Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A interface do Xbox One definitivamente é de uma nova geração



Duas semanas antes do seu lançamento, já podemos ver que a interface do Xbox One é limpa, funcional, ágil e faz algumas coisas que vão agradar a galera dos games. Pelo que vimos, ainda não está perfeito, mas segundo a Microsoft, nós testamos uma versão do Dashboard do console quase 85% pronta. Não é exatamente o que vamos ver nas prateleiras, mas é algo bem próximo.

A demo da interface foi apresentada pra gente pelo Albert Penello, uma figura que vem aparecendo bastante nas mídias sociais como representante da Microsoft ultimamente. Ele é conhecido por ser valente (e também maluco) o bastante para entrar nos fóruns da internet para defender o Xbox One.

Enquanto ele começava a demostração em um apartamento jeitoso alugado pela Microsoft em um bairro bacana de Manhattan, eu comentei sobre a sua recente fama na internet. Ele me contou que hoje consegue entender muito melhor o papel de um político ou de qualquer pessoa cujas palavras sejam amplamente interpretadas. Albert parece responder bem ao feedback dos consumidores, e estava de bom humor quando me mostrou as funcionalidades do novo console.

Uma clara evolução

Grande parte da bagunça da interface foi limada: ligar o Xbox One leva você a uma tela principal que inclui um painel largo com todas as suas últimas atividades. Abaixo da janela principal, que está em destaque, tem quatro outras janelas de games e aplicativos que você usou recentemente. Uma coluna à esquerda de tudo isso mostra exatamente que perfil da Xbox Live está conectado e no comando do console no momento. Uma pilha de três janelas à direita dá atalhos para "Apps selecionados" (já falaremos mais sobre o assunto), a página onde se encontram os jogos e aplicativos daquele usuário, ou seja o que esteja no seu drive de disco. Encostado no canto direito da tela, há três janelas com atalhos promocionais, que devem mostrar conteúdo da Xbox Live, como games, filmes, apps e qualquer coisa de entretenimento que mereça destaque no serviço.


Imagem

Se você passar para à esquerda da tela principal, verá ícones que representam qualquer jogo, app ou show que você "marcou" no seu Dashboard. Se for para a direita, entrará na loja da Microsoft. A loja tem quatro categorias: jogos, filmes, música e apps. E só.

Imagem

Tudo parece muito mais limpo e organizado. O conteúdo é mais fácil de ser encontrado do que na interface caótica do Xbox 360.

O Kinect também tem um grande papel na interface: você pode navegar todo o Dashboard do Xbox One com um controle, mas a Microsoft não se cansa de apresentar as vantagens dos comandos de voz. É só falar, "Xbox, vá para a tela inicial" e você vai para a tela inicial. Diga "Xbox, vá para [nome do jogo]" e o jogo vai começar a rodar. Como muitas vezes você está ocupado com o controle jogando alguma coisa, a voz acaba sendo uma outra forma de se comunicar com o sistema do console. Por exemplo, no meio de uma partida, você pode simplesmente falar "Comece a gravar isso" e o Xbox One irá gravar os últimos 30 segundos da sua sessão sem você precisar entrar em um menu para dar esse comando.

Por enquanto, não vi se gestos com a mão também podem controlar a interface. Não sabemos se há suporte para isso. Mas mesmo que exista essa possibilidade, parece que ninguém prefere usar movimentos físicos. O que é ótimo – todo mundo sabe como aquela cena de Minority Report é uma grande furada.

O controle de voz tem seus altos e baixos: quando o Kinect compreende o que você está falando, navegar pelo Xbox One é rápido e fácil. Eu gravei todo o áudio da demonstração. Aqui está a linha do tempo, em minutos e segundos, da sequência de comandos ditada por Penello. Só assim dá para ter uma ideia como a troca de funções do console é realmente ágil – muito diferente da velocidade travada da interface do Xbox 360:

  1. 17:34 – "Xbox, vá para o Internet Explorer"
  2. 17:39 – "Xbox, vá para a TV"
  3. 17:43 – "Xbox, vá para as músicas"
  4. 17:48 – "Xbox, vá para a TV"


Em cada momento, o comando de voz entendia o que Penello falava na primeira tentativa e o sistema carregava aquela funcionalidade rapidamente. Ele então mandava outro comando, e outro comando. Aos 18:02 da minha gravação, enquanto a TV rolava ao fundo, o Albert falou, "Xbox, vá para o Forza Motorsport 5″. E lá estava ele de volta três segundos depois ao jogo, já pausado, esperando exatamente de onde tínhamos parado.

A parte ruim dos comandos de voz é que nem sempre ele reconhece a sua voz. De vez em quando, durante os 45 minutos de demonstração, o Albert teve que repetir os comandos algumas vezes. Quando eu tentei dar ordens ao Xbox em um tom de conversa, não funcionou muito bem. Penello acabou culpando a acústica da sala, dizendo que estávamos em uma sala enorme de um duplex com bastante espaço. Disse que o mesmo volume de voz que eu tentei usar funciona direitinho na casa dele.

Sempre tentando agradar, a Microsoft deixou o Internet Explorer do console pronto para abrir na página do Kotaku US. De lá, mudamos de site. Penello disse, "Vá para o New York Times", que é um nome relativamente simples. Eu tentei voltar para o Kotaku e falei em voz alta o estranho nome do nosso site. Não funcionou. O próprio Penello então tentou dar o comando de voz usando uma dicção exemplar. E aí funcionou.

Acredito que aqueles que se sentem confortáveis usando comandos de voz, ou que têm uma voz boa para isso, com certeza vai aproveitar muito essa nova funcionalidade do Xbox One. Se sua dicção não for muito boa, talvez fique complicado. Vale lembrar que testamos apenas os comandos de voz em inglês. Não sabemos como isso deve funcionar para outras línguas.

Já as funcionalidades ligadas à TV são… decentes: ainda não ficou claro se o Xbox One poderá dar relevância à televisão tradicional em uma época de DVRs e Netflix, mas pelo menos procurar o que assistir agora é um pouco mais fácil. Na América do Norte e alguns países da Europa, o Guia Xbox One é um sistema que lista toda a programação da TV a cabo conectada no seu console, mas com mais ferramentas e processamento do que uma caixa de transmissão comum.


Imagem

Os usuários podem ajustar o guia de acordo com o seu provedor de TV a cabo, além de navegar por meio de voz e do controle, e até mesmo personalizar o conteúdo favorito em diferentes canais e serviços de stream. O comando de voz aqui funciona perguntando, "Xbox, o que está passando [nome do canal]", aí o console mostraria toda a programação. Se quiser assistir, é só dizer "vá para [nome do canal]" e o Kinect então manda um sinal infravermelho que muda o canal no seu transmissor da TV a cabo.

A forma com que o Xbox One se conecta com o transmissor é um tanto limitada. O sinal do vídeo só está passando pelo console. Ele consegue clonar algumas funções básicas de um controle remoto comum, o que essencialmente se traduz em poder aumentar e diminuir o volume, usar fast-forward em programas já gravados no DVR, e o que mais puder ser feito com um controle remoto univeral. Mas a máquina não sabe exatamente o que está passando na sua TV a cabo. Se você mudar de canal usando o controle da TV, o Guia Xbox One não vai nem ficar sabendo. Teoricamente, a Microsoft poderia fazer acordos com grandes provedores de TV a cabo para criar aplicativos específicos e sofisticados para o console, mas nada disso vai rolar no lançamento.

O Xbox One é muito bom em fazer várias tarefas ao mesmo tempo: na minha opinião, essa é a grande e melhor sacada da nova plataforma da Microsoft. Normalmente, consoles caseiros só conseguem fazer uma coisa por vez. Com a nova geração, começando desde o Wii U, agora é possível pausar a jogatina e, digamos, dar uma olhadinha nas mensagens pessoais, ou ver o que está rolando no fórum do game, e assim por diante – tudo isso sem sair do jogo.

Parece que o Xbox One foi criado para aguentar divisão de telas e multi-funções sem engasgar. A ideia é simples. Enquanto você faz um parada aqui, pode fazer outra ali. Uma delas pode ser jogar um game, ou assistir algum conteúdo online ou na TV, sendo que neste último caso só funciona se a sua TV a cabo esteja conectada à entrada HDMI do console. Enquanto a função principal estiver rolando, você pode dizer

A ideia é simples. Enquanto você faz um parada aqui, pode fazer outra ali. Uma delas pode ser jogar um game, ou assistir a algum conteúdo online ou na TV, sendo que neste último caso só funciona se a sua TV a cabo esteja conectada à entrada HDMI do console. Enquanto a função principal estiver rolando, você pode dizer, "Xbox, selecione [nome do app]", e aí aparecerá uma coluna à direita da sua TV com esse aplicativo. Muitas coisas podem ocupar essa janela lateral: Skype, TV e mais um monte de funções. Isso significa que você pode curtir um game enquanto vê o seu programa de TV favorito na mesma tela. Ou talvez esteja jogando e conversando no Skype ao mesmo tempo. Alguns apps, inclusive, podem funcionar na tela cheia a partir dessa "seleção" na janela lateral.


Imagem

Outros aplicativos, como o feed de atividades recentes dos seus amigos na Xbox Live, só funcionam como uma dessa colunas selecionáveis. Com esse app, você vê que jogos ou programas os seus amigos estão usando. A ideia é que essa funcionalidade rode até mesmo quando você estiver vendo TV ou só dando um rolê pelo catálogo da Live. Estranhamente, no lançamento, o Xbox One não poderá desligar o áudio de um aplicativo para favorecer outro; então, se você estiver jogando e assistindo TV, vai ouvir o som dos dois simultaneamente. Penello admitiu que isso não é ideal, e que a Microsoft está avaliando ferramentas para controle de áudio dessas funcionalidades.

De forma geral, qualquer jogo + app podem funcionar paralelamente na tela. Os games parecem rodar em um sistema operacional separadamente, então a performance dos apps não prejudica a dos jogos. É possível ficar trocando de aplicativo "selecionado" enquanto um game está rolando também.

Vale notar que os comandos de voz vão afetar apenas os elementos da tela que estão em evidência. Então, se você estiver jogando algumas coisa, não poderá comandar o aplicativo paralelo até use o comando "Xbox, troque".


Imagem

Detalhes adicionais

  1. Semana passada, ouvimos rumores de que a interface do Xbox One estava com problemas nos bate-papos em grupo, o que resultava em pessoas caindo da conversa quando começam a jogar, além de também de não conseguir rodar alguns apps ao mesmo tempo. Penello disse: "Dei uma testada [nesses apps] e o status dessas funcionalidades é o mesmo de outros pequenos problemas: estamos trabalhando para consertá-los. Mas não fico especialmente preocupado com isso. Usei o bate-papo em grupo em casa esses dias, joguei Killer Instinct online também".


  1. Não posso dizer que nessa demonstração chegamos a testar os limites do consoles – não estávamos usando combinações muito criativas de apps e games. Mas o que testamos, rodou muito bem. A única vez que o sistema travou foi quando tentamos atualizar um aplicativo. Desligar e ligar o Xbox One resolveu o problema. Já que o sistema ainda está na fase beta, isso não é lá o fim do mundo. Parece que as grandes funcionalidades do console rodam numa boa.


  1. O Xbox One sempre está gravando os últimos 30 segundos de jogo, Albert avisou. Em qualquer momento, você pode dizer, "Xbox, comece a gravar", e ele vai salvar o último meio minuto. Tecnicamente, essa funcionalidade se chama Game DVR.


  1. Um aplicativo chamado Upload Studio permite que você edite os clipes de gameplay que você capturou, além de poder adicionar narração ou até gravar mais vídeos de comentário usando a câmera do Kinect. O Penello disse que a Microsoft deve usar softwares e monitoramento pessoal para analisar se há conteúdo sensível em cada vídeo antes dele ser publicado. No entanto, não soube informar quanto tempo toma esse processo. Qualquer vídeo publicado pode ser compartilhado no Xbox Live diretamente no console ou usando o Smartglass em um smartphone ou tablet. A Microsoft deve liberar o compartilhamento no Facebook e outras redes sociais em breve, mas não no lançamento.


Imagem

  1. Não há mais propagandas de terceiros na interface do Xbox One. As três janelas promocionais no canto direito só promovem filmes, apps, shows e música que estejam disponíveis para Xbox One ou Xbox Live, mas não há espaço para publicidade de conteúdos externos – pelo menos não no lançamento, segundo Penello. As propagandas só aparecem em níveis mais específicos da loja digital do Xbox One.


Imagem

  1. O sistema operacional não só dá suporte para selecionar games, apps e shows na janela lateral, mas também outros conteúdos dentro de um app. Isso significa que você poderá selecionar um álbum específico do Xbox Music, por exemplo. Perguntei se um game poderia ter a mesma funcionalidade, e o jogador poderia então selecionar só o modo multiplayer ou a campanha de jogo isoladamente. Em teoria, isso é possível, segundo Penello.


  1. O Kinect pode reconhecer múltiplos usuários automaticamente através do reconhecimento facial de quem estiver na frente do sensor, o que é um truque que o Kinect atual também pode fazer. A diferença é que o novo sistema também reconhece quem está com o controle na mão e identifica essa pessoa como o usuário principal. Se várias pessoas estão segurando controles, o Xbox One irá dar prioridade para quem ele reconhecer primeiro.


Imagem

  1. A versão do Xbox One do Skype também pode se comunicar com outros clientes do software, seja em um computador ou plataforma móvel. O Kinect consegue te seguir enquanto se movimenta na frente da câmera no meio de uma conversa em vídeo no Skype sem ter que se mexer fisicamente.


  1. O console também se conecta ao SkyDrive, um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem. Os usuários podem usar 7 GB gratuitamente, compartilhando arquivos com outros donos de Xbox One por aí. É possível também transcodificar vídeos guardados no SkyDrive para assisti-los diretamente na sua TV.


  1. O console pode receber e apresentar vídeos e música via stream localizados em um computador com Windows. O sistema funciona através do serviço Play To criado pela Microsoft. Qualquer arquivo que seja compatível com o Xbox Music e Xbox Vídeo tem suporte no XOne, incluindo .wmv, .wma, .mp3 e presumivelmente qualquer formato que esteja nesta lista aqui.


  1. Como já mencionei, você também pode navegar a versão do Xbox One do Internet Explorer por voz. Além de dar nome para páginas e esperar que o Kinect reconheça as palavras que saem da sua boca, o sistema também tenta catalogar todos os links da página para que sejam ativados por voz. Essa função, segundo Penello, ainda está sendo aprimorada e páginas com muitos links podem não abrir. Durante a demo, entramos no Kotaku US e decidimos ler um post. Para isso, Penello disse, "Xbox, selecione e clique em ‘Behold, Internet Explorer e a Magical Girl Anime‘". O console não tinha muito certeza do que queríamos, então enumerou dois itens na página, sendo que um deles era justamente o link para o texto que queríamos ler. O Albert disso "número dois" e o post então abriu. Para ver toda a página, ele teve que usar o controle para descer o texto.


OBS.: Vale lembrar que algumas dessas funções só estão disponíveis para quem assina a Xbox Live Gold. De acordo com a Microsoft, Skype, Game DVR e Internet Explorer precisam dessa assinatura. A companhia avisa que o Guia Xbox One, exclusivo para algumas regiões do mundo por enquanto, também necessita de assinatura, apesar de "algumas funcionalidades" não especificadas não funcionarem apenas para quem é Gold. Pedimos esclarecimentos à Microsoft sobre o assunto e retornaremos assim que soubermos de algo. Como sempre foi, jogar online com outros usuários da XBLA também só está liberado para quem assina o serviço.

O Xbox One vai ser lançado dia 22 de novembro em alguns países, incluindo o Brasil. Teremos mais informações sobre o console de próxima geração em breve.

Fonte: Kotaku

Comentários

09 Nov, 2013 - 11:20

Comentários

zigbiglig 10 Nov, 2013 08:50 1

Parece meu PC com Windows 8!!!

willjay 09 Nov, 2013 23:51 0

Pra mim tá mais pra Xbox 8. rsrsrs
Não tem como negar a semelhança com o Windows.
Agora usar o Xone para emular um controle remoto é top demais.

GalaxyDev 09 Nov, 2013 23:22 1

Posso estar ficando louco mas eu achei a interface do Xone um pouco parecida com a do Windows 8

Conduct 09 Nov, 2013 17:13 1

Não vi muita diferença da interface do XBO para o X360. São muito parecidas.

lucasfranca 09 Nov, 2013 11:28 5

nem parece com o windowns 8 nadinha

Notícias