Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como um jogo de Terror é Projetado

Você já imaginou o porquê daquele jogo de terror conseguir puxar um grito de você? Conseguir te assustar? Conseguir lhe proporcionar momentos de tensão? Pois bem, para fazer os jogadores chegarem à este nível de imersão as produtoras de games tem vários artifícios para tal, sendo algum deles até bem parecidos com os utilizados por filmes pra lá hollywoodianos.

1 - Enredo : O primeiro passo para um jogo de terror que se preze, é evocar coisas típicas do gênero, como por exemplo criaturas sobrenaturais e monstros, coisas que desde quando você era criança já são datadas como coisas que dão medo, mesmo com você crescendo e amadurecendo isso ainda está no seu subconsciente.

2 - Iluminação: Jogos deste gênero usam muito bem o artifício da iluminação, a luz ou falta total dela tem um papel decisivo na trama, por isso que em cenas mais aterrorizantes quase sempre você está na penumbra.

3 - Efeitos Sonoros : Para ajudar os efeitos sonoros que também são tão quão importante entram junto com a ambientação para criar um frenesi na pessoa, as desenvolvedoras nesse quesito capricham e as vezes até o silencio total também é explorado, principalmente nos momentos em que está para acontecer alguma coisa

4 - Ambientação : Outro ponto que é estudado e tem uma atenção especial são os cenários, o locais onde tudo acontecem tendem a ser sinistros, com luzes piscando por exemplo, um exemplo claro disso são jogos da serie Silent Hill, passar por aqueles ambientes na penumbra que quase não se vê nada e que pra ajudar você fica a todo momento escutando coisas chegando até você?

5 - Desenvolvimento Psicológico : Ao planejar o jogo para conseguir de fato provocar medo no jogador, as produtoras visam o desenvolvimento psicológico da pessoal, não joga simplesmente um personagem e diz que ele é psicopata, tem que ter uma explicação e imersão para isso.

5 - Violência : Tripas e sangue são elementos fortes em jogos de terror também

6 - Explorar Eventos : por natureza, existe eventos que sempre são explorados em jogos deste gênero como por exemplo: Ventos estranhos, pessoas possuídas, correntes arrastando, madeiras rangendo, portas e janelas batendo, vultos, objetos caindo do nada e em sua grande maioria são de vidro para assim quebrar e proporcionar um susto maior.

7 - Personagens Frágeis : Os personagens em grande maioria são frágeis, tem medo do que está acontecendo e tem suas preocupações. Voltando ao exemplo e Sillent Hill, você pode ver esses pontos explícitos no protagonista Harry Mason que fica o tempo todo preocupado com Sherry, sua filha, não sabe usar armar direito e etc. Uma das maiorias críticas no jogo Sillent Hill Homecoming em que jogamos com Alex Shepherd que é ex militar, um soldado treinado, você pode dar sequências e combos e isso fez perder um pouco dessa premissa.

Abaixo segue um breve vídeo explicando esses pontos também.



No mais um grande abraço para todos!

SkallTow

Fonte: Tribogamer

Comentários

17 Ago, 2013 - 18:15

Comentários

Skalltow 18 Ago, 2013 10:33 1

E aew amigo, obrigado pela dica. Vou me atentar à isso nos próximos.

Grande abraço pra ti irmão :)

chinobistar 17 Ago, 2013 19:19 1

Gostei muito do artigo. Ganhou meu +1. Só acho que tu deveria tentar cometer menos erros de português no próximo.