanda. Ao final uma equipa de 3 a 5 avaliadores daria sua nota ao programa e diria se entrará na loja ou não.
assim os games ruins nem tentariam entrar pq seria perder dinheiro e os games bons não precisariam fazer campanhas imensas para entrar, usariam a energia já para vender o game.

Mas os pequenos desenvolvedores que não tem mil dolares? primeiro q se vc nao tem mil dolares para se submeter deveria pensar em distribuir o game de graça, ou entrar em vaquinhas virtuais no estilo kickstarter para se financiar. quem sabe até conseguir um patrocinio de um bem feitor. Ate valeria lançar plataformas exclusivas para isso onde o publico apostaria nos melhres.

e os jogos que são grátis como o no heroes?

Notícias