Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

As mídias estragavam mesmo seu console?

O assunto sempre foi muito discutido por essas bandas, afinal, o Brasil é um dos países que mais console produtos piratas no universo. Nos tempos de PS2 foi o auge, onde existiam verdadeiros fóruns que discutiam qual a melhor mídia a ser usada. Existiam os defensores da prensadas (feitas em grandes máquinas), outros das famosas mídias Ridata roxas, quando gravadas em baixa velocidade.

O conjunto canhão e lente é diretamente afetado por mídias de baixa qualidade


Até onde uma mídia pode danificar um leitor?

Uma coisa é certa: qualquer produto eletrônico tem um tempo de vida útil. Esse tempo vária de acordo com vários fatores, e um deles é a quantidade e repetição do uso. Como o leitor se movimenta para esquerda e direita o tempo todo, lendo diferentes "trilhas" em um CD (seja ele um DVD ou BD), quanto mais movimentos fizer, mais rápido seria seu desgaste.


ImagemCena ainda é comum em algumas cidades, mas vem diminuindo bastante


Isso é um fato e não há discussão. Portanto a primeira questão é: mesmo o leitor trabalhando sem contato com a mídia, se ela estiver riscada, marcada, torta ou tenha sido gravada em alta velocidade, pode sim acelerar o desgaste do leitor.

Por que mídias gravadas em altas velocidades danificam o leitor?


ImagemAs mídias da Ridata eram famosas no auge da pirataria do PS2. De cor roxa eram consideradas as melhores.


O motivo mais simples de se explicar é que os gravadores mais antigos, quanto mais rapidamente efetuavam as gravações, mais erros cometiam. Com erros gravados na mídia, as trilhas de gravação ficam desalinhadas e o leitor precisa repetir várias vezes as leituras para dar sequência no processamento dos dados.

Mídias gravadas eram melhores que as prensadas?

Dificilmente. O processo de fabricação das mídias prensadas (como eram chamadas aqueles games gravados em grandes prensas, daí o nome) era precário e sem nenhum controle de qualidade. A prensa juntava o disco plástico com uma fina camada que continha a "imagem" do conteúdo original, colando as duas partes.


Imagem

Pouco tempo depois bolhas apareciam, até que o descolamento dividia o jogo em dois. As bolhas e a má qualidade do material usado fazia o leitor trabalhar mais, acelerando ainda mais o desgaste.

Por tal motivo, uma mídia gravada era supostamente melhor que uma prensada, desde que é claro fosse respeitada a velocidade de gravação e que os equipamentos usados fossem de qualidade. Uma mídia de baixa qualidade só aceita gravação em velocidades acima de 4X (caso de DVDs) e também acabam descascando com o tempo.


Imagem

Os jogos piratas para PS2

Citei muito o caso do PS2 nesse especial por ter se tratado do último videogame que era realmente facilmente pirateado. Diversos modchips surgiram destravando o aparelho, desde seu primeiro modelo até o mais atual que ainda é vendido. A Sony como resposta parece ter colocado conjuntos de leitora+canhão enfraquecidos nos modelos Slim do console.

ImagemNa imagem último modelo de PS2 lançado no mundo. Mais barato do que nunca, perdeu faixa central em black piano que conferia brilho ao aparelho.


É fácil observar isso pelo grande número de usuário que usavam mídias piratas e que precisavam logo trocar suas leitoras. Com uma lente menos sensível a luz, uma mídia transparente (que era o casado de jogos prensados), praticamente impossibilitavam a leitura. Foi uma forma mecânica de frear o uso de mídias piratas no console. Deu certo? Claro que não, pois os pirateiros passaram a rodar games de discos rígidos USB e Pen Drives, sem precisar usar a leitora.

Hoje em dia

Sei muito bem que a pirataria ainda persiste, mas sem dúvidas o ritmo alucinado da década passada diminuiu. Vender filmes e jogos piratas tornou-se prática costumeira em qualquer lugar – até panificadoras vendiam games de PS2 piratas por aqui. De uma certa maneira a oferta e a procura parecem ter dado um tempo, e o brasileiro passou a dar mais valor as coisas que adquire.


ImagemPara ninguém achar que eles não existem: games piratas para PS3. Alto preço dos BDs e tamanho das mídias enfraqueceu a pirataria física de jogos.


Já escrevi sobre o valor que as coisas piratas possuem: pagasse pouco por elas, mas aproveitasse muito pouco. E digo isso não apenas porque as mídias ruins inutilizavam o game, mas por poder comprar dezenas de jogos, nenhum era aproveitado da maneira devida.

Se for comprar algo, pague o valor justo por ele. Se não puder pagar os 200 reais no lançamento, porque não aguardar um tempo: geralmente em menos de 6 meses o jogo cai para menos de 100 reais. Com certeza com menos jogos o aproveitamento será muito superior.

Fonte: Games/Exorbeo

Comentários

29 Ago, 2013 - 03:06

Comentários

revolt 02 Set, 2013 18:04 1

MAS QUAL É A MELHOR MIDIA PIRATA?

mcdyn 31 Ago, 2013 13:42 1

midias de dvd e cd ainda são bastante uteis principalmente pra quem gosta de backup, como eu, e quem nao tem dinheiro pra comprar hd externo

mas ainda vejo muito camelo por aí vendendo jogo pirata de pc em dvds, pirataria só vai acabar um dia quando a raça humana for exterminada, é fato...kkkk

strambelhado 30 Ago, 2013 21:48 1

bom hoje ue mesmo gravo minhas copias e sempre uso verbatim ou elgin umedisc , ai instalo no HD e já era , bora pra diversão !

rick_gs 30 Ago, 2013 19:41 1

De Limas...midia e tudo igual brother..A empresa que eu trabalho e dona da Verbatim

darkmano 30 Ago, 2013 19:17 1

eu já tenho o meu ps2 a 9 anos e nunca mandei arrumar nada e ainda da firme e forte funcionando já o meu xbox fdp já é outra historia o **** é q eu tenho 2 xbox um desbloqueado e o outro bloqueado mais dai vao perguntar pq eu comprei 2 eu nao comprei os 2 eu comprei 1 o bloqeuado e outro eu ganhei desbloqueado no desbloqueado eu jogo os novos jogos lançamentos pra ve se é bom se for bom eu compro o original entao na pratica eu nao to prejudicando as empresas de jogos mas q ta caro os jogos no brasil ta caro pra caral@#$

zueraluiz 30 Ago, 2013 18:00 1

lichv8# também lembro dos de cor preto, eu tinha uns 11 anos e achava que eram cds melhores, sei lá algo especial kkkkk

iguana3d 30 Ago, 2013 16:48 1

Eu só usava mídia dourada, pagava R$ 13,00 isso em 2006, fui inventar de usar CD roxo perdi 2 leitor em menos de 5 meses, a sorte é que estava na garantia, ainda comprei na Galeria Pajé, ehheuehuehuehehe, aí voltei a usar só as mídias douradas e nunca deu defeito , funciona até hoje, tem um pouco mais de 6 anos, e as minhas midias nunca deram essas bolas de fungos!

DrHost 30 Ago, 2013 14:56 1

Olha este andyazul ?!
Caras,,, mas me vem tanta palavras de baixo calao a cabeça q vcs nao tem ideia.

lichv8 30 Ago, 2013 10:58 1

lembro do ps1 aqueles cd preto '-'

GustavoVS11 30 Ago, 2013 10:48 3

O maior problema é o alto preço dos jogos nos consoles. Na minha opinião, um lançamento de uma grande produtora (EA, Ubi, Act) em disco deveria ser no máximo 100 reais para consoles, e 80 para PC. Na distribuição digital, 80 pros consoles e 60 para PC. Tenho certeza que assim, a pirataria diminuiria MUITO.

sephiroth0 30 Ago, 2013 09:19 1

Mídias prensadas no PS1 eram superiores. Meu console só lê originais ou prensadas, independente da qualidade da mídia gravada.
E as prensadas que tenho tem aí uns 15 anos sem bolhas nem nada.

De Limas 30 Ago, 2013 07:54 2

É so Usar a Midia Verbatine