Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Relembre 8 modelos que marcaram a evolução do mouse

O mouse que você usa hoje em dia é uma tecnologia tão simples e difundida que às vezes passa a impressão de que ele sempre existiu, principalmente para os usuários mais novos. Não dá para imaginar a utilização dos PCs modernos sem o mouse, mas nem sempre foi assim.

Como homenagem a Douglas Engelbart, criador do primeiro mouse da história, que morreu na última terça-feira, 2, o Olhar Digital relembra a evolução deste dispositivo indispensável na transformação da computação em algo acessível a todos

Confira abaixo:

O primeiro mouse (1964)



O primeiro mouse começou a ser desenvolvido ainda em 1964, como uma forma de interação com interfaces da história da computação.

O dispositivo, que lembra um cubo de madeira, tinha apenas um botão utilizava duas rodas perpendiculares para estimar a movimentação e transformá-la em informação para o computador. O aparelho ganhou o nome de mouse por causa do cabo, que lembrava o rabo de um rato.

Engelbart nunca recebeu os royalties de sua invenção, já que a patente foi registrada em nome da empresa onde trabalhava na época, a SRI.

Antes de o produto estar pronto para ser apresentado ao público, já refinado e com três botões, em 1968, no entanto, já havia um mouse no mercado para concorrer. Ele era o ...

Telefunken Rollkugel (1968)

Imagem

Desenvolvido pela empresa alemã Telefunken, ele não recebeu o nome de "mouse", já que a expressão ainda não havia se difundido, mas funcionava da mesma maneira, apesar do formato peculiar.

"Rollkugel", em alemão, significa "bola rolante". Foi o primeiro dispositivo a utilizar uma esfera na parte inferior do periférico para identificar a movimentação, técnica que se popularizaria até os anos 2000, quando os mouses ópticos passaram a dominar.

Xerox Alto (1973)

Imagem

Um dos primeiros computadores desenvolvidos para uso pessoal também inovou ao implantar uma interface gráfica e basear sua utilização no mouse de três botões, baseado no design original da SRI.

Entretanto, o mouse já passava a contar com a esfera que entendia os comandos do usuário, como visto no mouse da Telefunken.

Primeiros mouses ópticos (1982)

Imagem

Dois modelos de mouse óptico surgiram durante o início dos anos 1980, reconhecendo o movimento do dispositivo por meio de luz. Um deles, desenvolvido por Steven Kirsch, da Mouse Systems, usava um LED infravermelho e um sensor com quatro quadrantes para mover o cursor; já o outro, criado por Richard F. Lyon, era vendido pela Xerox e contava com um sensor de luz visível e captura de movimentos, que entendia o movimento de pontos de luz em um campo escuro.

Ambos precisavam de um mousepad especial para funcionar, o que só foi solucionado em 1999, com a Agilent, que ainda utilizava LEDs em seus dispositivos.

Apple Lisa Mouse (1983)

Imagem

O computador Apple Lisa também trouxe uma interface gráfica que se aproveitava do mouse e, apesar de ser um grande fracasso comercial, o mouse em si foi aprovado. Tanto é que foi reaproveitado com o lançamento do bem-sucedido Apple Macintosh, em 1984.

O mouse apostava na tecnologia da esfera para o input de dados no computador.

Primeiro mouse sem fio (1991)

Imagem

Embora o primeiro dispositivo sem fio tivesse sido de fato lançado em 1984 pela Logitech, a tecnologia não havia decolado, já que usava luz infravermelha, semelhante à de um controle remoto para funcionar, o que restringia bastante seu uso.

Em 1991, a própria Logitech conseguiu melhorar sua invenção, lançando o Cordless MouseMan, que utilizava frequências de rádio para se comunicar com o receptor, ligado ao computador, tornando-o mais versátil.

Os primeiros mouses com scroll (1995)

Imagem

Em 1995, a Genius lançou o primeiro mouse com a "rodinha", chamado Genius EasyScroll, com o intuito de facilitar a rolagem de páginas em documentos.

No entanto, a tecnologia só viria a se popularizar em 1996, quando a Microsoft lançou o seu IntelliMouse e passou a incluir o suporte à novidade em aplicativos como o Word e o Internet Explorer.

Primeiro mouse óptico a laser (2004)

Imagem

A Logitech novamente inovou, deixando de lado o defasado LED nos mouses ópticos para adotar o laser em seu modelo MX 1000.

A tecnologia de rastreamento por laser permitia maior precisão do que o LED e é por isso que, provavelmente, neste momento, você está usando um mouse a laser.

Fonte: Olhardigital/Uol

Comentários

06 Jul, 2013 - 15:34

Comentários

Alves_TR 07 Jul, 2013 05:05 2

E aquele primeiro mouse lá vei trem cabuloso ''um pedaço de madeira com uma rolimã embaixo, e um fio que tá mais pra um pedaço de varal''

Marlon018 07 Jul, 2013 03:46 1

Sempre tinha que limpar a bolinha do mouse de bolinha quando ele começava a falhar. Era uma desgraça! XD

RasteirA 07 Jul, 2013 00:54 1

muito interessante! meus colegas tinham a mania de roubar as bolinhas dos mouse da escola, isso ai lá em 2001/2002.... só vim conhecer mouse óptico muuuuito tempo depois em lan houses quando vi a luz vermelha fiquei louco hahahha

lukazse 06 Jul, 2013 19:34 1

saldades do tempo de mause de bolinha e net discada kkkkkkkkk zoa q bom q akela epoka ja foi

gusoli 06 Jul, 2013 17:42 1

Meu primeiro mouse que usei era os de bolinha, os que utilizavam led eram para pessoas bem ricas, não era barato ter um. Eu tenho um mouse da IBM que era de bolinha e ainda funciona não lembro o modelo e eu não achei ele aqui, mas hoje não tem como eu viver sem o scroll e o laser.

needphael 06 Jul, 2013 16:09 1

Ai ai saudade do mouse de rodinha da IBM, que veio no primeiro computador que tivemos aqui em casa um 486 33Mhz, o bichinha era tão bom que funciona até hoje melhor do que muitos mouses ópticos.

A esfera dele é metálica e possui dois botões, sem o scroll, porta PS/2 ele ainda funciona.

Notícias