Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Dez games para o Sega CD que valem a pena

O periférico do Mega Drive pode não ter sido a melhor das ideias, mas ele teve bons jogos



Toda a vez que nos lembramos do Sega CD, a primeira coisa que vem à mente é "O que a SEGA tinha na cabeça?!" – e isso é tremendamente injusto.

As pessoas se esquecem que o aparelho foi um dos verdadeiros pioneiros a levar os consoles de mesa ao universo dos discos e deixar para trás as sopradas nos cartuchos. A tecnologia ainda era meio nova e primária, é verdade, mas isso só abrilhanta ainda mais a coragem que a empresa teve de dar a cara a tapa e dar um dos primeiros passos em direção ao futuro dos games.

Muitos também lembram-se principalmente dos games em FMV ("Full Motion Video") que permearam a saga do console, mas estes são um caso específico sobre os quais comentarei em outra lista. Nesta aqui vou me focar mesmo em dez títulos que, considero eu e mais um monte de pessoas pela internet, são grandes games e que fazem valer a pena jogar Sega CD ainda hoje.

Vamos aos nomes:


Imagem

"Eternal Champion: Chalenge from the Dark Side"

1995 – SEGA Interactive

A única explicação que posso ter para por que hoje em dia não ouvimos mais falar de "Eternal Champions" é que o título pode ter sido afetado por sair em uma época onde se ouvia coisas como "jogo de luta que presta mesmo é Mortal Kombat ou Street Fighter" – o que era absurdo e desmedido.

Claro, essas duas séries estavam em destaque na época, mas era inegável que existiam outros ótimos jogos naquele tempo e o Mega Drive nos trouxe um deles na forma de "Eternal Champions".

A continuação para o CD veio ainda mais impressionante, com novos personagens, sistema de combos e mil maneiras diferentes de finalizar o inimigo – uma delas, inclusive, fazendo uso de toda a capacidade de armazenamento da nova mídia. Ótimo título de pancadaria.


Imagem

"Snatcher"

1994 - Konami

Um adventure baseado no gênero cyberpunk – isso para os anos 90 era simplesmente imperdível (alguém ai lembra-se de "Shadowrun"?).

Com uma história intensa e animações bem detalhadas, "Snatcher" (que originalmente foi lançado para os PCs) trouxe aos consoles de mesa uma trama sólida, que pode ser jogada e investigada por horas.


Imagem

"Road Rash"

1993 – Eletronic Arts

Se esta série de corrida de motos envenenadas onde o pau comia solto já era perfeita nos 16 bits do Mega Drive, que havia para ser melhorado?

Bem, de fato não há muitos avanços gráficos durante as corridas na versão para Sega CD, a verdadeira diferença neste quesito eram as cenas em FMV que tínhamos no final de cada corrida que depois foram reproduzidas também no 3DO, que ainda fez melhor.

Mas o título merece mesmo estar aqui pelos avanços na mecânica e comandos (maior velocidade, mais frames por segundo, controles mais sensíveis) e pela ótima trilha sonora de punk rock e heavy metal que embalavam as disputas. Uma das melhores versões de "Road Rash" que já jogamos.


Imagem

"Flashback: The Quest for Identity"

1994 – Delphine Software International / U.S. Gold

Hoje, "sandbox" é um conceito amplamente difundido e que esta se tornando uma necessidade em tudo quanto é jogo que vemos. Até a série "Metal Gear" esta partindo para esses horizontes.

Mas no início dos anos 1990, isso era algo praticamente impensável. A linearidade imperava e não deixava muita margem para que o jogador fizesse nada além de seguir em frente. E foi ai que nasceu "Flashback".

O jogo era daqueles em que você tinha que falar com um monte de gente, coletar itens e visitar vários lugares – muitos destes várias vezes seguidas. Essa experiência foi visionária para que chegássemos hoje aos gemes estilo "Hoje não quero fazer missão nenhuma – vou fazer qualquer coisa aleatória por ai".


Imagem

"Lunar: Eternal Blue"

1994 – Studio Alex / Working Designs

Mecânica de jogo que recompensava estratégias inteligentes e bem montadas, gráficos primorosos e destacando-se de praticamente tudo o que conhecíamos até então, personagens carismáticos até o último fio de cabelo azul e trilha sonora digna de CD.

Tem mais uma porção de coisas boas pra se falar de "Lunar: Eternal Blue", mas nem precisa.

Isso tudo só porque eu queria chamar o título de "épico", mas antes quis garantir que não usaria o adjetivo em vão e fiz uma rápida contagem das maiores qualidades do game. Acho que agora dá pra falar com propriedade:

"Lunar: Eternal Blue" é épico. E ponto.


Imagem

"Final Fight CD"

1993 – A-Wave / SEGA

Jogar "Final Fight" nos Arcades era garantia de ficha bem gasta. Jogar o título no SNES anos mais tarde também era bacana, mas a experiência ficava um pouco longe da que tínhamos jogando nas máquinas.

E então veio a SEGA com a versão para o Sega CD. E a emoção dos fliperamas entrou em nossas casas, mas deixando de fora os caras mal-encarados que costumavam frequentar o mesmo fliper que você.

"Final Fight CD" é primoroso em cada detalhe, e ainda acrescenta cenas extras que não tínhamos no Arcade. Ao chamar um amigo pra jogar em casa, o único risco era o de perder a noção da hora e lá vinha nossa mãe "gentilmente" a expulsar todo mundo da sala.


Imagem

Tomcat Alley

1994 – The Code Monkeys / SEGA

De fato, eu disse que não falaria dos games inteiramente baseados em FMV – mas de "Tomcat Alley" eu não fui capaz de escapar.

Embora o conceito tenha sido executado de maneira mais que tímida (o que não foi culpa de ninguém senão das limitações técnicas), este game inovou completamente o gênero de combates aéreos com caças. "After Burner" era demais de tão divertido, mas "Tomcat Alley" fazia você verdadeiramente sentir-se dentro de um caça e descendo mísseis na corcunda de inimigos reais.

A desculpa de que você era somente o operador de armas era ótima para explicar o porque de não controlarmos a trajetória de voo, e realmente o game conseguia ser emocionante e cativante ao mesmo tempo.

Um marco para sua época.


Imagem

"Sonic CD"

1993 – Sonic Team / SEGA

Segundo a opinião de muitos (mas muitos mesmo), estamos agora falando do melhor Sonic 2D já lançado na história.

Também pudera: com capacidade de armazenamento multiplicada diversas vezes e não tentando fazer o que ainda não era possível fazer (leia-se: um game do Sonic completamente em 3D), a fórmula para um grande game estava garantida.

Opções de finais diferentes, sistema de progressão baseado em suas ações, efeitos que simulavam imersão 3D revolucionários para seu tempo e a opção de salvar sua jogatina.

Eu inclusive concordo que este É o melhor Sonic de todos. E dá pra não concordar com isso?


Imagem

"Heart of the Alien"

1994 – Interplay / Virgin Interactive

Quando "Out of this World" foi lançado, muitos tomaram o game como uma verdadeira revolução. Era simplesmente visionário, e fazia de tudo para nos mostrar que a próxima geração dos videogames não estava assim tão longe.

"Heart of the Alien" apenas deu continuidade à este grande game – e fez isso em grande estilo.

As "cinematics" que podemos conferir no game são até hoje tidas como algumas das mais marcantes. A história era realmente boa e a trama nos envolvia a cada hora jogada. Eis aqui um game que verdadeiramente foi até a última vírgula da capacidade que havia em um disco naquela época.


Imagem

"Dark Wizard"

1994 – H.I.C. / SEGA

Finalizo com este grande game de estratégia medieval. Se você é fã de RPG e histórias fantásticas, "Dark Wizard" não pode passar em branco em sua vida.

O game tem uma das mais belas trilhas sonoras que eu tive o prazer de ouvir na vida, boa variedade de unidades distintas e diversidade de estratégias e ainda milhares de cidades para serem visitadas. Além das batalhas propriamente ditas, haviam ainda outras missões que poderiam ser conhecidas visitando-se pontos específicos do mapa. Em meio a cada batalha, uma cena em animê que realmente empolgava para a época.

Enfim, "Dark Wizard"v tinha tudo que um bom game deveria ter – e passou quase que incólume pela história dos games. Lamentável.

Assim como é lamentável que ainda vejamos o Sega CD e seus games apenas como "um erro da SEGA". Deixe o preconceito de lado e procure conhecer mais games do periférico para o Mega Drive. Dentre os players que conheceram na época, a maioria garante: há muitos bons games ali!

Fonte: Pop

Comentários

29 Jul, 2013 - 10:59

Comentários

Letonr 29 Jul, 2013 20:06 2

Cara mátéria sensasional!!!!
eu ainda tenho ele montado com mega2+32X+sega CD e só faltou na minha opnião o eartworm jim que no sega CD é insuperável , com fases ampliadas e uma trilha sonora beirando a perfeição e por sinal o Final fight tbm veio com uma trilha sonora única do console, e muito melhor do que a do arcade.
O mega+32x+segaCD não há console melhor na época, com tanta variedade e qualidade em jogos, PENA QUE A SEGA FEZ A BURRADA DE ABANDONAR O PROJETO E TER LANÇADO O SATURN. não que ele não seja bom mas decepcionou muita gente, eu sou um deles.
Com isso a sega perdeu praticamente em tudo, por ter feito os que gastaram muito para montar os 3 consoles em 1 e ter abandonado quem investiu.

Snatcher 29 Jul, 2013 20:05 1

Realmente uma época de ouro dos jogos, onde o que importava era jogar seja em que console fosse , eu ainda tenho todos esses jogos originais,Dark Wizard foi sem duvida um dos jogos de estrategias bem difíceis e demorados para zerar, mas pra mim Snatcher foi e ainda é um jogo memorável.

kakuseysha 29 Jul, 2013 19:31 1

Lunar: Eternal Blue eu joguei muito para o PS1 mas nunca consegui zerar o jogo. Sempre existia um problema no CD2 ou algum bug no CD1 mesmo, que nunca me deixaram termina-lo. É legal saber que também lançaram ele para o Sega CD.

dangothic 29 Jul, 2013 18:22 1

Lunar Etenal Blue joguei no Sega CD na época e terminei mas pra min o melhor jogo e mais dificil é Dark Wizard jogasso vou joga-lo novamente um dia desses!

SyaoranPoa 29 Jul, 2013 14:14 1

No lugar de Lunar Etrnal Blue eu colocaria o primeiro jogo também. "Lunar Series"

sophos_nsm 29 Jul, 2013 13:54 -1

por sorte alguns desses games ja estão disponiveis em hd (ou não) para pc.

CadastrodeSite 29 Jul, 2013 12:38 1

Eu tinha Eternal Champion tanto para Megadrive quanto pro Sega CD e a versão de Mega drive aparentava ter uma jogabilidade melhor.
-
Até hoje não entendo como esse jogo fracasou no mercado, era muito bom

macckart2 29 Jul, 2013 12:20 1

Tomcat Alley

joguei muito kkkkk era dificil pa kraiu