Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Relembre os principais jogos das Tartarugas Ninjas

As Tartarugas Ninja, ou Teenage Mutant Ninja Turtles - no original em inglês -, foi um popular desenho dos anos 80 e 90 que contava as aventuras de quatro tartarugas mutantes treinadas por um mestre na arte do NinJutsu. Sua popularidade foi imensa na TV, mas os heróis também ganharam muito espaço no mundo dos videogames, emplacando grandes clássicos. Confira a lista de principais jogos baseados na série.



Teenage Mutant Ninja Turtles

Nintendo 8 Bits (1989)


Antes de ser um popular desenho, as Tartarugas Ninja nasceram em histórias em quadrinhos dos anos 80 como uma forma de sátira. Com o incrível sucesso do desenho, surgiu então o primeiro jogo, produzido pela Konami para o Nintendo 8 Bits, baseado ainda nas HQs.

Imagem

Neste título, jogadores escolhem uma das quatro tartarugas: Leonardo, Raphael, Donatello ou Michelangelo, e exploram o mundo, podendo então entrar em bueiros ou prédios que por sua vez iniciam fases de ação em duas dimensões. O título ficou conhecido por sua extrema dificuldade e não ter muito do estilo do desenho.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Arcade Game

Fliperamas (1989) e Nintendo 8 Bits (1990)


Pouco após o jogo ter sido lançado para o NES, surgiu a verdadeira explosão das Tartarugas Ninja nos videogames: a versão para fliperamas. O título impressionou ao apresentar uma extrema fidelidade aos traços e humor do desenho, aliados a uma fórmula clássica beat’em up, que já fazia sucesso desde títulos como Double Dragon.

Imagem

Além de escolher sua tartaruga preferida para jogar, outros três amigos podiam se juntar a você em multiplayer cooperativo, o qual se tornou muito popular nos fliperamas, incentivando jogos semelhantes para quatro jogadores como The Simpsons Arcade Game.

Eventualmente, o Nintendo 8 bits ganhou uma versão desse jogo, que foi chamada de Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game, contando com alguns extras exclusivos.

Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project

Nintendo 8 Bits (1991)


Com o sucesso do fliperama e da versão para NES, o console da Nintendo acabou ganhando um novo e exclusivo capítulo da série. The Manhattan Project seguia o mesmo estilo beat’em up do jogo anterior dos fliperamas com ainda mais conteúdo.

Imagem

No jogo, Manhattan é transformada em uma ilha flutuante pelo arqui-inimigo das tartarugas, o Destruidor, e elas precisam encarar oito níveis repletos com os mais variados inimigos. Além dos clássicos oponentes, como Bebop e Rocksteady, há ainda a presença de inimigos dos filmes, como Tokka e Rahzar.

Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time

Fliperamas (1991) e Super Nintendo (1992)


Com o sucesso da série e o frisson de uma nova geração, as Tartarugas Ninja voltavam aos fliperamas com um novo sucesso. Turtles in Time não reinventava a fórmula nem fazia grandes adições, mas apresentava a refinação definitiva do que havia popularizado os jogos, e com o poder do Super Nintendo foi possível uma conversão mais fiel.

Imagem

As primeiras batalhas das Tartarugas aconteciam ainda em Nova York, mas logo elas acabavam sendo enviadas em viagens no tempo através de vários períodos históricos. Os inimigos misturavam então os tradicionais adversários da série com outros perigos específicos de cada era.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist

Mega Drive (1992)


Por um tempo todo o sucesso dos jogos das Tartarugas Ninja havia ficado exclusivo da Nintendo, mas o Mega Drive conseguiu pegar uma pontinha após o lançamento de Teenage Mutant Ninja Turtles IV.

Imagem

A versão do Mega Drive reutilizava alguns dos gráficos de Turtles in Time, incluindo algumas fases. Porém, tudo apresentado de uma nova perspectiva, com uma história exclusiva, criando um estilo bastante parecido com o jogo do Super Nintendo mas ao mesmo tempo diferente.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters

Super Nintendo, Mega Drive, Nintendo 8 Bits (1993)


Encerrando a participação das Tartarugas Ninja na geração, Tournament Fighters se aventurou por um caminho diferente dos outros títulos. Com a nova tendência dos jogos de luta, impulsionada por Street Fighter 2, os heróis de cascos ganhariam seu próprio game do gênero.

Imagem

Curiosamente, era um jogo de luta bastante competente e já continha elementos que só apareceriam em Street Fighter Alpha: Warrior’s Dreams em 1995, como uma barra para golpes especiais exagerados que às vezes tomavam a tela inteira. Houve ainda uma versão para Nintendo 8 Bits, porém bastante inferior.

Teenage Mutant Ninja Turtles

Nintendo GameCube, Xbox, PlayStation 2 e PC (2003)


Em 2003, a 4Kids Entertainment trouxe uma nova versão animada das Tartarugas Ninja, e uma nova série de jogos foi produzida para acompanhá-la. Rapidamente, jogadores dos títulos clássicos se animaram com a possibilidade de títulos tão bons quanto os antigos. Porém, não foi bem o que aconteceu.

Imagem

Apesar de ainda serem jogos de ação beat’em up, onde as tartarugas saíam batendo em todos que aparecessem pela frente, agora em 3D, eles não captavam bem o espírito dos antigos títulos. Para piorar, a divisão etária dos jogos aumentou, então um jogo feito para crianças e adolescentes nessa época nunca traria uma boa dificuldade como os originais do fliperama.

Teenage Mutant Ninja Turtles 2: Battle for Nexus

PlayStation 2, GameCube, Xbox, PC e GameBoy Advance (2004)


No ano seguinte, veio a sequência Battle for Nexus. O game chegou com menos pressão por parte dos antigos fãs, e consertando alguns dos principais problemas do primeiro jogo - como a falta de multiplayer para quatro pessoas.

Imagem

Apesar disso, vários outros problemas surgiram, como a superficialidade e, claro foco no público infantil. Esses elementos impediram mais uma vez que ele ganhasse alguma simpatia. Uma das melhores adições foi a possibilidade de desbloquear o jogo original dos fliperamas como bônus.

Teenage Mutant Ninja Turtles 3: Mutant Nightmare

PlayStation 2, GameCube, Xbox e Nintendo DS (2005)


Mutant Nightmare, o terceiro título da série, já não tinha muito o que explorar, sendo de longe o pior dos últimos dos três capítulos. Nele também era possível desbloquear um jogo clássico, o Teenage Mutant Ninja Turles 4: Turtles in Time dos fliperamas, mas nem isso o salvou do ostracismo.

Imagem

TMNT

Xbox 360, Nintendo Wii, PlayStation 2, PSP, Nintendo DS, GameCube, GBA e PC (2007)


Seguindo o embalo de um novo filme das Tartarugas Ninja, todo feito em computação gráfica, os direitos dos jogos da franquia mudaram de mãos, da Konami para Ubisoft. O título que acompanhou o filme era competente, mas não empolgava muito e caía nos mesmos problemas dos desenvolvidos pela Konami.

Imagem

Os combates repetitivos e o foco unicamente no público infantil tornavam o jogo muito superficial, apesar de algumas novidades como partes acrobáticas que pareciam tiradas diretamente de Prince of Persia. A versão para Nintendo Wii, a grande novidade da época, também não agradava, com controles de movimento desnecessários.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up

Nintendo Wii e PlayStation 2 (2009)


Passado o embalo dos controles de movimento, as Tartarugas Ninja receberam um joo mais tradicional, um clone de Super Smash Bros. com os personagens do desenho. Muitos se empolgaram, pois havia ex-funcionários do Team Ninja, responsáveis por Dead or Alive, e alguns até que trabalharam no jogo de luta da Nintendo.

Imagem

Porém, Smash-Up acabou decepcionando, falhando em oferecer algum tipo de diferencial relevante em relação a Super Smash Bros., como costuma acontecer com clones do gênero. A escolha de plataformas também acabou prejudicando um pouco a imagem do título no Wii, que o dividiu com o PlayStation 2, da geração passada.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled

Xbox LIVE Arcade e PlayStation Network (2009)


De posse dos direitos das Tartarugas Ninja, a Ubisoft decidiu investir na fórmula já testada. A empresa anunciou então um remake em 3D do clássico Teenage Mutant Ninja Turtles 4: Turtles in Time de 1991 para as redes online do Xbox 360 e PlayStation 3. Ele foi batizado de Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled.

Imagem

Porém, quando finalmente os jogadores pensaram que receberiam exatamente o que queriam, veio a surpresa: o jogo decepcionou, com notas baixas. Acabou que o remake não captou o charme do original, deixando os gráficos um pouco genéricos e a jogabilidade ineficiente. Nem mesmo a adição de multiplayer online salvou o título.

Em 2011 a licença dos direitos da série comprados pela Ubisoft expirou e o jogo teve que ser removido. Quem o comprou ainda pode baixá-lo normalmente, mas ele não está disponível para compra por novos usuários.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows

Quase 25 anos após o primeiro título das Tartarugas Ninja para videogames, uma nova série está sendo exibida no canal Nickelodeon e um novo jogo está sendo produzido para acompanhá-la, com lançamento previsto para 2013 na Xbox LIVE Arcade, PlayStation Network e PC.

Imagem

As Tartarugas Ninja têm tradição de sobra dos anos 80 e 90 para emplacar novos clássicos, mas o histórico da franquia também mostra que os títulos mais recentes andam deixando a desejar. Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows é uma grande incógnita que mais uma vez carrega a esperança de fãs do desenho e dos antigos jogos.

Fonte: Techtudo

Comentários

03 Jun, 2013 - 21:13

Comentários

Tyller 04 Jun, 2013 11:02 1

Rsrs, Joguei muito Teenage Mutant Ninja Turtles: The Arcade Game e finalizei mais de uma vez.

joao2345 04 Jun, 2013 10:10 1

eu joguei Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters
no polystation meu pai proibiu de jogarmos com personagens que mordiam

Solid_Kratos 03 Jun, 2013 22:05 1

Quase chorei, joguei a maioria, minha infância agradece!!!
Valeu Konami!!!

Alucard_X 03 Jun, 2013 21:47 1

Sou muito fã das tartarugas e to muito animado com o Out of the Shadows!

Notícias