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BioShock Infinite - Análise

BioShock Infinite leva o jogador literalmente a outro nível.

BioShock Infinite leva o jogador literalmente à outro nível. Essa aventura nos tira das profundezas de Rapture para nos levar às alturas, em uma cidade flutuante conhecida como Columbia. Essa cidade flutuante é uma enorme construção que se movimenta com estruturas baseadas em hélices, que transporta toneladas de armas, equipamentos de guerra e também guarda grandes segredos. Pois bem, é nesse local, digamos, interessante, que BioShock Infinite vai se desenrolar.

Apesar de nos levar a um local completamente novo, o jogo mostra visuais incríveis, e com certeza é um dos jogos mais bonitos que eu já presenciei. Columbia é uma cidade assustadora, que transmite uma desigualdade social muita grande e está longe de apresentar alguma semelhança entre os dois jogos anteriores. Realmente a equipe de produção se dedicou muito na construção dessa cidade e durante o jogo somos levados a locais extremamente diferentes, onde cada um mostra uma atenção especial aos detalhes.

O jogador entra na pele de Booker DeWitt, um homem falido que trabalhava como detetive e possuí inúmeras dívidas em Columbia. Para saldar seus débitos, DeWitt é gentilmente forçado a resgatar uma garota chamada Elizabeth, desaparecida desde a infância. Sendo assim, nosso protagonista parte em meio uma missão de resgate sem entender muito bem o que está realmente acontecendo, onde suas decisões durante o jogo serão decisivas e irreversíveis.

DeWitt parte em busca de Elizabeth em meio a uma cidade aparentemente calma, mas que guarda grandes mistérios, mas como nosso herói é um detetive, é claro, que ele tem um plano, mas o que ele não imaginava é que tudo não ocorre como ele desejava. Dessa forma, DeWitt não encontra outra saída a não ser usar todo o poder que tem em mãos.




O enredo de BioShock Infinite é realmente imersivo e se desenrola de uma maneira extraordinária. O trabalho realizado em torno de todo o jogo é realmente incrível e os primeiros minutos de jogo deixam claro que estamos perante algo realmente inesquecível. Há muito a ser explorado na cidade de Columbia, seja em seu interior ou exterior. No decorrer da jogatina, vamos adquirindo novas armas, que vão desde simples pistolas a lançadores de granadas. Já os poderes são ganhos ao encontrarmos poções pelo caminho, onde ao consumirmos adquirimos novas habilidades especiais. É possível também comprar munições e melhorias para nossas armas.

Uma das mãos de nosso herói fica restrita aos poderes, deixando a outra mão livre para manusearmos os diversos tipos de armamentos. Dessa forma, só é possível transportar duas armas de cada vez, ao contrário de nossos poderes, que ficam todos a nossa disposição. As armas são bem distintas e variadas, já os poderes serão semelhantes aos dos jogos anteriores.

Quando Elizabeth é encontrada, tudo se transforma. Ela realmente se mostra muito útil dentro do enredo de BioShock Infinite. Além de ser uma peça chave em tudo que acontece ao nosso redor, ela também possuí poderes sobrenaturais que tem a função de nos transportar por diversas dimensões parelelas. Ela pode nos fornecer armas e munições, abrindo portais e as transportando dos mesmos. A Inteligência Artificial de Elizabeth também é bem trabalhada e ela nunca vai ficar exposta durante os combates, fazendo com que não tenhamos a necessidade de nos preocupar com ela, dessa maneira, podemos ficar focados em nosso objetivo.




Uma coisa interessante, é que ao libertarmos Elizabeth podemos notar que tudo a sua volta é novo, é algo que não fazia parte de sua vida antes, e você pode compartilhar esse momento de descobrimento junto dela. É uma sensação tão forte que cria um laço entre nós jogadores, e Elizabeth, um laço tão forte, que ao nos separarmos - por menor que seja o tempo - vamos sentir sua falta. Elizabeth foi mantida em uma torre praticamente desde sua infância, lendo livros e tentado entender seu estranho poder sobrenatural.

Sobre a jogabilidade, podemos dizer que é possível notar uma evolução entre os jogos anteriores. Cada poder se mostra muito útil, quando utilizado no momento certo e a combinação entre armas e poderes deixa os combates muito mais equilibrados e ao mesmo tempo desafiadores. O ritmo de combate é frenético e os inimigos se movem rapidamente e atacam com precisão. A maioria deles possuem ataques básicos, no entanto, outros não vão pegar tão leve e tornar sua vida um caos, principalmente em ambientes fechados.

É digno dizer que BioShock Infinite traz uma nova aposta, um enredo espetacular que leva o jogador para novos ares. Traz uma mecânica de combate equilibrada e uma Inteligência Artificial memorável. Oferece uma combinação de armas e poderes que quando utilizados no momento certo são fatais. Columbia é realmente um local misterioso, rica em detalhes e estruturas que vão impressionar até mesmo os mais exigentes. A inclusão de Elizabeth durante a aventura eleva o gameplay a outro patamar e nos faz pensar ao final de tudo quem realmente é o verdadeiro protagonista em BioShock Infinite.


10/10

Fonte: Brasilgamer

Comentários

30 Mar, 2013 - 12:40

Comentários

undergondor3324 31 Mar, 2013 19:15 2

uma frase "muito bom"

chucky515 31 Mar, 2013 16:14 2

O baixakiJogos também deu nota 10 de 10... vi alguns vídeos e o game ta d+ ... tava jogando já no fim e tive que parar, quando tiver um promoçao do jogo na steam eu compro pra fechar a coleção *-*

Jeff 31 Mar, 2013 14:57 2

Jogos que vão ganhar prêmios são os que inovam de alguma forma, e assim vai ser de agora em diante. Não adianta aprimorar o que já existe.

RickGrimes 31 Mar, 2013 12:18 2

Pqp, esse ano só vai ter jogão. Depois de termos superados o fim do mundo em 2012. parece que 2013 virou o ano dos nerds xD, pq ate os filmes que vão sair esse ano parecem ser ****s.

orzabal 31 Mar, 2013 06:52 2

spaizer

sim consegui resolver

spaizer 30 Mar, 2013 18:53 -2

***************HELP*********HELP********************HELP****
Eu to com um grande problema,meu autosave nao ta funcionando.
Ele travou naquele checkpoint em que os caras atacam eu e a Elisabeth e ela foge assustada pro bondinho,depois me chama de monstro e bla bla bla. Joguei até bastante tempo depois disso,até o momento que chega na Hall of Heroes,ai quando desliguei o video game e voltei a jogar eu tava novamente laaa atras no momento que a Elisabeth me chama de monstro,o autosave simplesmente não ta funcionando,ele aparece no canto da tela dizendo que ta salvando,mas não acontece nada,tem alguém com o mesmo problema e conseguiu resolver?

jocenir123 30 Mar, 2013 15:43 3

Fiquei chatiado por nao ter mais a cena da eutanásia do cavalo :(

XGarbas 30 Mar, 2013 15:19 -2

Corrigindo, eu quis quiser o Season Pass.

No total eu tive aqui 16 horas de jogo. Mas isso porque enrolei explorando (e muito) os lugares para tentar encontrar itens e saber mais da história, além de repetir algumas missões que tinha gostado.

Então no total seria por volta de 14 horas de jogo para você se divertir.

Ressalto que a Inteligencia da Elizabeth é incrível, mas é estranho em alguns pontos pois ela desaparece e reaparece do nada (dá um tom de sobrenatural).

Julgo que embora seja um excelente game, ainda não deve ter mais do que 9,5 em sua nota.

Alguém mais que terminou gostaria de discutir sobre o jogo em PM, ou outro meio de comunicação? Quero saber o quão a historia muda dependendo de suas escolhas (pois parece que não tive muita diferença no roteiro do jogo).

XGarbas 30 Mar, 2013 15:02 -2

Terminei o game. Realmente é uma obra de arte. Mas fiquei com algo na garganta. Senti que faltou algo. Não sei dizer exatamente o que.
O jogo você pode se movimentar e explorar o mapa livremente, mas não tem aquela liberdade de explorar qualquer canto da cidade quando quiser (indo e voltando), o ambiente é bem linear. Não que seja ruim, pois tudo acontece em pró da história.

Só gostaria de saber se o pacote Deluxe traz muitas mudanças. E alguém sabe se tem algum final alternativo?

Pallas 30 Mar, 2013 14:33 2

Não vou ler a análise porque estou jogando ele e não quero spoilers, mas sem dúvida é um dos melhores jogos da geração e vai concorrer ao GOTY (embora eu ache que ele vai ser do GTA V). Seu enredo está muito bom até agora (que segundo alguns fóruns possui 15 horas de duração, tamanho esse que está cada vez mais raro), a física fora da realidade deixou o jogo muito divertido, a jogabilidade está ótima, graficamente ficou muito bonito também, mas enfim, PERFEITO!

spaizer 30 Mar, 2013 14:30 2

To jogando o jogo,pra quem ja zerou,quantas horas de jogo dura pra zerar? O jogo é bom,mas em todo Bioshock eu não consigo jogar por muito tempo,pois tem todo aquele lance de ficar explorando os locais e isso gasta mt tempo e me cansa.
E outra,por mais que o jogo seja otimo,eu duvido que seja perfeito,não zerei ainda pra dar uma nota,mas pelo tanto q ja li,um 9,5 ta de otimo tamanho.

3218 30 Mar, 2013 14:08 2

tivesse sido lançado ano passado era GOTY.

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