Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como descobrir se alguém está usando sua rede Wi-Fi

Visualizar o uso em seu computador através de uma conexão de internet sem fio é bastante simples de ser feito. Com um pouco de esforço, pode-se ver os computadores conectados à sua rede sem fio e também ver o histórico de navegação na internet. Isso pode ser importante para verificar o que os seus filhos estão vendo na internet ou quais computadores estão usando a conexão sem fio sem autorização.

Visualizar computadores conectados à sua rede

Se suspeitar que alguém está usufruindo da sua conexão sem fio sem o seu consentimento, existem várias maneiras que se pode confirmar. O método é verificar os endereços IP conectados ao roteador. Para fazer isso, clique no menu "Iniciar" e selecione "Executar". Digite "cmd" na caixa de texto e pressione "Enter". Uma vez que uma nova janela surja, digite "ipconfig" e pressione "Enter" novamente. Isso irá mostrar a lista de endereços IP usados em seu roteador.

Pode-se contar o número de endereços IP listados em comparação com o número de computadores que devem estar conectados ao roteador para determinar se existem computadores extras. Você também pode ver os endereços MAC (endereços de controle de acesso à mídia), de todos os computadores conectados à sua rede. Para fazer isso, abra o menu "Iniciar" e selecione "Executar". Na caixa seguinte, digite "cmd" e pressione "Enter". Depois que a nova janela abrir, digite "ipconfig/all" e pressione "Enter". Na janela, a coluna chamada "endereço físico" é o mostra o endereço MAC.

Verificar os logs do seu firewall pode também ajudar a ver se pessoas estão invadindo sua conexão de internet. Para verificar, abra o seu programa de firewall e procure os logs. Ao verificar os logs, verifique se há alguma atividade incomum acontecendo. Às vezes, pode-se encontrar um determinado endereço IP tentando repetidamente acessar a conexão.

Verificar o histórico do navegador

Verificar o seu histórico do navegador exibe quais sites foram visitados no seu computador ou, com as ferramentas apropriadas, qualquer computador na sua rede. Para verificar o histórico do navegador no Mozilla Firefox, abra o Firefox e selecione o menu de histórico da barra de menus na parte superior do navegador. Ao abrir o menu de histórico, clique em "Mostrar todo o histórico" para ver todos os sites acessados no computador. Você também pode usar o atalho Ctrl + Alt + H. Com o Internet Explorer, pressione Ctrl + H para abrir o histórico. Para o IE 7, clique no icone com formato de estrela na parte superior esquerda, ou para o for IE 6 ou anterior, clique no icone que lembra um relógio com uma seta.

Alguns roteadores possuem a opção de registrar todas as atividades de todos os computadores em rede. Ao registrar a atividade, pode-se monitorar o uso de outros computadores. Roteadores Linksys são conhecidos por ter esta configuração. Para verificar, abra as configurações administrativas do seu roteador e procure as configurações de log. A maioria dos roteadores é configurada para ter um endereço residencial de 192.168.1.1, a não ser que tenha sido alterado por si mesmo ou outro administrador.

Software de terceiros

Existem diversos softwares de terceiros para download disponíveis para verificar o histórico de navegação e também quem está acessando a conexão à internet. Por exemplo, o Enhanced History Viewer é um plugin para o Firefox que exibe o histórico de informações detalhado. O IE History View para o Internet Explorer funciona de uma forma similar. O Advanced Port Scanner irá permitir ver todas as portas conectadas ao roteador.

Fonte: Ehow

Comentários

13 Nov, 2013 - 11:04

Comentários

buiusemluxo 17 Nov, 2013 17:51 0

eu uso o wireless network watcher e funciona muito bem e nao precisa instalar

animecave 16 Nov, 2013 15:18 0

eu nem me preocuopo com isso
eu deixo meu wife sem senha
quem quiser usar pode usar
xD

Viniciusvlc 14 Nov, 2013 20:34 0

Orlandogalo escreveu:Amigos,
Como faz para bloquear as pessoas que roubam o nosso wifi mesmo com senha.


Pode usar filtro por Mac Adress(Mac Filter), mesmo se a pessoa tiver a senha não poderá ter acesso pois o roteador só aceitará endereço Mac autorizado salvo nele

williamTec 14 Nov, 2013 18:32 0

mais facil ainda... entra no seu router e confere a lista de clientes DHCP
conectados..

gregandrade7 14 Nov, 2013 15:25 0

Só uma correção, para ver o históricos dos sites visitados é Ctrl+Shift+H

macckart2 14 Nov, 2013 15:11 0

Orlandogalo escreveu:Amigos,
Como faz para bloquear as pessoas que roubam o nosso wifi mesmo com senha.


Limita a banda....

reserva 1 ip pra vc e limita o restante.. no youtube ensina a fazer é facil...

Orlandogalo 14 Nov, 2013 11:12 0

Amigos,
Como faz para bloquear as pessoas que roubam o nosso wifi mesmo com senha.

reiner9 14 Nov, 2013 10:41 0

download de WNetWatcher... resolve tudo muito mais fácil

silviola 13 Nov, 2013 21:18 0

nanananana... tudo errado...

ipconfig serve, dentre outras coisas, para descobrir seu IP e o IP do seu Gateway.

E é ele ( gateway ) que tem a informação sobre as conexões.

Neste caso, o comando ipconfig vai fornecer o IP do dispositivo que lhe forneceu o endereço por DHCP, geralmente o IP do Roteador.

Para saber se tem mais gente usando seu Wi-Fi, uma das maneiras mais simples é entrar nele pelo navegador ( utilizando o IP do gateway fornecido pelo ipconfig ).

Porém para entrar é preciso geralmente uma senha de acesso ( que não tem haver com a criptografia da rede ).

Já dentro do Wi-Fi, procure por DHCP Leases.

As Leases vão conter os endereços IPs que o roteador distribuiu ( geralmente com tempo de vida de 1hora ).

Daí sim, será possível verificar então, na última hora quantos dispositivos conectaram, dependendo do firmware do roteador, até o nome do dispositivo na rede é possível identificar, mas isso irá variar de acordo com o modelo.

Battleface 13 Nov, 2013 19:15 0

só entrar na página do roteador e ver se tem algum dispositivo que não deveria conectado

Adolfok3 13 Nov, 2013 12:55 14

Rael_MK escreveu:http://www.besteilol.com.br/wp-content/uploads/2012/09/roubando-wifi.png



Só pra ganhar like Rael? é isso mesmo ?

macckart2 13 Nov, 2013 12:06 -4

vishi mano minha casa ta parecendo lan house, tem uns primos morando em casa (perderam a casa no interior de são paulo, ai vem morar com os primos "ricos" da cidade grande) então quando eu abro o DHCP lá é normal ver mais de 12 aparelhos ligado na rede...

2 PS3, 1 Xbox 360
3 notebooks
1 PC (eu)
e 8 celulares...

isso quando não tem nenhuma visita em casa... porque ai vem os parente de longe, para passar o fds, ai são mais 2 notebooks, + 4 celulares