Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Coluna: o extremismo ao encarar notas de análises

*Nota: Mesmo esta coluna sendo uma espécie de desabafo de Paulo Guilherme, redator do Baixaki Jogos, na qual ele relata o extremismo dos gamers ao se deparar com as avaliações feitas pelo site, achei o conteúdo muito abrangente e expressa bem a situação que estamos presenciando no mundo gamer e importante para que todos reflitam sobre isso.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Quando o sistema de notas foi criado, nos primórdios dos sites de internet, gamers costumavam levar os valores das análises a sério. Mas hoje, a situação é bem diferente: o que era para servir de referência de qualidade para os leitores tornou-se apenas uma desculpa para discussões.

Não é nada difícil encontrar exemplos disso. Quase todas as análises do BJ contam com comentários reclamando da falta de profissionalismo de quem analisou o game, já que "o jogo merecia uma nota melhor". E, é claro, o número de reclamações aumenta exponencialmente se o título for muito aguardado.

De 0 a 10 para 6 a 10

A evolução da internet e dos próprios jogos, a meu ver, tornou a todos muito mais exigentes. Antigamente, as notas seguiam uma escala linear, onde o valor representava com fidelidade a qualidade do título; agora, os gamers veem os números da seguinte forma:

&rt; Até 6: pior jogo do mundo, podia levar um zero que não faria diferença;

&rt; 7: jogo horrível;

&rt; 8: jogo médio;

&rt; 9: jogo bom;

&rt; 9.5: únicos games que realmente valem a pena jogar;

&rt; 10: a nota que todos os títulos de franquias famosas deveriam receber, de acordo com os fanboys.


Pode até parecer exagero, mas fica a pergunta: se você visse um título que pareceu interessante, mas que tinha uma análise entre 6 e 7, você compraria ele? Provavelmente não.

Fanboys vs profissionalismo

Sou fã declarado da série Zelda desde que tenho lembrança. Mas quando Skyward Sword foi lançado, sofri de um forte conflito interno. Isso porque meu lado fanboy realmente ficou feliz com a nota da avaliação, enquanto minha parte racional pensava que o novo título merecia menos, por culpa de sua repetitividade.



Digo isso para deixar claro que entendo bem como é querer defender uma franquia com unhas e dentes; ao mesmo tempo, tento lembrar aos fanáticos que às vezes é importante desligar o "modo fanboy". Do contrário, suas reclamações tendem ao ridículo.

Um bom exemplo dessa situação está na nossa avaliação de God of War 3. Não importa de que forma você veja, 97 é uma nota ótima. Mesmo assim, fanboys atacaram o valor de forma completamente indignada, dizendo que não somos profissionais por não dar um escore perfeito ao título.

Imagem

Mas o fato é que, caso ele recebesse um 100, aí sim estaríamos deixando de ser profissionais: por melhor que fosse, o título tinha falhas, como a falta de inovação e uma série de pequenos problemas. Apenas isso já é suficiente para que, de acordo com nossos critérios de avaliação, o game não mereça uma pontuação perfeita.

Sem futuro para as notas?

É triste ver que o sistema de notas foi corrompido, não pelos avaliadores, mas pelos próprios gamers, com seu extremismo. Talvez a única solução seja dar um fim completo aos valores. Assim, quem sabe, os leitores passem a ver os games por qualidades e defeitos, no lugar de simples números. Afinal de contas: é possível quantificar a diversão que os jogos proporcionam?

Fonte: Baixakijogos

Comentários

24 Fev, 2012 - 13:51

Comentários

soqueroeu 26 Fev, 2012 17:41 0

E para apimentar mais ainda a polêmica, fica a hipótese de sites renomados influenciarem totalmente na vendagem dos jogos avaliados. Quem garante que não exista uma certa propinagem por trás das avaliações?

Benih 26 Fev, 2012 02:49 0

"Se você visse um título que pareceu interessante, mas que tinha uma análise entre 6 e 7, você compraria ele?"

Se parece interessante ou é uma franquia que eu gosto eu compraria, com toda a certeza.

GabryelBarros 25 Fev, 2012 13:19 0

Falou e disse. Concordo completamente com o que foi abordado no texto. A verdade é que não existem mais gamers como antigamente.

Olimpio 25 Fev, 2012 10:21 1

Rodymf bionic comando foi msm um grande jogo, fiquei triste quando soube q os estudios grim (estudio responsavel pela criãçao deste novo titulo bionic comando) fechou as portas, aquele jogo é incrivel, não entendo a baixa popularidade dele, é uma pena mais acho q não teremos mais aventuras com o spencer, triste... T.T.

Rodymf 24 Fev, 2012 19:17 1

Se eu fosse me ligar em notas tava FUCked! Bionic Comando(2009) tem nota 69 no Metascore e mesmo assim acho ele um jogo ótimo. Uma inovação em meio à um monte de FPS sendo lançados. Já zerei ele umas 10 vezes e e não enjôo, gosto é gosto. Jogue antes de comprar, seja na demo ou a versão genérica se a 1ª não te mostrar muito do jogo, se gostar compre. É assim que eu faço com os meus jogos.

Delutto 24 Fev, 2012 15:57 4

&rt; Até 6: pior jogo do mundo, podia levar um zero que não faria diferença;
&rt; 7: jogo horrível;
&rt; 8: jogo médio;
&rt; 9: jogo bom;
&rt; 9.5: únicos games que realmente valem a pena jogar;
&rt; 10: a nota que todos os títulos de franquias famosas deveriam receber, de acordo com os fanboys.


Essa tabelinha falou TUDO! Hahaha... infelizmente é verdade, pessoal não sabe mais distinguir certas coisas, para fanboys só existe dois extremos: Jogos amados e Jogos odiados, sem meio termo....

WhiteGandalf 24 Fev, 2012 15:50 2

marlonsilva00 disse tudo. Não é só olhar um jogo com nota alta e CRER que um jogo é bom, e ACHÁ-LO bom que faz alguma diferença.

Eu pelo menos posso exemplificar isto, visto que God of War é um dos jogos com as maiores notas, mas, na minha opinião pessoal, é um dos jogos mais meia-boca que existe :D

No dia em que o sistema de notas deixar de ser números, e passar a ser PRÓS-E-CONTRAS, e os fanboys largarem mão de ******** e jogar um jogo pela diversão do mesmo (aliada a bons gráficos, as vezes), aí sim creio que a cena gamer vai mudar totalmente, e para melhor :D

Com a tecnologia de hoje, gráficos não podem deixar a desejar. O pior de tudo é que se um game não atinge bons resultados gráficos, o gamer o ignora pois conhece a capacidade de desenvolvimento atual :D

Vamos jogar, e CURTIR o momento :D

Olimpio 24 Fev, 2012 15:16 4

quanta besteira manolo, quem vai ficar olhando nota de jogo em site?, a IGN que é a IGN aceita dinheiro das gigantes do mercado para digamos avaliar melhor estes jogos, e tudo comprado amigo, nao tem pq ficar olhando notas, outra coisa esses jogos são avaliados com criterios gerais, sem peculiaridades, jogos q vão tirar boas notas na maioria das vezes são jogos feitos para o povão... tipo cod, bf2,god of war, se vc gosta dessas porcarias ai q a maioria gosta então pode olhar nota q vc não estará perdendo seu tempo, um grande serviço q costumo utilizar e analise uol no you tube, pq la sim as pessoas são realmente sinceras a falar sobre um jogo tanto sobre suas qualidades e principalmente sobre seus defeitos, e ainda sim gosto cada um tem o seu, nunca vi nota de dead space por ai, nem quero saber, pra mim dead space é 10.

marlonsilva00 24 Fev, 2012 14:28 2

eu não pego jogo por nota,eu jogo primeiro,antes de ir por nota,cada um tem seu gosto,crítico é pago pra expressar o ponto de vista dele...Cada jogo é um estilo diferente,mesmo q seja o mesmo título...

O melhor crítico que há,é o próprio gamer...

marc10 24 Fev, 2012 14:20 6

Infelizmentre o pessoal não le o review, apenas ve as notas.
Eu prefiro ler o review pois ali sim existe argumentos que podem fazer eu me interessar ou não pelo jogo.

Raizen_Heine 24 Fev, 2012 14:18 0

Cara eu até cogito pegar um jogo que tenha nota 6 mas se ele me chamar mesmo a atenção, até porque 6 não é 0. O problema não são os gamers que perderam o respeito pelas notas, foram os "juízes" responsáveis pela nota dos jogos que tiveram uma parcela significativa de culpa, eles são muito meticulosos e exigentes, EX: Você vai la e vê um jogo que é ovacionado pela grande maioria ganhar uma nota 9; 95 ao invés de um 10 mesmo o jogo sendo grandioso, ai você pensa, "pô se esse jogo ganho um 9 imagina como é um jogo que recebeu nota 4; 5; 6", é uma questão de comparação.